segunda-feira, 8 de março de 2021

PRÓ LABORE? ENTENDA E SAIBA COMO CALCULAR A REMUNERAÇÃO DO EMPRESÁRIO

Em muitas organizações vemos um erro muito comum dos donos e sócios de acabar misturando o seu dinheiro com o dinheiro da empresa, ou de não possuir um valor já definido para estarem retirando todo o mês, resultando em retiradas sem controle e perdendo totalmente a gestão das finanças.

Essas atitudes podem agravar a gestão financeira da organização levando a falta de caixa para suas operações e consequentemente o endividamento podendo levar no longo prazo o fechamento da empresa.

Para resolver esse problema um temos um instrumento que é utilizado para definir a retirada do dono da empresa sem comprometer toda a sua saúde financeira, ele é o Pró Labore.

O que é o Pró-labore?

 

Essa palavra vem do latim, e significa ao pé da letra, “pelo trabalho”.

O Pró labore é uma forma de remuneração para os sócios da empresa, ou seja, atua como um salário, sendo essencial para o sucesso do negócio.

 

É recomendável que todo empresário, de empreendimento de pequeno e médio porte, estabeleça uma remuneração pró-labore para custear suas despesas pessoais.

Assim fica mais prática e segura a divisão do dinheiro do sócio/dono dos valores da empresa.

 

Contudo, não existe uma regra específica para calcular o valor. O ideal é que o pró-labore seja equivalente ao que o mercado paga a um profissional na mesma função.


Pró Labore x Salário

Todos os sócios que desempenham atividades administrativas têm direito ao pró-labore. Para tanto, é preciso estar especificado no contrato social da empresa a figura do administrador, que pode ser constituído de uma ou mais pessoas.

Atenção sobre esse conceito é que “Somente tem direito ao pró-labore aqueles sócios que participam da administração da empresa, nomeados como administradores no contrato ou estatuto social. Os sócios não administradores têm direito apenas à participação nos lucros”, explica Vicente Sevilha Junior, presidente da Sevilha Contabilidade.

Os sócios que não possuem função administrativa na sociedade devem receber por meio da distribuição de lucros, juros sobre capital próprio ou ainda bonificação, podendo variar para cada empresa. Vale dizer que, mesmo recebendo o pró-labore, o sócio continua tendo direito a essa divisão.

Embora o Pró labore seja considerado por muitos como um salário para o empresário, ele não segue as leis brasileiras se referindo as regras obrigatórias sobre 13ª salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, entre outros.  Os chamados benefícios trabalhistas são opcionais, e ficam a cargo da empresa.

Vale o equilíbrio entre o empresário e a empresa para decidir esses detalhes, que dará maior tranquilidade e foco para o sócio efetuar as suas atividades na organização.

Outro ponto importante é que os valores que a empresa irá declarar e pagar para o sócio não está isento de impostos. Aqui o ideal é ter o auxilio de um contador para nesse cálculo e detalhes.

 

Impostos sobre o Pró labore

Os impostos incidentes no pró labore estão divididos entre os que os sócios são obrigados a pagar e outro em que é a empresa que paga.

Impostos em que o sócio irar pagar temos:

  •     INSS de 11% sobre o valor do pró-labore
  •     IRRF que pode ir de 0% até 27,5% idêntico ao pago sobre os salários dos trabalhadores.

Para a empresa fica instituído também o imposto patronal para ser pago, o INSS de 20% sobre o valor do pró-labore. Detalhe que as empresas optantes do SIMPLES e as Desoneradas do INSS não pagam esse imposto.



Como Calcular o Pró Labore

Agora que entendemos a importância de se definir a remuneração dos sócios que desempenham funções na empresa, vamos mostrar como podemos calcular e quais fatores influenciam nessa decisão.

Para efetuar o cálculo do pró labore vamos seguir 4 passos:

1º O primeiro passo é listar os sócios e cada atividade que eles desempenham na companhia. 

 Depois é hora de pesquisar qual o valor que o mercado paga por profissionais que realizam a mesma função do sócio.

3º Utilizamos o valor e fazemos o calculo incluindo o INSS e outro benefício já pré determinado pela política de empresa para encontrar o salário ideal de cada sócio com base no mercado de trabalho.

 Estabeleça uma periodicidade para facilitar os registros contábeis e a sua organização financeira.

Seguindo esses passos conseguimos ter os valores para o pró-labore dos sócios, vale conferir também alguns aspectos que podem influenciar no cálculo para se encontrar o valor.

Qual a maturidade da empresa?

Se a empresa está no inicio de suas atividades, o mais indicado é definir um valor menor para o pró-labore, pois o foco deve estar direcionado para o crescimento da empresa. Já para empresas consolidadas é possível ter um valor maior para a remuneração dos sócios.

Qual a possibilidade da adaptabilidade do padrão de vida dos sócios?

Em tempos de dificuldades financeiras, ou sazonalidade do mercado, é recomendado de o empresário rever seus gastos pessoais e diminuir o valor recebido para evitar agravar ainda mais as finanças da empresa no período.

Estabeleça uma Periodicidade e uma Rotina de pagamentos para o sócio.

O pagamento dos administradores como pró-labore deve ser feito como para qualquer outro funcionário, se o pagamento de seus funcionários é feito a cada 15 dias, mantenha o pró labore para 15 dias também, se está definido com mensal então já programe para fazer esse pagamento todos os meses na data marcada.

É muito importante não se esquecer de contabilizar a mão de obra dos sócios que exercem algum cargo na empresa.

Benefícios

Um dos fatores positivos e que trará mais segurança para os sócios ao receberem o pró-labore é o direito aos benefícios como: aposentadoria pelo INSS, Auxílio Doença, Pensão por morte e Licença Maternidade.

Ao instituir de forma correta essa remuneração, os sócios terão seus diretos reservados, seus trabalhos sendo reconhecidos, os gastos e custos já previstos e registrados nos controles da empresa e terão a perfeita separação das contas pessoais e da empresa.

Esperamos ter ajudado a esclarecer a importância do valor correto para o pro labore do dono da empresa, você empresário já tem seu pró labora definido? Entre em contato com a Codespa e venha conhecer nossa parceira para mudar a vida do seu negócio.

Venha crescer com a gente!!


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COMO MELHORAR O CONTROLE FINANCEIRO DA SUA EMPRESA

Lidar com o universo das finanças muitas vezes é desafiador e exige muita determinação, em uma organização a gestão financeira abrange todos os setores, está conectada com toda a operação do negócio e muitas vezes o empresário e o gestor precisam ter um conhecimento e um preparo para lidar com tantos números, contas e obrigações para cumprir.

Uma triste realidade no nosso país é que muitas empresas acabam falhando na sua gestão financeira, ou fazem um controle bem resumido e incompleto das suas atividades, essas atitudes acabam tirando todo o potencial que a correta gestão financeira pode proporcionar para o crescimento da empresa e ainda agravar cada vez mais a sua saúde financeira levando a falência.


Que empreendedor quer ver seu negócio falhar? Acredito que nenhum!


Responda uma pergunta, você empresário se sente no escuro quanto as finanças da sua empresa?

Se a resposta for positiva já temos que parar e mudar essa realidade!



Fazer de forma correta esse controle é fundamental para saber qual a atual situação da sua empresa, se está tendo resultado? Saber quais as causas desses problemas e como será possível resolver.

Uma frase famosa de Peter Drucker descreve exatamente a importância desse conceito: “O que pode ser medido pode ser melhorado”.

Se sua empresa não sabe quanto gasta com certo fornecedor, ou quanto de lucro recebe por cada venda, como saber se está no caminho certo ou não? Primeiro temos que arrumar a casa e depois disso iniciar para o seu crescimento e da sua empresa. Vamos lá!

A Chave para seu Controle

O sucesso de para toda organização dos controles e da gestão está diretamente relacionado à qualidade das rotinas e dos processos da empresa. Quando tudo isso é bem estruturado, a empresa usufrui dos benefícios da boa gestão e a condução do negócio rumo ao sucesso.

A utilização de métodos, técnicas e formas de se realizar essas atividades são a chave para a realização dos objetivos do negócio e podem ajudar tanto a fazê-la crescer ou se tornarem um dos seus vilões.

Compreenda a Estrutura da Empresa

Conhecer os setores da organização é fundamental, pois a partir disso iniciará a criação de melhores rotinas e processos ou a análise da já existente para saber se aquele processo está de acordo com os resultados esperados.

As rotinas ao contrário do que muitas pessoas pensam, como sendo algo negativo, nas atividades de uma empresa são peças essenciais para garantir segurança e confiabilidade nos procedimentos, evitando perda de informações ou equívocos entre os colaboradores e a administração.

O maior ativo que uma organização possui são as pessoas, que estão lá todos os dias realizando seu trabalho e quem melhor para te ajudar nessa missão de estabelecer a rotina ideal do que os próprios colaboradores? Incentivamos a utilização do Brainstorming, que é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico.

Também chamada de tempestade de ideias, consiste em uma reunião na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas, é uma ferramenta para apresentar várias ideias e discutirem qual a melhor para tomar a decisão.

Manter Todas as Informações Unificadas

Sabemos que em uma organização lidamos com várias pessoas e formas de pensar e realizar certas atividades, mas em relação aos controles e a gestão financeira do seu negócio o objetivo e ajustar todos os registros em um só sistema ou modelo de realização.

Quando se tem um pequeno controle, mas em várias fontes ou lugares diferentes acaba dificultando a compreensão das informações e se torna impossível tomar uma decisão com base em partes de dados e não com a informação completa.

O Ideal é que a empresa encontre o melhor sistema que se encaixe no seu modelo de negócio e que o mantenha centralizado para ter todas as informações em apenas um lugar, com maior praticidade para fazer as análises e o planejamento financeiro do seu negócio.

O Poder da Tecnologia

Hoje em dia temos infinitas possibilidades para melhorar nossa produtividade e aperfeiçoar o tempo de seus colaboradores e de você empresário. Aqui vão alguns benefícios ao utilizar a tecnologia ao seu favor.

Centralização da Informação

Reforçando citado anteriormente a utilização de um sistema informatizado para suas operações trarão vários benefícios como a centralização dos dados e o seu fácil acesso para buscar informações precisas e consultar lançamentos ou registros já realizados. Muitos sistemas já possuem um banco de dados que podem interagir com outras aplicações, alguns até em nuvem onde é possível ter o acesso em qualquer lugar.

Redução de Custos e Riscos

A utilização também da tecnologia acaba reduzindo os custos e riscos de erros humanos durante o processo, pois possuem validações nas suas rotinas. Outra economia é a de tempo e de papel.

Você empresário ainda utiliza o famoso caderninho para suas anotações e controle?

Embora seja um sistema de gerenciamento, o caderno não irá te dar nenhuma dinâmica e análise sobre seus números, sem falar em relatórios e interpretação que um sistema pode proporcionar para sua empresa.

Melhor Eficiência para a Tomada de Decisão

Utilizando a tecnologia se consegue uma comunicação mais eficaz entre os setores da organização, informações importantes que são perdidas por causa de prazos já serão interpretadas em tempo real e possibilitando a geração de diversos relatórios para a análise e tomada de decisão.

Hoje em dia tudo está mais dinâmico e o mercado já exige essa característica, se adaptar ao uso da tecnologia e seus benefícios são de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio.

Depois de estruturado os processos da sua organização, vale lembrar que o ideal é a constante busca pelo aprimoramento, esteja sempre aberto às inovações que podem agregar muito as suas operações.



Conclusão

Compreender a importância de se ter todos os registros e lançamentos, todas as contas organizadas e classificadas é o primeiro passo para fazer da sua empresa um sucesso.

A partir dessa organização que é possível se planejar para o futuro e obter toda a clareza das suas atividades e ter total controle da saúde financeira do seu negócio.

Você empreendedor deseja transformar a sua gestão financeira e aumentar seus lucros? Entre em contato com a gente!


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AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DO FRACASSO DAS PEQUENAS EMPRESAS

A alta taxa de mortalidade das empresas nos primeiros anos de vida é uma triste realidade no nosso país. 

Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE cerca de 25% das organizações abertas não chegam a completar dois anos de vida e esse índice pode chegar a até 50% nas empresas com menos de quatro anos.

São vários motivos que levam essas empresas ao fracasso, mas dentre todos esses destacamos 5 principais razões para seu fechamento e nosso trabalho aqui é trazer para vocês com mais detalhes, ajudando todos as empresas a evitar se tornarem mais um número nessa estatística.

De forma bem direta o fracasso das empresas recém-abertas está fortemente ligado às falhas na Gestão Administrativa e na Gestão Financeira, essa que é hoje o maior motivo do fim do sonho de empreender dos brasileiros. Um dado interessante nessa pesquisa mostra que 69% declaram que abriram a empresa por oportunidade e 31% dos empreendedores no nosso país entraram nessa jornada por necessidade. Atenção redobrada para você empresário conhecer esses erros e garantir longa vida ao seu negócio.

Falta de Planejamento

Segunda a pesquisa do SEBRAE mais da metade dos donos das empresas cerca de 55% não elaboraram um plano de negócio. Documento esse que é primordial para qualquer organização, contemplando todos os pontos fundamentais sobre o negócio, todos os detalhes sobre o mercado, modelo de negócio, público alvo, levantamento dos aspectos financeiros, riscos e custo de oportunidade, em resumo, todo o levantamento de informações que a empresa e o empresário necessitam pra ter segurança e avaliar a viabilidade do empreendimento.

Nos primeiros meses de vida a empresa está no seu estado mais vulnerável e ainda sem nome no mercado, qualquer erro pode atrapalhar e muito o andamento das atividades da empresa, por isso é fundamental o empreendedor fazer uma análise completa da viabilidade e montar seu plano de negócio, garantindo maior estabilidade no começo dessa jornada.

Mistura de contas pessoais com as contas da empresa

Esse é um fator também de grande importância e já relacionando à gestão financeira, muitos empresários não seguem a regra de ouro e acabam pensando que o dinheiro da empresa são deles, mas na verdade o que estão fazendo é boicotando o próprio negócio. Isso pode gerar grandes dificuldades para o caixa e a gestão financeira da empresa.

Todo dono de empresa deve receber uma porcentagem fixa dependendo do lucro da empresa ou em muitos casos receber o seu salário conhecimento como pró-labore já definido e validado de acordo com o que a própria operação pode pagar, assim mantendo totalmente separado as contas do empresário e da empresa e sem comprometer com suas finanças.

Falha na gestão do Fluxo de caixa e Capital de Giro da empresa

Unido junto com essa falha na gestão financeira está outro grande fator que também acaba agravando a situação das empresas nos seus primeiros anos que é justamente a falta de capital de giro, muitas vezes ocasionadas pelo erro de planejamento e a falta de previsão do valor necessário para a empresa trabalhar e se manter ativa no dia a dia,

Recebimentos com prazos longos ou inadimplência dos clientes, a falta de cobrança e de controle da gestão de entradas e saídas são sinais dessa falha acaba deixando a empresa contra a parede sem caixa para trabalhar e conseguir reverter à situação.

Tenha consciência que o fluxo de caixa é extremamente importante no dia a dia e o capital de giro é sagrado para qualquer empresa para mante- lá funcionando no mercado.

Falta de Capacitação dos empresários

Outro fator que também merece ser destacado aqui é a falta de preparo dos empresários para tocar o negócio. De acordo com a pesquisa foi apontado que entre as empresas que fecharam as portas em até cinco anos, 58% dos responsáveis disseram ter experiência prévia ou conhecimento no ramo. Já entre os empreendimentos que se mantiveram em atividade, essa parcela aumenta para 72%.

Além desse conhecimento especifico do ramo do negócio o empresário deverá também procurar obter conhecimento das várias faces e setores da organização, não apenas em sua especialidade, mas também adquirir experiência em marketing, noções administrativas como controle de estoque, logística, pessoal e principalmente para área financeira.

Uma inovação no mercado hoje que está crescendo e dando um suporte para essas empresas é justamente a terceirização de alguns setores para equilibrar e deixar o empresário pronto para focar no core do seu negócio, deixando nas mãos de especialistas esse controle, um exemplo é a terceirização do financeiro conhecimento como BPO Financeiro.

As finanças nem sempre são amigáveis e em muitos casos vistas como algo desnecessário pelo empresário ou por falta de afinidade acabam sendo deixada de lado, contribuindo para o fracasso de toda empresa. Ter ao seu lado um especialista irá trazer confiança e segurança para você empreendedor manter em crescimento seu negócio.



Gestão Ineficiente da empresa

Em último lugar como um fator chave que contribui para as falências das empresas é justamente é a falha no gerenciamento do negócio, também aliada ao setor financeiro muitos empresários acabam trabalhando sem metas ou sem um planejamento, com precificação errada dos produtos, falta de investimentos em setores chave como o marketing e o relacionamento com o cliente, perca do foco para o futuro e para a inovação levam muitas empresas a ficarem sem rumo e fadadas ao fracasso.

De acordo com o estudo entre as empresas que se mantiveram ativos no mercado 34% apontam a gestão após a abertura como fator mais significativo para a sobrevivência.

Isso demonstra que ter um planejamento financeiro e organizacional antes e também depois da abertura da empresa garantem uma maior estabilidade e segurança para longevidade da empresa. 

Pode-se afirmar, então, que um dos maiores vilões e responsáveis pela mortalidade de empresas é a falta de importância e relevância que o planejamento administrativo e financeiro pode gerar para e empresa e temos que mudar com urgência essa cultura no ramo empresarial.

E então! Como anda os processos na sua empresa ou na empresa onde trabalha? Identificou algum fator que esteja acontecendo?

Deseja turbinar sua organização e sua gestão financeira?


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O FLUXO DE CAIXA IDEAL PARA SUA EMPRESA


Sabemos que umas das bases para o sucesso de uma empresa é a eficiência na gestão financeira. Ter o controle e organização das suas entradas/saídas, controle de vendas e dos pagamentos, contribuem para manter a empresa no rumo certo para seu crescimento.

O Fluxo de Caixa entra como seu maior aliado nessa jornada para o seu sucesso, ele é o mais importante relatório financeiro para as pequenas empresas, pois dará uma visão completa da situação financeira e te dará a possibilidade de identificar problemas ou encontrar soluções para melhorar sua operação e seu resultado.


Já teve a sensação de trabalhar o mês inteiro e não conseguir identificar o resultado?

Deseja saber como está a real situação da sua empresa e enxergar além dos números seu negócio?

Então este artigo é para você! Vamos explicar qual é a estrutura ideal para você montar o fluxo de caixa da sua empresa e mudar esse cenário.


O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é um relatório gerencial que trabalha a relação das entradas e saídas da empresa, identificando toda a movimentação das suas atividades e chegando ao resultado final do caixa.

Ele pode ser estruturado e analisado semanalmente ou mensalmente, o mais comum é o fechamento mensal.

O grande potencial do fluxo de caixa é que ele pode além de trabalhar com informações passadas utilizar as informações em tempo real e permitindo até fazer projeções para um futuro próximo alertando ou preparando o empresário para o que possa vir.

Ele é regido também pelo Princípio de Caixa, também conhecido com regime de caixa.

Significa que, em se tratando de fluxo de caixa os registros e lançamentos serão tudo aquilo que realmente entrou e saiu das movimentações da empresa no período, ou seja, aquela venda que fechou ou mercadoria que comprou a prazo no dia em que efetivou essa negociação não vai aparecer no caixa da empresa e sim somente quando realmente receber do cliente ou pagar para o fornecedor, onde estará de fato entrando e saindo dinheiro da empresa.

O Principal objetivo do Fluxo de Caixa é saber para onde está indo e vindo o dinheiro da empresa.

Conceitos Importantes

Aqui vale lembrar que precisamos de alguns requisitos que sejam cumpridos para que a construção e analise do seu fluxo de caixa evidencie a realidade da sua empresa, imagine ter todo o trabalho para planejar e elaborar esse relatório e se tornar perdido por constar falta de informações ou dados que foram omitidos prejudicando a tomada de decisão.

Saldo Inicial

Primeiro passo é identificar o saldo inicial da empresa, ao começar o seu controle da gestão financeira de maneira correta é necessário saber quanto a empresa tem em dinheiro no inicio do período

Classificação das Contas

Segundo passo é compreender o plano de contas da sua empresa e classificar de forma corretas as suas movimentações.

É importante entender como é formada a estrutura da sua operação, e adaptar as contas e as categorias a cada tipo de organização.

Registro Completo

Registrar de maneira correta e com disciplina todas as movimentações da empresa.

Quando falamos de gestão financeira sólida e verdadeira, é necessário ter todo o controle dos registros da empresa, qualquer informação faltando ou distorcida já será um erro grave para o resultado final, essa é uma função de extrema importância que exige responsabilidade e disciplina para com a empresa.

Acompanhar os Lançamentos

Já temos o nosso saldo inicial, sabemos como classificar e qual conta lançar, já está registrado no nosso controle e agora a ultima parte é realizar o acompanhamento das movimentações e efetuar atualizações quando necessário. Um exemplo dessa atualização seria uma conta de agua ou luz que veio com valor mais alto que o estimado.




Qual a Sua Estrutura?

A estrutura ideal do fluxo de caixa para as micro e pequenas empresa é composto de 5 contas sintéticas que representam os totais das suas movimentações e 4 contas de resultado das operações. Vamos lá!!

1 – Receita de Vendas (+)

Corresponde a entrada de receitas de vendas e da prestação de serviços da empresa, tudo o que entrou de vendas será registrado aqui, detalhe que não é o total de vendas e sim todo o valor que entrou efetivamente no caixa oriundo das vendas.

2 – Custos Variáveis (-)

São todos os gastos relacionados diretamente ao seu produto ou serviço, se a quantidade de venda sobe o valor do seu custo variável também irá subir. Alguns exemplos são custos de mercadorias, comissões, taxa de venda de cartão.

= Margem de Contribuição

Demonstra a diferença do total recebidos das vendas menos os seus custos variáveis, esse é o valor que a empresa recebe para poder pagar as despesas fixas e gerar lucro.

3 – Despesas Fixas (-)

As despesas fixas são os gastos com a estrutura da organização, não são atrelados aos produtos ou serviços em si, a empresa pode vender muito ou não vender nada e esses custos ainda estarão lá com seus valores. Alguns exemplos disso são a luz, agua, aluguel, salários, etc.

= Lucro Operacional Antes dos Investimentos (LOAI)

Aqui é o Resultado Operacional da empresa antes de considerar os investimentos.

4 – Investimentos (-)

Os investimentos são gastos com a empresa em que se espera obter algum retorno. Alguns exemplos disso são as compras de maquinário, compra de veículo, software ou uma  consultoria e treinamentos para seus funcionários.

= Lucro Operacional

Aqui é a diferença das todas as receitas, menos os custos variáveis e as despesas fixas da organização, representa o resultado da Operação da Empresa. Atenção porque ainda não é o lucro final.

5 – Movimentações Não Operacionais (+/-)

Nessa etapa estarão incluídas todas as entradas e as saídas não operacionais da empresa, são contas que não fazem parte da atividade central da empresa.

Exemplo de entradas: capitalização dos sócios, captação de empréstimos, venda de equipamentos;

Exemplos da saída: pagamentos de empréstimos, distribuição de lucros, pagamentos de juros;

= Resultado Líquido

Finalmente o resultado final da empresa, é a diferença de todas as entradas e saídas da empresa, incluído os investimentos e as movimentações não operacionais.

Aqui que saberemos se a empresa está gerando lucro ou prejuízo e quais ações poderão tomar para ajustar isso.


Benefícios com o Fluxo de Caixa

A partir dessa estrutura montada do fluxo de caixa e mantendo os lançamentos corretamente podemos fazer o fechamento e verificar as informações que vamos obter com esse relatório

Identificar Gargalos ou Problemas na sua Estrutura

Ao analisar seu fluxo poderemos verificar como sua empresa está no momento, se obteve algum gasto muito alto, e como isso estará refletindo no lucro da organização, primeiro passo para resolver os gargalos é justamente descobrir onde estão e com o fluxo de caixa fica fácil encontra-los e elimina-los de uma vez por todas.

Melhor tomada de decisão

Nessa estrutura fica fácil de verificar como estão as atividades de cada organização, todas as contas organizadas e os valores condizendo com a realidade, assim o empresário poderá tomar suas decisões com confiança e mais segurança em todo o processo.

Planejamento e Avaliação

Outra função essencial do fluxo de caixa é justamente sua capacidade de comparação e evolução entre períodos.

A Criação de Metas e Indicadores são de extrema importância para posicionar e acompanhar como está o crescimento da empresa e direcionar para o caminho certo, ou até mudar as estratégias de acordo com os resultados e o planejamento da organização.

Compreendeu um pouco como essa ferramenta é indispensável para qualquer negócio?

Ter um controle de todas as movimentações financeiras e trabalhar essas informações dentro de uma estrutura simples, prática e muito poderosa é o que vai garantir maior lucratividade e crescimento para sua empresa.

Deseja conhecer mais sobre Gestão Financeira? Quer aumentar os seus lucros? Venha conhecer a CODESPA e nossa Assessoria Financeira Especializada! Como podemos te ajudar hoje?!

 

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OS 6 PILARES DA GESTÃO FINANCEIRA DE SUCESSO


Todos nós sabemos que ter um controle financeiro eficiente e eficaz nas organizações não é uma tarefa fácil, hoje em dia os empreendedores e empresários estão se tornando cada vez mais profissionais multitarefas, o que pode acabar dando menos atenção e importância para gestão financeira do seu negócio trazendo riscos e complicações no longo prazo.

Todas as operações e atividades diárias estão diretamente ou indiretamente ligadas ao setor financeiro, ele quem consegue ditar o rumo da organização e direcionar o melhor caminho a se seguir. Ter o domínio das finanças da sua empresa é o que vai garantir o sucesso e a continuidade para qualquer tipo de organização, isso é mais evidente para as micro e pequenas empresas.

A Terceirização do setor financeiro por uma empresa especializada e de confiança também está sendo uma alternativa muito lucrativa e vantajosa para as pequenas empresas, conseguindo alinhar com profissionais especializados as melhores decisões a tomar junto ao empresário e seus objetivos.

Para te ajudar a organizar a casa e sair na frente para aumentar seus resultados no mercado, esse artigo vai tratar dos 6 pilares essenciais para conquistar uma Gestão Financeira completa e eficaz para seu negócio.


1º PASSO - A SEPARAÇÃO DAS FINANÇAS
Muitos empresários acabam quebrando todo esse conceito por pensar que o dinheiro da empresa e o dele são os mesmos. Isso é  bem perigoso para a saúde financeiro da organização, pois o empresário perde o controle e acaba muitas vezes gastando mais que a empresa consegue suportar e nem percebe que está prejudicando o próprio negócio com essa atitude.

O primeiro passo para organizar a gestão financeira é compreender que são duas coisas diferentes e devem ser separadas, iniciando pelas contas bancárias uma para a empresa e outra pessoal do empresário.

Próxima etapa é o empresário definir o seu pró labore, mas o que é esse pró labore?
Em resumo podemos dizer que é o salário do empreendedor na empresa, reflete ao trabalho efetuado nas operações diárias, ele deve ser calculado de acordo com a média salarial do mercado e analisado com o quanto a empresa poderá pagar sem prejudicar suas atividades.

O empresário compreendendo esse conceito e definindo seu pró labore, ajustando suas finanças pessoais de acordo com esse valor conseguirá equilíbrio na vida financeira pessoal e na saúde financeira do seu negócio.


2º PASSO - O CONTROLE FINANCEIRO
Muitas empresas falham nesse pilar por falta de possuir um controle nas suas entradas e saídas ou por processos mal definidos. Se uma empresa não consegue controlar de forma completa suas informações e seus registros financeiros terão informações erradas em relação a sua situação, e informações erradas levaram a decisões erradas que levaram a resultados catastróficos.

Aqui o objetivo é organizar uma rotina de registros e controle das movimentações financeiras de acordo com a organização de cada empresa. Iniciando pelo mapeamento dos processos e definindo qual sistema ou programa será o ideal para se conseguir esse controle, após isso será definido os centros de custos e o plano de contas, ferramenta essencial para a geração de relatórios e análises financeiras.

Manter um processo sólido e em constante atualização dos lançamentos e registros financeiros irá garantir maior segurança e confiabilidade das informações para o gestor e o empresário.


3º PASSO - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Nesse pilar será tratado a análises dos números trabalhados no pilar anterior, saber interpretar o que os números estão dizendo é o próximo para o sucesso da implantação da sua gestão financeira.

Temos dois demonstrativos que são importantíssimos para essa análise, o Fluxo de Caixa e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

A análise do Fluxo de Caixa é possível compreender como estão as entradas x as saídas da empresa em determinado período assim como a evolução dos saldos das suas contas. Saber qual produto está com aumento de vendas, qual despesa está muito alta e com isso direcionar um trabalho corretivo em cima dessa informação. É possível também saber a liquidez de caixa da empresa e já conseguir projetar novos recebimentos e programar os pagamentos futuros que irão chegar para a organização.

Já com a DRE será possível ter um raio-X do resultado operacional da empresa, conhecer como estão alguns indicadores financeiros como a margem de contribuição, calcular o ponto de equilíbrio, a necessidade de capital na empresa, seu resultado operacional e finalmente o seu resultado líquido que será lucro ou prejuízo.

Desenvolver essa rotina periódica de análise nos permitirá acompanhar a evolução da empresa e iniciar com seu planejamento financeiro.


4º PASSO - PRECIFICAÇÃO
A sua empresa poderá aumentar cada vez mais as vendas e as promoções para seus clientes, mas se não souber construir o preço certo para seus produtos, estará dando um tiro no pé.

A precificação é outro pilar de extrema importância para qualquer empresa, elaborar os preços dos produtos com base nos números e com um calculo sério é o caminho mais seguro para continuar com seu crescimento. Muitas empresas acabam precificando por achismos ou de acordo com o mercado sem olhar para os próprios valores de operações e muitas vezes fecham uma venda achando que lucraram, mas na verdade saíram no prejuízo.

Para evitar esse cenário vamos passar algumas ações para construir o seu preço de venda ideal. Primeiro passo é identificar os custos variáveis da sua empresa, que são aqueles atrelados a seu produto ou serviço. Outro fator é calcular as despesas fixas da empresa que são os seus valores para manter a estrutura do seu negócio e finalmente a porcentagem de lucro que se deseja ter com a venda ao cliente.

Identificando essas informações podemos construir o nosso preço de venda utilizando um instrumento conhecido como Taxa de Marcação (Mark-up), esse calculo ira gerar uma taxa que ira multiplicar ao seu preço de compra ou preço de custo do seu serviço, apresentando o seu valor de venda final.


5º PASSO - ESTRATÉGIA FINANCEIRA
Próximo passo para construir a gestão financeira do seu negócio e o que vai garantir maior segurança no longo prazo é a construção de um planejamento financeiro e sua avaliação.

Duas ferramentas que podem ajudar nesse planejamento é a projeção do fluxo de caixa e a elaboração de um orçamento empresarial

Por meio do Fluxo de caixa da sua empresa conseguiremos construir uma projeção tanto dos recebimentos quanto das obrigações da organização, seja ele de curto ou médio prazo. Será possível identificar qual período terá pouco dinheiro em caixa na empresa antecipando uma reserva ou uma ação de financiamento, ou analisar quando estará entrando uma quantidade maior de dinheiro no caixa que poderá ser direcionada para algum investimento ou ação, proporcionando mais segurança e capacidade da empresa prosseguir sem sustos suas atividades.

O orçamento empresarial trabalha com dados passadas e por meio dele é construído uma projeção dos setores da organização, mais comum sendo utilizado um período de 1 ano. Assim será possível a criação de indicadores e metas de avaliação do desempenho da empresa durante esse período.

O planejamento Financeiro amplia a visão da empresa e a mantém sempre no rumo certo de se seguir.


6º PASSO - ESTABILIDADE E RESERVA FINANCEIRA
Esse pilar virá com o resultado da implantação e ações de todos os pilares anteriores, a construção da sua reserva financeira da organização e consequentemente a sua estabilidade no mercado.

Uma certeza que temos é que sempre haverá uma crise ou algo inesperado que poderá acontecer na sua empresa ou no mercado, a pandemia que hoje vivemos é o melhor exemplo disso.

E para a empresa ter e construir uma reserva financeira é o que vai garantir a sua continuidade quando esse momento inesperado chegar. Por mais que seja importante, muitas empresas não constroem as suas reservas e quando caem em uma crise acabam se endividando com financiamentos ou até fecham por não conseguirem se sustentar.

A maior dica para a construção da sua reserva e manter um programa de direcionamento dos lucros da empresa, um exemplo seria uma parte para reinvestir na organização outra justamente para essa reserva e outra para a distribuição aos sócios.

Vale lembrar que o valor dessa reserva vai depender do porte da empresa e do cálculo do valor para a empresa se manter por pelo menos uns 6 meses com o essencial.




A gestão financeira de sucesso reflete a utilização de todos esses pilares. É um processo que toda a empresa deve passar se quiser prosperar no seu mercado.

Aqui no CODESPA damos todo suporte e ajudamos a trabalhar todos esses pilares e promover o crescimento da sua empresa e de seu sonho.


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VANTAGENS DA ASSESSORIA FINANCEIRA PARA SEU NEGÓCIO

A princípio você pode estranhar, mas é fato que esse modelo de trabalho está já no mercado há algum tempo e vem ganhando força a cada dia. E ao contrário que muitas pessoas pensam a assessoria financeira especializada já é uma realidade não só para grandes empresas, mas para muitas micro e pequenas empresas também, prestadores de serviços e profissionais autônomos.

Todos já estão revolucionando seus negócios com essa nova atividade e nosso objetivo aqui é justamente te trazer as principais vantagens para seu negócio e te permitir conhecer mais profundamente esse trabalho e sair na frente perante os concorrentes.

Mas o que é esse tal de BPO Financeiro?
A sigla vem do inglês e significa Business Process Outsourcing que traduzindo para o português é a terceirização de um processo de negócio, nesse caso é a contratação de uma empresa para realizar a gestão financeira da sua organização.

Esse modelo de terceirização está ajudando cada vez mais as pequenas empresas a se organizarem financeiramente, melhorando a vida do empresário dando a ele mais segurança, confiança e lucratividade.

Para quem esse serviço é Ideal?
Essa assessoria financeira especializada é ideal para dois tipos de empresas e empreendedores.

Primeiro para aquela empresa que não possui um controle e uma gestão financeira completa, ou o empresário que não se sente confortável perante tantos números e deseja ter uma solução para tirar essa função de si mesmo e manter a mais alta qualidade.

Quando a empresa não constrói uma gestão financeira eficaz acaba perdendo dinheiro e tempo, prejudicando muito a continuidade do sonho de empreender. Um exemplo disso são perdas como multas por atrasos ou informações fora do prazo e muitas vezes distorcidas.

Você empresário já chegou ao final do mês com tantas vendas e trabalho duro e não viu a cor do dinheiro? Sem saber para onde foi??
E também esse serviço se encaixa perfeitamente para aquele empresário que já faz a gestão financeira da sua empresa, mas sente que isso acaba ocupando muito o seu tempo, onde acaba deixando de lado as outras áreas que necessitam de um foco maior como as vendas, o marketing e as negociações para trazer mais clientes e crescimento para organização.

A assessoria financeira trabalha com informações em tempo real, com foco para o futuro e o crescimento das organizações.




Organização e Processo
Ao iniciar com esse serviço a gestão financeira será atualizada e organizada com a criação de processos e rotinas para que tudo flua de maneira correta sem perdas de informações.

Deixando toda a organização mais flexível e com dados em tempo real para o empreendedor, garantindo maior segurança e comprometimento com a melhoria continua desses processos sempre buscando maior inovação com a tecnologia.

Produtividade e Tempo
Aqui entra talvez a melhor vantagem para o empresário, que é o ganho com o tempo que demanda pra essa atividade.

Com a assessoria financeira especializada o empresário terá todas as informações atualizadas sobre suas finanças alinhadas à confiança e segurança desses dados, terá clareza sobre quais decisões tomar e qual caminho seguir para aumentar o lucro da organização.

Sem falar do tempo para se dedicar para a atividade core do seu negócio, buscar novos clientes e novas oportunidades sabendo que a gestão financeira da sua empresa estará completa e crescendo junto com ele.

Redução dos Custos
Outro aspecto que vai trazer benefícios para a empresa com esse trabalho é a redução dos custos e despesas relacionadas ao financeiro e ao departamento de pessoal.

Custo com funcionário especializado, alta demanda de conhecimento e busca por qualificações, férias, décimo terceiro, sem falar das despesas com a estrutura operacional, computadores, mobiliário, todos esses gastos poderão ser evitados ao contratar o BPO Financeiro que irá trazer além dessa economia a busca continua de processos para reduzir sempre as despesas da organização e aumentar seu lucro. 

Especialização das Finanças
A última vantagem que vamos citar aqui é mais um benefício para você empresário compreender o seu potencial de crescimento. Depois de organizado todos os processos e os controles para a gestão financeira, garantido a visão completa das finanças da empresa sendo realizadas junto a profissionais capacitados começa o grande diferencial da assessoria financeira especializada.

A partir da instalação desse serviço começa o acompanhamento e a consultoria financeira, a criação de metas e indicadores financeiros desenvolvidos com base nos números e objetivo da sua organização.

A chave para o sucesso é planejar para o futuro, tomar as melhores decisões em tempos de crises e ter junto a você não apenas um serviço de finanças mas sim um parceiro comprometido para o crescimento e sucesso do seu negocio.

Bem, espero ter ajudado a compreender melhor sobre o que é o BPO Financeiro e como ele pode mudar para melhor a vida da sua empresa.

Clique na imagem abaixo e conheça um pouco mais sobre nosso serviço de BPO Financeiro. 

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ENTENDA O QUE É A GESTÃO FINANCEIRA E O SEU PAPEL NO SUCESSO DAS EMPRESAS


Gestão financeira é o conjunto de processos e ações que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras dentro da empresa. Seu objetivo principal é o de maximizar os resultados, trabalhando com toda a movimentação de entradas e saídas, investimentos, despesas, empréstimos, e todos os aspectos financeiros presentes no dia a dia. 

É por meio dela que se consegue prever cenários, conhecer a saúde financeira da empresa, e qual o melhor rumo tomar para o futuro.


Mas é realmente importante ter uma boa gestão financeira na empresa?
Um fato que todos conhecem é que o principal fator de dificuldade e até o fechamento de empresas está relacionado à falta ou a ineficiência do controle financeiro nas organizações.

Você empreendedor se fosse questionado hoje, saberia dizer como anda as finanças da sua empresa?

Ou melhor, como estão os indicadores financeiros da sua empresa?

Qual valor ainda tem para receber de seus clientes?

Se existe uma hesitação para responder essas perguntas, já é um sinal para ter atenção e rever seus processos, pois a saúde financeira da sua empresa é de extrema importância.

Todos os departamentos de uma empresa gira em torno e dependem da boa gestão financeira. Se você não conhecer seus números você não conhece seu negócio.

Agora que sabemos a importância desse tema no seu negócio vamos para as principais atividades e funções que o setor financeiro exerce nas organizações.

1-Controle do fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa engloba sem exceções todas as entradas e as saídas da sua empresa, deve ser registrado cada centavo que se movimenta, nos permitindo saber para onde está indo e vindo o dinheiro da sua empresa.

Com o Fluxo do Caixa se permite ter uma visão de como a empresa está se movimentando financeiramente, suas principais despesas e quais dos seus produtos estão dando melhor retorno de vendas por exemplo.

2-Contas a pagar/receber
Outra função chave para a uma gestão financeira de sucesso em qualquer organização é o controle e monitoramento das contas e valores que a empresa tem para receber de seus clientes e a pagar para seus fornecedores.

A partir dessa atividade a empresa consegue prever novas entradas de capital e também efetuar a programação de suas obrigações, evitando despesas desnecessárias com multas por atraso e até ganhando com bônus por antecipação de pagamentos.

3-Crédito e cobrança
Seguindo o controle das contas a receber e a pagar, outra função muito importante para a saúde financeira da empresa é a análise de crédito para seus clientes e a criação de um procedimento de cobrança e acompanhamento de suas vendas. 

Muitas empresas quebram ou deixam chegar numa posição muito difícil em relação à inadimplência, com altos índices da falta de recebimentos e a má gestão de prazos e renegociação com seus clientes.

4-Contabilidade
A função da contabilidade na empresa é controlar e acompanhar sua evolução econômica. Aqui diferente do controle do caixa é trabalhada em cima da visão por competência, onde são registradas os fatos contábeis, efetuando a apuração de impostos e emissões de guias e obrigações para o governo assim como a elaboração dos demonstrativos contábeis.

Essa atividade possui a necessidade de um contador de confiança ou de um escritório para ajudar nesses processos para sua empresa.



5-Investimento e financiamento
Nessa atividade a empresa analisa e calcula o retorno dos investimentos que está construindo, assim como a necessidade e qual a melhor opção para a captação de novos recursos para as operações do dia a dia. 

Tendo esse controle se evita perder dinheiro em investimentos que não terão um bom retorno para a empresa e obter os melhores financiamentos, economizando com taxas.

6-Análise e planejamento financeiro
Dentre todas as funções e atividades da gestão financeira essa é a mais importante e a qual vai garantir um caminho seguro e progressivo para seu negócio.




Analisar os controles financeiros da organização, trabalhar com indicadores de metas e construir um planejamento completo proporciona para a empresa um norte para seguir e conquistar o sucesso dentro desse mercado tanto competidor e desafiador.

Esse planejamento pode também ser dividido em dois aspectos:
- análise e construção de metas e avaliações de curto prazo com foco no operacional
- visão para longo prazo englobando a estratégica da empresa, como futuros investimentos ou metas, direcionando a empresa e definindo aonde ela quer chegar e como vai chegar.

Bem, agora que compreendemos o quanto é essencial ter uma gestão financeira eficaz e segura na sua empresa, sabemos que demanda um investimento de tempo, mão de obra e de valor nesse setor na sua empresa. 

Temos uma solução inovadora que vai dar a você empreendedor e empresário toda a confiança e o controle das suas finanças para continuar crescendo no caminho certo para o  sucesso.

Essa inovação é a GESTÃO FINANCEIRA ESPECIALIZADA da Codespa. Você terá todo o acompanhamento e a terceirização dessas funções diárias para seu negócio além da parceria e construção do planejamento financeiro para o longo prazo!

Baixe nosso e-book e veja como implantar uma gestão financeira eficiente em sua empresa.


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