sexta-feira, 14 de maio de 2021

QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONCILIAÇÃO BANCÁRIA NA SUA EMPRESA



A importância da Gestão Financeira para as empresas vem se destacando cada vez mais e despertando maior consciência dos empresários, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 25% das empresas no Brasil fecham por falta de planejamento. 

Isso quer dizer que não basta saber como abrir uma empresa, é fundamental pensar em todos os pontos necessários para que o negócio se mantenha aberto e gerando lucros.

A saúde financeira do seu negócio é uma peça fundamental para promover segurança e estabilidade para a empresa progredir em meio ao disputado mercado.

E para ter uma gestão financeira eficiente e completa é necessário saber todos os instrumentos e ferramentas para gerenciar de maneira correta as finanças do seu negócio, ter a possibilidade de controlar todos os valores que entram e que saem nas suas operações diárias. Uma dessas ferramentas que pode contribuir e dar vantagem competitiva frente aos concorrentes é a conciliação bancária!

A Empresa ao adotar esse instrumento na sua gestão irá conseguir acabar de vez com as surpresas nas finanças e na contabilidade da sua empresa e ainda evitar situações negativas que veremos a seguir.




Mas afinal o que é essa tal de Conciliação Bancária? 
A conciliação bancária é a ferramenta que faz conferência dos extratos bancários e do saldo da conta com o controle financeiro interno da empresa. Por meio da conciliação é possível verificar se todos os lançamentos estão corretos e se existe alguma anormalidade.

Os valores recebidos por boletos, cartões e transferências podem muitas vezes deixar o empresário confuso e com o alto volume de lançamentos, ficando difícil validar se está tudo de acordo, por isso a conciliação bancária é essencial para dar essa ajuda na organização financeira e contribuir para um controle de fluxo de caixa mais eficiente e que represente exatamente a realidade da organização.

O ideal é que seja feita a conciliação diariamente, pois adiar essa tarefa a torna cada vez mais complexa e difícil de ser realizada por causa do acumulo de informações e aumenta a chance de se perder algum lançamento importante ou que passe um erro despercebido. 

Qual a sua Importância na Empresa?
Um dos benefícios de grande importância que a conciliação bancária traz para a empresa é evitar o acontecimento de fraudes e erros na conta ou em relação aos lançamentos realizados.

Alguns exemplos são depósitos com valores divergentes do estipulado, ou cheques que não foram compensados na conta.

Manter o controle dos saldos e dos extratos bancários permite a empresa ter maior segurança quando se trata ao controle de recebimentos e toda a movimentação que se passa pelo banco, além de dar maior segurança em relação aos valores de saldo.

Outro fator que a conciliação bancária tem a oferecer para a empresa, é uma maior confiabilidade referente ao planejamento financeiro e a projeção do fluxo de caixa das suas operações.

Sabendo exatamente o valor de saldo da conta no dia e estar com os recebimentos e pagamentos em ordem na sua gestão contribuem para a tomada de decisão certeira em qualquer momento.

Como fazer a Conciliação no seu Negócio?
A conciliação é feita em 3 etapas, que devem ser padronizadas e aperfeiçoadas constantemente na sua empresa, são elas:

Verificação do fluxo de caixa dos extratos bancários
Confronto desse fluxo com os lançamentos e registros internos de recebimento e pagamento da empresa.
Validação e correção de erros ou situações não previstas.

Na primeira etapa é feita a conferência dos lançamentos nos extratos bancários, onde deve se levar em consideração a classificação correta de cada lançamentos e a partir disso ir identificando e gravando cada registro.

Feito a verificação e o mapeamento desses lançamentos partimos para o confronto com os registros internos da organização, nesse passo conferimos as informações com os documentos obtidos da empresa, validando a compatibilidade com as datas e os valores.

O ultimo passo é referente ao surgimento de erros ou situações que não foram previstas, é de extrema importância que assim que identificar algum erro já realize a sua correção, se por acaso for por parte da instituição financeira, deverá entrar em contado o mais breve possível para que seja resolvido sem complicações. 

A conciliação bancária é um instrumento simples mas poderoso para a sua organização e gestão financeira, deixar de utilizar esse processo é abrir mão para uma saúde financeira forte no seu negócio.

Quer uma oportunidade para turbinar ainda mais o controle e a saúde financeira do seu negócio?

Venha para a CODESPA e seja nosso parceiro para levar o seu sonho ao próximo nível!



Nenhum comentário:

Postar um comentário