segunda-feira, 8 de março de 2021

AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DO FRACASSO DAS PEQUENAS EMPRESAS

A alta taxa de mortalidade das empresas nos primeiros anos de vida é uma triste realidade no nosso país. 

Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE cerca de 25% das organizações abertas não chegam a completar dois anos de vida e esse índice pode chegar a até 50% nas empresas com menos de quatro anos.

São vários motivos que levam essas empresas ao fracasso, mas dentre todos esses destacamos 5 principais razões para seu fechamento e nosso trabalho aqui é trazer para vocês com mais detalhes, ajudando todos as empresas a evitar se tornarem mais um número nessa estatística.

De forma bem direta o fracasso das empresas recém-abertas está fortemente ligado às falhas na Gestão Administrativa e na Gestão Financeira, essa que é hoje o maior motivo do fim do sonho de empreender dos brasileiros. Um dado interessante nessa pesquisa mostra que 69% declaram que abriram a empresa por oportunidade e 31% dos empreendedores no nosso país entraram nessa jornada por necessidade. Atenção redobrada para você empresário conhecer esses erros e garantir longa vida ao seu negócio.

Falta de Planejamento

Segunda a pesquisa do SEBRAE mais da metade dos donos das empresas cerca de 55% não elaboraram um plano de negócio. Documento esse que é primordial para qualquer organização, contemplando todos os pontos fundamentais sobre o negócio, todos os detalhes sobre o mercado, modelo de negócio, público alvo, levantamento dos aspectos financeiros, riscos e custo de oportunidade, em resumo, todo o levantamento de informações que a empresa e o empresário necessitam pra ter segurança e avaliar a viabilidade do empreendimento.

Nos primeiros meses de vida a empresa está no seu estado mais vulnerável e ainda sem nome no mercado, qualquer erro pode atrapalhar e muito o andamento das atividades da empresa, por isso é fundamental o empreendedor fazer uma análise completa da viabilidade e montar seu plano de negócio, garantindo maior estabilidade no começo dessa jornada.

Mistura de contas pessoais com as contas da empresa

Esse é um fator também de grande importância e já relacionando à gestão financeira, muitos empresários não seguem a regra de ouro e acabam pensando que o dinheiro da empresa são deles, mas na verdade o que estão fazendo é boicotando o próprio negócio. Isso pode gerar grandes dificuldades para o caixa e a gestão financeira da empresa.

Todo dono de empresa deve receber uma porcentagem fixa dependendo do lucro da empresa ou em muitos casos receber o seu salário conhecimento como pró-labore já definido e validado de acordo com o que a própria operação pode pagar, assim mantendo totalmente separado as contas do empresário e da empresa e sem comprometer com suas finanças.

Falha na gestão do Fluxo de caixa e Capital de Giro da empresa

Unido junto com essa falha na gestão financeira está outro grande fator que também acaba agravando a situação das empresas nos seus primeiros anos que é justamente a falta de capital de giro, muitas vezes ocasionadas pelo erro de planejamento e a falta de previsão do valor necessário para a empresa trabalhar e se manter ativa no dia a dia,

Recebimentos com prazos longos ou inadimplência dos clientes, a falta de cobrança e de controle da gestão de entradas e saídas são sinais dessa falha acaba deixando a empresa contra a parede sem caixa para trabalhar e conseguir reverter à situação.

Tenha consciência que o fluxo de caixa é extremamente importante no dia a dia e o capital de giro é sagrado para qualquer empresa para mante- lá funcionando no mercado.

Falta de Capacitação dos empresários

Outro fator que também merece ser destacado aqui é a falta de preparo dos empresários para tocar o negócio. De acordo com a pesquisa foi apontado que entre as empresas que fecharam as portas em até cinco anos, 58% dos responsáveis disseram ter experiência prévia ou conhecimento no ramo. Já entre os empreendimentos que se mantiveram em atividade, essa parcela aumenta para 72%.

Além desse conhecimento especifico do ramo do negócio o empresário deverá também procurar obter conhecimento das várias faces e setores da organização, não apenas em sua especialidade, mas também adquirir experiência em marketing, noções administrativas como controle de estoque, logística, pessoal e principalmente para área financeira.

Uma inovação no mercado hoje que está crescendo e dando um suporte para essas empresas é justamente a terceirização de alguns setores para equilibrar e deixar o empresário pronto para focar no core do seu negócio, deixando nas mãos de especialistas esse controle, um exemplo é a terceirização do financeiro conhecimento como BPO Financeiro.

As finanças nem sempre são amigáveis e em muitos casos vistas como algo desnecessário pelo empresário ou por falta de afinidade acabam sendo deixada de lado, contribuindo para o fracasso de toda empresa. Ter ao seu lado um especialista irá trazer confiança e segurança para você empreendedor manter em crescimento seu negócio.



Gestão Ineficiente da empresa

Em último lugar como um fator chave que contribui para as falências das empresas é justamente é a falha no gerenciamento do negócio, também aliada ao setor financeiro muitos empresários acabam trabalhando sem metas ou sem um planejamento, com precificação errada dos produtos, falta de investimentos em setores chave como o marketing e o relacionamento com o cliente, perca do foco para o futuro e para a inovação levam muitas empresas a ficarem sem rumo e fadadas ao fracasso.

De acordo com o estudo entre as empresas que se mantiveram ativos no mercado 34% apontam a gestão após a abertura como fator mais significativo para a sobrevivência.

Isso demonstra que ter um planejamento financeiro e organizacional antes e também depois da abertura da empresa garantem uma maior estabilidade e segurança para longevidade da empresa. 

Pode-se afirmar, então, que um dos maiores vilões e responsáveis pela mortalidade de empresas é a falta de importância e relevância que o planejamento administrativo e financeiro pode gerar para e empresa e temos que mudar com urgência essa cultura no ramo empresarial.

E então! Como anda os processos na sua empresa ou na empresa onde trabalha? Identificou algum fator que esteja acontecendo?

Deseja turbinar sua organização e sua gestão financeira?


CODESPA
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