segunda-feira, 8 de março de 2021

COMO MELHORAR O CONTROLE FINANCEIRO DA SUA EMPRESA

Lidar com o universo das finanças muitas vezes é desafiador e exige muita determinação, em uma organização a gestão financeira abrange todos os setores, está conectada com toda a operação do negócio e muitas vezes o empresário e o gestor precisam ter um conhecimento e um preparo para lidar com tantos números, contas e obrigações para cumprir.

Uma triste realidade no nosso país é que muitas empresas acabam falhando na sua gestão financeira, ou fazem um controle bem resumido e incompleto das suas atividades, essas atitudes acabam tirando todo o potencial que a correta gestão financeira pode proporcionar para o crescimento da empresa e ainda agravar cada vez mais a sua saúde financeira levando a falência.


Que empreendedor quer ver seu negócio falhar? Acredito que nenhum!


Responda uma pergunta, você empresário se sente no escuro quanto as finanças da sua empresa?

Se a resposta for positiva já temos que parar e mudar essa realidade!



Fazer de forma correta esse controle é fundamental para saber qual a atual situação da sua empresa, se está tendo resultado? Saber quais as causas desses problemas e como será possível resolver.

Uma frase famosa de Peter Drucker descreve exatamente a importância desse conceito: “O que pode ser medido pode ser melhorado”.

Se sua empresa não sabe quanto gasta com certo fornecedor, ou quanto de lucro recebe por cada venda, como saber se está no caminho certo ou não? Primeiro temos que arrumar a casa e depois disso iniciar para o seu crescimento e da sua empresa. Vamos lá!

A Chave para seu Controle

O sucesso de para toda organização dos controles e da gestão está diretamente relacionado à qualidade das rotinas e dos processos da empresa. Quando tudo isso é bem estruturado, a empresa usufrui dos benefícios da boa gestão e a condução do negócio rumo ao sucesso.

A utilização de métodos, técnicas e formas de se realizar essas atividades são a chave para a realização dos objetivos do negócio e podem ajudar tanto a fazê-la crescer ou se tornarem um dos seus vilões.

Compreenda a Estrutura da Empresa

Conhecer os setores da organização é fundamental, pois a partir disso iniciará a criação de melhores rotinas e processos ou a análise da já existente para saber se aquele processo está de acordo com os resultados esperados.

As rotinas ao contrário do que muitas pessoas pensam, como sendo algo negativo, nas atividades de uma empresa são peças essenciais para garantir segurança e confiabilidade nos procedimentos, evitando perda de informações ou equívocos entre os colaboradores e a administração.

O maior ativo que uma organização possui são as pessoas, que estão lá todos os dias realizando seu trabalho e quem melhor para te ajudar nessa missão de estabelecer a rotina ideal do que os próprios colaboradores? Incentivamos a utilização do Brainstorming, que é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico.

Também chamada de tempestade de ideias, consiste em uma reunião na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas, é uma ferramenta para apresentar várias ideias e discutirem qual a melhor para tomar a decisão.

Manter Todas as Informações Unificadas

Sabemos que em uma organização lidamos com várias pessoas e formas de pensar e realizar certas atividades, mas em relação aos controles e a gestão financeira do seu negócio o objetivo e ajustar todos os registros em um só sistema ou modelo de realização.

Quando se tem um pequeno controle, mas em várias fontes ou lugares diferentes acaba dificultando a compreensão das informações e se torna impossível tomar uma decisão com base em partes de dados e não com a informação completa.

O Ideal é que a empresa encontre o melhor sistema que se encaixe no seu modelo de negócio e que o mantenha centralizado para ter todas as informações em apenas um lugar, com maior praticidade para fazer as análises e o planejamento financeiro do seu negócio.

O Poder da Tecnologia

Hoje em dia temos infinitas possibilidades para melhorar nossa produtividade e aperfeiçoar o tempo de seus colaboradores e de você empresário. Aqui vão alguns benefícios ao utilizar a tecnologia ao seu favor.

Centralização da Informação

Reforçando citado anteriormente a utilização de um sistema informatizado para suas operações trarão vários benefícios como a centralização dos dados e o seu fácil acesso para buscar informações precisas e consultar lançamentos ou registros já realizados. Muitos sistemas já possuem um banco de dados que podem interagir com outras aplicações, alguns até em nuvem onde é possível ter o acesso em qualquer lugar.

Redução de Custos e Riscos

A utilização também da tecnologia acaba reduzindo os custos e riscos de erros humanos durante o processo, pois possuem validações nas suas rotinas. Outra economia é a de tempo e de papel.

Você empresário ainda utiliza o famoso caderninho para suas anotações e controle?

Embora seja um sistema de gerenciamento, o caderno não irá te dar nenhuma dinâmica e análise sobre seus números, sem falar em relatórios e interpretação que um sistema pode proporcionar para sua empresa.

Melhor Eficiência para a Tomada de Decisão

Utilizando a tecnologia se consegue uma comunicação mais eficaz entre os setores da organização, informações importantes que são perdidas por causa de prazos já serão interpretadas em tempo real e possibilitando a geração de diversos relatórios para a análise e tomada de decisão.

Hoje em dia tudo está mais dinâmico e o mercado já exige essa característica, se adaptar ao uso da tecnologia e seus benefícios são de extrema importância para o sucesso de qualquer negócio.

Depois de estruturado os processos da sua organização, vale lembrar que o ideal é a constante busca pelo aprimoramento, esteja sempre aberto às inovações que podem agregar muito as suas operações.



Conclusão

Compreender a importância de se ter todos os registros e lançamentos, todas as contas organizadas e classificadas é o primeiro passo para fazer da sua empresa um sucesso.

A partir dessa organização que é possível se planejar para o futuro e obter toda a clareza das suas atividades e ter total controle da saúde financeira do seu negócio.

Você empreendedor deseja transformar a sua gestão financeira e aumentar seus lucros? Entre em contato com a gente!


CODESPA
🚀🚀🚀

 

Um comentário: