segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ENTENDA O QUE É A GESTÃO FINANCEIRA E O SEU PAPEL NO SUCESSO DAS EMPRESAS


Gestão financeira é o conjunto de processos e ações que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras dentro da empresa. Seu objetivo principal é o de maximizar os resultados, trabalhando com toda a movimentação de entradas e saídas, investimentos, despesas, empréstimos, e todos os aspectos financeiros presentes no dia a dia. 

É por meio dela que se consegue prever cenários, conhecer a saúde financeira da empresa, e qual o melhor rumo tomar para o futuro.


Mas é realmente importante ter uma boa gestão financeira na empresa?
Um fato que todos conhecem é que o principal fator de dificuldade e até o fechamento de empresas está relacionado à falta ou a ineficiência do controle financeiro nas organizações.

Você empreendedor se fosse questionado hoje, saberia dizer como anda as finanças da sua empresa?

Ou melhor, como estão os indicadores financeiros da sua empresa?

Qual valor ainda tem para receber de seus clientes?

Se existe uma hesitação para responder essas perguntas, já é um sinal para ter atenção e rever seus processos, pois a saúde financeira da sua empresa é de extrema importância.

Todos os departamentos de uma empresa gira em torno e dependem da boa gestão financeira. Se você não conhecer seus números você não conhece seu negócio.

Agora que sabemos a importância desse tema no seu negócio vamos para as principais atividades e funções que o setor financeiro exerce nas organizações.

1-Controle do fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa engloba sem exceções todas as entradas e as saídas da sua empresa, deve ser registrado cada centavo que se movimenta, nos permitindo saber para onde está indo e vindo o dinheiro da sua empresa.

Com o Fluxo do Caixa se permite ter uma visão de como a empresa está se movimentando financeiramente, suas principais despesas e quais dos seus produtos estão dando melhor retorno de vendas por exemplo.

2-Contas a pagar/receber
Outra função chave para a uma gestão financeira de sucesso em qualquer organização é o controle e monitoramento das contas e valores que a empresa tem para receber de seus clientes e a pagar para seus fornecedores.

A partir dessa atividade a empresa consegue prever novas entradas de capital e também efetuar a programação de suas obrigações, evitando despesas desnecessárias com multas por atraso e até ganhando com bônus por antecipação de pagamentos.

3-Crédito e cobrança
Seguindo o controle das contas a receber e a pagar, outra função muito importante para a saúde financeira da empresa é a análise de crédito para seus clientes e a criação de um procedimento de cobrança e acompanhamento de suas vendas. 

Muitas empresas quebram ou deixam chegar numa posição muito difícil em relação à inadimplência, com altos índices da falta de recebimentos e a má gestão de prazos e renegociação com seus clientes.

4-Contabilidade
A função da contabilidade na empresa é controlar e acompanhar sua evolução econômica. Aqui diferente do controle do caixa é trabalhada em cima da visão por competência, onde são registradas os fatos contábeis, efetuando a apuração de impostos e emissões de guias e obrigações para o governo assim como a elaboração dos demonstrativos contábeis.

Essa atividade possui a necessidade de um contador de confiança ou de um escritório para ajudar nesses processos para sua empresa.



5-Investimento e financiamento
Nessa atividade a empresa analisa e calcula o retorno dos investimentos que está construindo, assim como a necessidade e qual a melhor opção para a captação de novos recursos para as operações do dia a dia. 

Tendo esse controle se evita perder dinheiro em investimentos que não terão um bom retorno para a empresa e obter os melhores financiamentos, economizando com taxas.

6-Análise e planejamento financeiro
Dentre todas as funções e atividades da gestão financeira essa é a mais importante e a qual vai garantir um caminho seguro e progressivo para seu negócio.




Analisar os controles financeiros da organização, trabalhar com indicadores de metas e construir um planejamento completo proporciona para a empresa um norte para seguir e conquistar o sucesso dentro desse mercado tanto competidor e desafiador.

Esse planejamento pode também ser dividido em dois aspectos:
- análise e construção de metas e avaliações de curto prazo com foco no operacional
- visão para longo prazo englobando a estratégica da empresa, como futuros investimentos ou metas, direcionando a empresa e definindo aonde ela quer chegar e como vai chegar.

Bem, agora que compreendemos o quanto é essencial ter uma gestão financeira eficaz e segura na sua empresa, sabemos que demanda um investimento de tempo, mão de obra e de valor nesse setor na sua empresa. 

Temos uma solução inovadora que vai dar a você empreendedor e empresário toda a confiança e o controle das suas finanças para continuar crescendo no caminho certo para o  sucesso.

Essa inovação é a GESTÃO FINANCEIRA ESPECIALIZADA da Codespa. Você terá todo o acompanhamento e a terceirização dessas funções diárias para seu negócio além da parceria e construção do planejamento financeiro para o longo prazo!

Baixe nosso e-book e veja como implantar uma gestão financeira eficiente em sua empresa.


CODESPA
🚀🚀🚀

Um comentário: