segunda-feira, 8 de março de 2021

O FLUXO DE CAIXA IDEAL PARA SUA EMPRESA


Sabemos que umas das bases para o sucesso de uma empresa é a eficiência na gestão financeira. Ter o controle e organização das suas entradas/saídas, controle de vendas e dos pagamentos, contribuem para manter a empresa no rumo certo para seu crescimento.

O Fluxo de Caixa entra como seu maior aliado nessa jornada para o seu sucesso, ele é o mais importante relatório financeiro para as pequenas empresas, pois dará uma visão completa da situação financeira e te dará a possibilidade de identificar problemas ou encontrar soluções para melhorar sua operação e seu resultado.


Já teve a sensação de trabalhar o mês inteiro e não conseguir identificar o resultado?

Deseja saber como está a real situação da sua empresa e enxergar além dos números seu negócio?

Então este artigo é para você! Vamos explicar qual é a estrutura ideal para você montar o fluxo de caixa da sua empresa e mudar esse cenário.


O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é um relatório gerencial que trabalha a relação das entradas e saídas da empresa, identificando toda a movimentação das suas atividades e chegando ao resultado final do caixa.

Ele pode ser estruturado e analisado semanalmente ou mensalmente, o mais comum é o fechamento mensal.

O grande potencial do fluxo de caixa é que ele pode além de trabalhar com informações passadas utilizar as informações em tempo real e permitindo até fazer projeções para um futuro próximo alertando ou preparando o empresário para o que possa vir.

Ele é regido também pelo Princípio de Caixa, também conhecido com regime de caixa.

Significa que, em se tratando de fluxo de caixa os registros e lançamentos serão tudo aquilo que realmente entrou e saiu das movimentações da empresa no período, ou seja, aquela venda que fechou ou mercadoria que comprou a prazo no dia em que efetivou essa negociação não vai aparecer no caixa da empresa e sim somente quando realmente receber do cliente ou pagar para o fornecedor, onde estará de fato entrando e saindo dinheiro da empresa.

O Principal objetivo do Fluxo de Caixa é saber para onde está indo e vindo o dinheiro da empresa.

Conceitos Importantes

Aqui vale lembrar que precisamos de alguns requisitos que sejam cumpridos para que a construção e analise do seu fluxo de caixa evidencie a realidade da sua empresa, imagine ter todo o trabalho para planejar e elaborar esse relatório e se tornar perdido por constar falta de informações ou dados que foram omitidos prejudicando a tomada de decisão.

Saldo Inicial

Primeiro passo é identificar o saldo inicial da empresa, ao começar o seu controle da gestão financeira de maneira correta é necessário saber quanto a empresa tem em dinheiro no inicio do período

Classificação das Contas

Segundo passo é compreender o plano de contas da sua empresa e classificar de forma corretas as suas movimentações.

É importante entender como é formada a estrutura da sua operação, e adaptar as contas e as categorias a cada tipo de organização.

Registro Completo

Registrar de maneira correta e com disciplina todas as movimentações da empresa.

Quando falamos de gestão financeira sólida e verdadeira, é necessário ter todo o controle dos registros da empresa, qualquer informação faltando ou distorcida já será um erro grave para o resultado final, essa é uma função de extrema importância que exige responsabilidade e disciplina para com a empresa.

Acompanhar os Lançamentos

Já temos o nosso saldo inicial, sabemos como classificar e qual conta lançar, já está registrado no nosso controle e agora a ultima parte é realizar o acompanhamento das movimentações e efetuar atualizações quando necessário. Um exemplo dessa atualização seria uma conta de agua ou luz que veio com valor mais alto que o estimado.




Qual a Sua Estrutura?

A estrutura ideal do fluxo de caixa para as micro e pequenas empresa é composto de 5 contas sintéticas que representam os totais das suas movimentações e 4 contas de resultado das operações. Vamos lá!!

1 – Receita de Vendas (+)

Corresponde a entrada de receitas de vendas e da prestação de serviços da empresa, tudo o que entrou de vendas será registrado aqui, detalhe que não é o total de vendas e sim todo o valor que entrou efetivamente no caixa oriundo das vendas.

2 – Custos Variáveis (-)

São todos os gastos relacionados diretamente ao seu produto ou serviço, se a quantidade de venda sobe o valor do seu custo variável também irá subir. Alguns exemplos são custos de mercadorias, comissões, taxa de venda de cartão.

= Margem de Contribuição

Demonstra a diferença do total recebidos das vendas menos os seus custos variáveis, esse é o valor que a empresa recebe para poder pagar as despesas fixas e gerar lucro.

3 – Despesas Fixas (-)

As despesas fixas são os gastos com a estrutura da organização, não são atrelados aos produtos ou serviços em si, a empresa pode vender muito ou não vender nada e esses custos ainda estarão lá com seus valores. Alguns exemplos disso são a luz, agua, aluguel, salários, etc.

= Lucro Operacional Antes dos Investimentos (LOAI)

Aqui é o Resultado Operacional da empresa antes de considerar os investimentos.

4 – Investimentos (-)

Os investimentos são gastos com a empresa em que se espera obter algum retorno. Alguns exemplos disso são as compras de maquinário, compra de veículo, software ou uma  consultoria e treinamentos para seus funcionários.

= Lucro Operacional

Aqui é a diferença das todas as receitas, menos os custos variáveis e as despesas fixas da organização, representa o resultado da Operação da Empresa. Atenção porque ainda não é o lucro final.

5 – Movimentações Não Operacionais (+/-)

Nessa etapa estarão incluídas todas as entradas e as saídas não operacionais da empresa, são contas que não fazem parte da atividade central da empresa.

Exemplo de entradas: capitalização dos sócios, captação de empréstimos, venda de equipamentos;

Exemplos da saída: pagamentos de empréstimos, distribuição de lucros, pagamentos de juros;

= Resultado Líquido

Finalmente o resultado final da empresa, é a diferença de todas as entradas e saídas da empresa, incluído os investimentos e as movimentações não operacionais.

Aqui que saberemos se a empresa está gerando lucro ou prejuízo e quais ações poderão tomar para ajustar isso.


Benefícios com o Fluxo de Caixa

A partir dessa estrutura montada do fluxo de caixa e mantendo os lançamentos corretamente podemos fazer o fechamento e verificar as informações que vamos obter com esse relatório

Identificar Gargalos ou Problemas na sua Estrutura

Ao analisar seu fluxo poderemos verificar como sua empresa está no momento, se obteve algum gasto muito alto, e como isso estará refletindo no lucro da organização, primeiro passo para resolver os gargalos é justamente descobrir onde estão e com o fluxo de caixa fica fácil encontra-los e elimina-los de uma vez por todas.

Melhor tomada de decisão

Nessa estrutura fica fácil de verificar como estão as atividades de cada organização, todas as contas organizadas e os valores condizendo com a realidade, assim o empresário poderá tomar suas decisões com confiança e mais segurança em todo o processo.

Planejamento e Avaliação

Outra função essencial do fluxo de caixa é justamente sua capacidade de comparação e evolução entre períodos.

A Criação de Metas e Indicadores são de extrema importância para posicionar e acompanhar como está o crescimento da empresa e direcionar para o caminho certo, ou até mudar as estratégias de acordo com os resultados e o planejamento da organização.

Compreendeu um pouco como essa ferramenta é indispensável para qualquer negócio?

Ter um controle de todas as movimentações financeiras e trabalhar essas informações dentro de uma estrutura simples, prática e muito poderosa é o que vai garantir maior lucratividade e crescimento para sua empresa.

Deseja conhecer mais sobre Gestão Financeira? Quer aumentar os seus lucros? Venha conhecer a CODESPA e nossa Assessoria Financeira Especializada! Como podemos te ajudar hoje?!

 

CODESPA
🚀🚀🚀

Nenhum comentário:

Postar um comentário