segunda-feira, 8 de março de 2021

OS 6 PILARES DA GESTÃO FINANCEIRA DE SUCESSO


Todos nós sabemos que ter um controle financeiro eficiente e eficaz nas organizações não é uma tarefa fácil, hoje em dia os empreendedores e empresários estão se tornando cada vez mais profissionais multitarefas, o que pode acabar dando menos atenção e importância para gestão financeira do seu negócio trazendo riscos e complicações no longo prazo.

Todas as operações e atividades diárias estão diretamente ou indiretamente ligadas ao setor financeiro, ele quem consegue ditar o rumo da organização e direcionar o melhor caminho a se seguir. Ter o domínio das finanças da sua empresa é o que vai garantir o sucesso e a continuidade para qualquer tipo de organização, isso é mais evidente para as micro e pequenas empresas.

A Terceirização do setor financeiro por uma empresa especializada e de confiança também está sendo uma alternativa muito lucrativa e vantajosa para as pequenas empresas, conseguindo alinhar com profissionais especializados as melhores decisões a tomar junto ao empresário e seus objetivos.

Para te ajudar a organizar a casa e sair na frente para aumentar seus resultados no mercado, esse artigo vai tratar dos 6 pilares essenciais para conquistar uma Gestão Financeira completa e eficaz para seu negócio.


1º PASSO - A SEPARAÇÃO DAS FINANÇAS
Muitos empresários acabam quebrando todo esse conceito por pensar que o dinheiro da empresa e o dele são os mesmos. Isso é  bem perigoso para a saúde financeiro da organização, pois o empresário perde o controle e acaba muitas vezes gastando mais que a empresa consegue suportar e nem percebe que está prejudicando o próprio negócio com essa atitude.

O primeiro passo para organizar a gestão financeira é compreender que são duas coisas diferentes e devem ser separadas, iniciando pelas contas bancárias uma para a empresa e outra pessoal do empresário.

Próxima etapa é o empresário definir o seu pró labore, mas o que é esse pró labore?
Em resumo podemos dizer que é o salário do empreendedor na empresa, reflete ao trabalho efetuado nas operações diárias, ele deve ser calculado de acordo com a média salarial do mercado e analisado com o quanto a empresa poderá pagar sem prejudicar suas atividades.

O empresário compreendendo esse conceito e definindo seu pró labore, ajustando suas finanças pessoais de acordo com esse valor conseguirá equilíbrio na vida financeira pessoal e na saúde financeira do seu negócio.


2º PASSO - O CONTROLE FINANCEIRO
Muitas empresas falham nesse pilar por falta de possuir um controle nas suas entradas e saídas ou por processos mal definidos. Se uma empresa não consegue controlar de forma completa suas informações e seus registros financeiros terão informações erradas em relação a sua situação, e informações erradas levaram a decisões erradas que levaram a resultados catastróficos.

Aqui o objetivo é organizar uma rotina de registros e controle das movimentações financeiras de acordo com a organização de cada empresa. Iniciando pelo mapeamento dos processos e definindo qual sistema ou programa será o ideal para se conseguir esse controle, após isso será definido os centros de custos e o plano de contas, ferramenta essencial para a geração de relatórios e análises financeiras.

Manter um processo sólido e em constante atualização dos lançamentos e registros financeiros irá garantir maior segurança e confiabilidade das informações para o gestor e o empresário.


3º PASSO - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Nesse pilar será tratado a análises dos números trabalhados no pilar anterior, saber interpretar o que os números estão dizendo é o próximo para o sucesso da implantação da sua gestão financeira.

Temos dois demonstrativos que são importantíssimos para essa análise, o Fluxo de Caixa e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

A análise do Fluxo de Caixa é possível compreender como estão as entradas x as saídas da empresa em determinado período assim como a evolução dos saldos das suas contas. Saber qual produto está com aumento de vendas, qual despesa está muito alta e com isso direcionar um trabalho corretivo em cima dessa informação. É possível também saber a liquidez de caixa da empresa e já conseguir projetar novos recebimentos e programar os pagamentos futuros que irão chegar para a organização.

Já com a DRE será possível ter um raio-X do resultado operacional da empresa, conhecer como estão alguns indicadores financeiros como a margem de contribuição, calcular o ponto de equilíbrio, a necessidade de capital na empresa, seu resultado operacional e finalmente o seu resultado líquido que será lucro ou prejuízo.

Desenvolver essa rotina periódica de análise nos permitirá acompanhar a evolução da empresa e iniciar com seu planejamento financeiro.


4º PASSO - PRECIFICAÇÃO
A sua empresa poderá aumentar cada vez mais as vendas e as promoções para seus clientes, mas se não souber construir o preço certo para seus produtos, estará dando um tiro no pé.

A precificação é outro pilar de extrema importância para qualquer empresa, elaborar os preços dos produtos com base nos números e com um calculo sério é o caminho mais seguro para continuar com seu crescimento. Muitas empresas acabam precificando por achismos ou de acordo com o mercado sem olhar para os próprios valores de operações e muitas vezes fecham uma venda achando que lucraram, mas na verdade saíram no prejuízo.

Para evitar esse cenário vamos passar algumas ações para construir o seu preço de venda ideal. Primeiro passo é identificar os custos variáveis da sua empresa, que são aqueles atrelados a seu produto ou serviço. Outro fator é calcular as despesas fixas da empresa que são os seus valores para manter a estrutura do seu negócio e finalmente a porcentagem de lucro que se deseja ter com a venda ao cliente.

Identificando essas informações podemos construir o nosso preço de venda utilizando um instrumento conhecido como Taxa de Marcação (Mark-up), esse calculo ira gerar uma taxa que ira multiplicar ao seu preço de compra ou preço de custo do seu serviço, apresentando o seu valor de venda final.


5º PASSO - ESTRATÉGIA FINANCEIRA
Próximo passo para construir a gestão financeira do seu negócio e o que vai garantir maior segurança no longo prazo é a construção de um planejamento financeiro e sua avaliação.

Duas ferramentas que podem ajudar nesse planejamento é a projeção do fluxo de caixa e a elaboração de um orçamento empresarial

Por meio do Fluxo de caixa da sua empresa conseguiremos construir uma projeção tanto dos recebimentos quanto das obrigações da organização, seja ele de curto ou médio prazo. Será possível identificar qual período terá pouco dinheiro em caixa na empresa antecipando uma reserva ou uma ação de financiamento, ou analisar quando estará entrando uma quantidade maior de dinheiro no caixa que poderá ser direcionada para algum investimento ou ação, proporcionando mais segurança e capacidade da empresa prosseguir sem sustos suas atividades.

O orçamento empresarial trabalha com dados passadas e por meio dele é construído uma projeção dos setores da organização, mais comum sendo utilizado um período de 1 ano. Assim será possível a criação de indicadores e metas de avaliação do desempenho da empresa durante esse período.

O planejamento Financeiro amplia a visão da empresa e a mantém sempre no rumo certo de se seguir.


6º PASSO - ESTABILIDADE E RESERVA FINANCEIRA
Esse pilar virá com o resultado da implantação e ações de todos os pilares anteriores, a construção da sua reserva financeira da organização e consequentemente a sua estabilidade no mercado.

Uma certeza que temos é que sempre haverá uma crise ou algo inesperado que poderá acontecer na sua empresa ou no mercado, a pandemia que hoje vivemos é o melhor exemplo disso.

E para a empresa ter e construir uma reserva financeira é o que vai garantir a sua continuidade quando esse momento inesperado chegar. Por mais que seja importante, muitas empresas não constroem as suas reservas e quando caem em uma crise acabam se endividando com financiamentos ou até fecham por não conseguirem se sustentar.

A maior dica para a construção da sua reserva e manter um programa de direcionamento dos lucros da empresa, um exemplo seria uma parte para reinvestir na organização outra justamente para essa reserva e outra para a distribuição aos sócios.

Vale lembrar que o valor dessa reserva vai depender do porte da empresa e do cálculo do valor para a empresa se manter por pelo menos uns 6 meses com o essencial.




A gestão financeira de sucesso reflete a utilização de todos esses pilares. É um processo que toda a empresa deve passar se quiser prosperar no seu mercado.

Aqui no CODESPA damos todo suporte e ajudamos a trabalhar todos esses pilares e promover o crescimento da sua empresa e de seu sonho.


CODESPA
🚀🚀🚀

Nenhum comentário:

Postar um comentário