segunda-feira, 8 de março de 2021

SAIBA COMO FAZER CORRETAMENTE A PRECIFICAÇÃO DOS SEUS PRODUTOS

Um erro muito comum e fatal para diversos empresários é justamente atribuir os preços dos seus produtos e serviços ao achismo ou seguir apenas o que o mercado dita, sem colocar uma análise mais profunda nesse instrumento essencial para a longevidade do seu negócio.

Você empreendedor e empresário sabe como é a precificação dos seus produtos e dos seus serviços??

Qual o cálculo e a matemática por traz dos seus preços?

Nesse artigo vamos demonstrar todo o processo e o cálculo da precificação dos produtos.

Vale lembrar que esse cálculo dos preços é um processo contínuo que poderá ser aplicado novamente e refeito de acordo com o mercado e os resultados de cada organização.

Temos uma sequencia que vamos seguir para a formação de preço ideal do seu produto, vamos lá!

1. Identificar a Média de Vendas (Faturamento)

2. Coletar os Gastos Fixos;

3. Identificar os Custos Variáveis de cada produto;

4. Preencher os Percentuais da organização

5. Aplicar a fórmula.


1º Identificar o Faturamento Médio da empresa

Primeiro passo agora é identificar a média de vendas da empresa, o ideal é que se utilize um histórico de uns 6 meses para ter mais segurança nos cálculos.

Caso a empresa esteja no seu início, é importante ter atenção, pois esse valor pode ficar um pouco fora da realidade, nosso objetivo aqui é nos aproximar ao máximo da realidade.

E também vale a atenção caso esteja no momento de alguma sazonalidade do mercado ou alguma alteração repentina de preços, novamente buscamos um valor dentro da realidade para a empresa.

2º Coletar os Gastos Fixos

Próximo passo será calcular os gastos fixos da empresa. Mas o que seriam os gastos fixos?

Os Gastos Fixos são os valores de estrutura da empresa, valores que são utilizados nas operações da organização, e não estão envolvidos com o produto em si. Alguns exemplos dos Gastos Fixos são:

  •  Telefone
  •  Agua
  •  Luz
  •  Aluguel
  •  Salários dos funcionários
  •  Pró Labore
  •  Valores de Consumo

3º Identificar os Custos Variáveis de cada produto

Agora sim, já temos os gastos de estrutura da empresa e vamos precisar dos custos variáveis, que são os custos diretamente relacionados aos produtos ou serviços.

Nesse custo variável estarão atrelados valores como:

  •       Custo de Compra da Mercadoria (CVM)
  •       Frete de compra
  •       Impostos incidentes
  •       Frete de venda

4º Preenchendo os Percentuais da Organização

Nesta etapa iremos preencher os percentuais que direta ou indiretamente irão agir sobre o faturamento. Os percentuais são estes:

  •   Percentual de impostos – Percentual que sua empresa paga de impostos sobre a receita.
  •   Percentual de comissões – Percentual que você paga aos seus vendedores pelas vendas realizadas se caso tiver.
  •  Percentual de cartão de crédito / débito – é o percentual descontado automaticamente de cada venda realizada no cartão.
  •   Percentual de lucro desejado – este é o percentual que a empresa deseja ter de Lucro Líquido. Ou seja, depois de todos os recebimentos, depois de pagar todas as contas fixas e variáveis, depois de fazer os investimentos na empresa, é o quanto irá sobrar.


5º Aplicando a fórmula

A fórmula para encontrarmos o preço de venda do produto será:

Preço de Venda =Custo Variável Unitário do Produto  X Markup

Uma fórmula simples, mas primeiro temos que conhecer o que é esse Markup e efetuar seu calculo.

A Taxa de Marcação – Mark-up

A taxa de marcação, ou também conhecida como markup, é um coeficiente que irá definir o seu preço de venda. O resultado será um índice que será multiplicado ao valor de custo unitário do produto.

Para calcular esse índice usaremos as informações anteriores que coletamos: Soma dos custos fixos, Percentuais e margem de lucro

Markup:
                                                         100                                                                        

        [100 − (% impostos + % comissões + % cartão + % lucro + % Gasto Fixo)]

 

Vamos ao exemplo, temos uma empresa que faz o levantamento das suas operações e nos apresentou os seguintes dados:

Faturamento Mensal: R$ 40.000,00

Despesas Fixas: R$ 8.500,00 (21,25%)

Custo Variável Unitário do Produto: R$ 20,00

Impostos: 4%

Comissões: 5%

Cartões: 2,5%

Lucro Líquido desejável: 15%

 

Aplicando na nossa fórmula:

Markup =                         100                                        =             100                

                100 – ( 4% + 5% + 2,5% +15% + 21,25%)           100 – 47,75%

 

Markup =        100        =   1,91                      

                       52,25                                            

 

Feito esse Cálculo agora aplicamos na fórmula do preço de venda:

Preço de Venda =Custo Variável Unitário do Produto  X Markup

 

Preço de Venda = 20,00 x 1,91  =  R$ 38,20

Esse é o seu valor ideal de venda do produto, irá garantir as despesas variáveis e fixas e gerar o lucro desejado.

E para finalizar ainda temos algumas análises que devem ser feitos para validar quanto a precificação do seu produto.

Analisar o Mercado e seus Concorrentes

Aqui verificamos como estão os preços praticados pelo mercado e seus concorrentes diretos, teremos 3 situações possíveis nessa análise.

1 – Os preços do mercado estão maiores que os seus preços – este o melhor cenário, pois você empresário terá a vantagem competitiva e poderá escolher entre manter os preços e usar essa oportunidade nas vendas ou aumentar os seus preços igualando ao mercado e com chance de aumentar seu lucro por venda.

2 – Os preços do mercado estão igualados ao seus preços – esta posição não é bom e nem ruim para você empreendedor, aqui a melhor ação é apostar nos diferenciais e trabalhar seu mix de produtos para se destacar no mercado.

3 – Os preços do mercado estão menores que os seu preços  está já uma posição mais difícil para a empresa, nesse cenário novamente teremos duas opções, abaixar os preços e igualar aos concorrentes assim diminuindo a margem de lucro por venda, ou apostar nas oportunidades e agregar valor ao seu produto para se destacar e diferenciar dos concorrentes.

A formação de preço pode parecer um calculo muito complicado mas na verdade ele é essencial para garantir uma segurança no retorno das suas vendas.

A precificação correta dos produtos e serviços de qualquer organização é um dos pilares para construir uma gestão financeira eficiente e garantir lucratividade para você empreendedor.

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