Um erro muito comum e fatal para diversos empresários é justamente atribuir os preços dos seus produtos e serviços ao achismo ou seguir apenas o que o mercado dita, sem colocar uma análise mais profunda nesse instrumento essencial para a longevidade do seu negócio.
Você
empreendedor e empresário sabe como é a precificação dos seus produtos e dos
seus serviços??
Qual
o cálculo e a matemática por traz dos seus preços?
Nesse
artigo vamos demonstrar todo o processo e o cálculo da precificação dos
produtos.
Vale
lembrar que esse cálculo dos preços é um processo contínuo que poderá ser aplicado
novamente e refeito de acordo com o mercado e os resultados de cada
organização.
Temos
uma sequencia que vamos seguir para a formação de preço ideal do seu produto,
vamos lá!
1.
Identificar a Média de Vendas (Faturamento)
2. Coletar
os Gastos Fixos;
3.
Identificar os Custos Variáveis de cada produto;
4. Preencher
os Percentuais da organização
5. Aplicar a
fórmula.
1º Identificar o Faturamento Médio da empresa
Primeiro passo agora é identificar a média de
vendas da empresa, o ideal é que se utilize um histórico de uns 6 meses para
ter mais segurança nos cálculos.
Caso a empresa esteja no seu início, é importante
ter atenção, pois esse valor pode ficar um pouco fora da realidade, nosso
objetivo aqui é nos aproximar ao máximo da realidade.
E também vale a atenção caso esteja no momento de
alguma sazonalidade do mercado ou alguma alteração repentina de preços,
novamente buscamos um valor dentro da realidade para a empresa.
2º Coletar os
Gastos Fixos
Próximo passo será calcular os gastos fixos da
empresa. Mas o que seriam os gastos fixos?
Os Gastos Fixos são os valores de estrutura da
empresa, valores que são utilizados nas operações da organização, e não estão envolvidos
com o produto em si. Alguns exemplos dos Gastos Fixos são:
- Telefone
- Agua
- Luz
- Aluguel
- Salários dos funcionários
- Pró Labore
- Valores de Consumo
3º Identificar
os Custos Variáveis de cada produto
Agora sim, já temos os gastos de estrutura da
empresa e vamos precisar dos custos variáveis, que são os custos diretamente
relacionados aos produtos ou serviços.
Nesse custo variável estarão atrelados valores
como:
- Custo de Compra da Mercadoria (CVM)
- Frete de compra
- Impostos incidentes
- Frete de venda
4º Preenchendo os Percentuais da Organização
Nesta etapa iremos preencher os percentuais que direta ou indiretamente irão agir sobre o faturamento. Os percentuais são estes:
- Percentual de impostos – Percentual que sua empresa paga de impostos sobre a receita.
- Percentual de comissões – Percentual que você paga aos seus vendedores pelas vendas realizadas se caso tiver.
- Percentual de cartão de crédito / débito – é o percentual descontado automaticamente de cada venda realizada no cartão.
- Percentual de lucro desejado – este é o percentual que a empresa deseja ter de Lucro Líquido. Ou seja, depois de todos os recebimentos, depois de pagar todas as contas fixas e variáveis, depois de fazer os investimentos na empresa, é o quanto irá sobrar.
5º Aplicando a
fórmula
A fórmula para encontrarmos o preço de venda do
produto será:
Preço de Venda =Custo Variável Unitário do Produto X Markup
Uma fórmula simples, mas primeiro temos que conhecer o que é esse Markup e efetuar seu calculo.
A Taxa de Marcação – Mark-up
A taxa de
marcação, ou também conhecida como markup, é
um coeficiente que irá definir o seu preço de venda. O resultado será um índice que será multiplicado ao valor de custo unitário do produto.
Para calcular esse índice usaremos as informações anteriores que coletamos: Soma dos custos fixos, Percentuais e margem de lucro
Markup:[100 − (% impostos + % comissões + % cartão + % lucro + % Gasto Fixo)]
Vamos ao exemplo, temos uma empresa que
faz o levantamento das suas operações e nos apresentou os seguintes dados:
Faturamento Mensal: R$ 40.000,00
Despesas Fixas: R$ 8.500,00 (21,25%)
Custo Variável Unitário do
Produto: R$ 20,00
Impostos: 4%
Comissões: 5%
Cartões: 2,5%
Lucro Líquido desejável: 15%
Aplicando na nossa fórmula:
Markup = 100 = 100
100
– ( 4% + 5% + 2,5% +15% + 21,25%) 100 – 47,75%
Markup = 100 = 1,91
52,25
Feito esse Cálculo agora aplicamos na fórmula do preço de venda:
Preço de Venda =Custo Variável Unitário do Produto X Markup
Preço de Venda = 20,00 x 1,91 = R$
38,20
Esse é o seu
valor ideal de venda do produto, irá garantir as despesas variáveis e fixas
e gerar o lucro desejado.
E para
finalizar ainda temos algumas análises que devem ser feitos para validar quanto a precificação do seu produto.
Analisar
o Mercado e seus Concorrentes
Aqui
verificamos como estão os preços praticados pelo mercado e seus concorrentes diretos,
teremos 3 situações possíveis nessa análise.
1 – Os preços do mercado estão maiores
que os seus preços – este o melhor cenário, pois você empresário terá a
vantagem competitiva e poderá escolher entre manter os preços e usar essa oportunidade
nas vendas ou aumentar os seus preços igualando ao mercado e com chance de
aumentar seu lucro por venda.
2 – Os preços do mercado estão
igualados ao seus preços – esta posição não é bom e nem ruim para você empreendedor,
aqui a melhor ação é apostar nos diferenciais e trabalhar seu mix de produtos
para se destacar no mercado.
3 – Os preços do mercado estão menores
que os seu preços – está já uma posição mais difícil para a empresa, nesse cenário
novamente teremos duas opções, abaixar os preços e igualar aos concorrentes
assim diminuindo a margem de lucro por venda, ou apostar nas oportunidades e
agregar valor ao seu produto para se destacar e diferenciar dos concorrentes.
A formação de preço pode parecer um calculo muito complicado mas na verdade ele é essencial para garantir uma segurança no retorno das suas vendas.
A precificação
correta dos produtos e serviços de qualquer organização é um dos pilares para construir
uma gestão financeira eficiente e garantir lucratividade para você empreendedor.
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