segunda-feira, 8 de março de 2021

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE CUSTO E DESPESA E A IMPORTÂNCIA DESSA SEPARAÇÃO NA SUA EMPRESA

Custos e Despesas embora financeiramente sejam bem parecidos, para o controle e a gestão do seu negócio são conceitos bem distintos e essenciais para a análise e a administração da saúde financeira da empresa. 

Realizar uma classificação de todos os gastos da organização é uma tarefa desafiadora e muitos empreendedores acabam deixando de fazer ou por escolha própria ou por desconhecimento desses termos e de toda sua importância.

Nesse artigo vamos te ajudar a entender tudo sobre custos e despesas, as classificações das saídas do caixa e como ter uma separação completa e eficiente de custos e despesas que vão contribuir para o sucesso do seu negócio.



Primeiramente temos que entender o conceito de gasto para iniciar a sua classificação.

O que são Gastos?

Gastos é o termo mais amplo e representa todas as saídas de valor financeiro da empresa. A partir dos gastos que poderemos classificar entre Custos, Despesas, Investimentos e as Movimentações Não Operacionais.

Há também alguns gastos que são inesperados e imprevisíveis e utilizamos a classificação de “Perdas” como, por exemplo, problemas com computadores, acidentes de trabalho, perca de produtos no estoque. São gastos que não trazem nenhum retorno para a empresa e devem ser evitadas ao máximo, porém sabemos que sempre haverá desperdícios e algumas perdas no decorrer das operações, por isso também devem ser categorizadas.

O que são os Custos?

Os custos são todos os gastos que estão diretamente relacionadas ao produto comercializado ou ao serviço prestado pela empresa. Em outras palavras são todos os gastos que estão vinculados a sua atividade fim.

Alguns exemplos para melhor compreensão dos custos são:

  • Custo de compra de mercadoria para revenda;
  • Gastos com matéria-prima;
  • Gastos gerais de fabricação;
  • Gastos com embalagens;
  • Gastos com logísticas;

O que são as Despesas?

As despesas são todos gastos relacionados à estrutura da empresa, são gastos direcionados para manter o seu funcionamento e não tem vinculo direto com o produto ou serviço gerado pelo negócio.

Alguns exemplos das despesas são:

  • Pagamentos de água, luz e internet;
  • Aluguel do espaço administrativo;
  • Gastos com marketing e publicidade;
  • Gastos com lanches para os funcionários;
  • Material de escritório;
  • Salários da equipe

Conceito de Fixo e Variável

Outra característica fundamental dos custos e as despesas é que podem variar de acordo com o aumento ou a diminuição da produção ou prestação de serviços.

Assim, quando os custos e as despesas variam de acordo com a quantidade produzida são chamadas de custos e despesas variáveis.

E quando esses gastos não variam com a produção, mantendo um valor mais ou menos o mesmo nos períodos são identificados como custos e despesas fixas.



Investimentos

Os investimentos são os gastos feitos pela empresa onde se esperam um retorno positivo, seja em receita, aumento da produtividade e vendas ou na imagem da organização.

São exemplos de Investimentos:

  • Aquisição de maquinário para aumento da produção;
  • Aquisição de um veículo para vendas;
  • Aquisição de um software para a gestão;
  • Aquisição de curso e treinamentos para a equipe.

Movimentações Não Operacionais

Aqui serão classificadas as movimentações positivas (entradas) e negativas (saídas) que não são relacionadas à atividade fim do negócio, não fazem parte das sua operações.

Alguns exemplos de movimentações não operacionais são:

  • Capitação e pagamentos de empréstimos;
  • Distribuição de lucros;
  • Pagamento de juros.

Qual a Importância da Separação?

A correta separação e classificação dos gastos são essenciais não apenas para sua identificação, mas também para ações chave da empresa, como por exemplo, a formação dos preços para os produtos e serviços.

Para efetuar a precificação dos produtos é fundamental o empreendedor ter em mãos os custos e as despesas envolvidas nas suas operações, sem isso irá deixar seus preços ao achismo ou de acordo com o mercado sem saber se estará tendo lucro ou prejuízo nas suas vendas.

O maior benefício de ter a classificação completa é para a geração dos relatórios financeiros para análise e para o planejamento financeiro do seu negócio.

Sem essas informações será impossível de se ter a visão da situação financeira da empresa, saber qual é a sua Margem de Contribuição ou o seu total de despesas em relação ao faturamento. Descobrir também quais aspectos estão abaixo do esperado e corrigir na sua gestão financeira, ou qual será o melhor caminho a seguir.

Todo o planejamento e crescimento do seu negócio dependem do entendimento desses conceitos e da realização dessa classificação dentro da organização.

Não realizar essa separação é contribuir para deixar sua empresa as cegas com sua saúde financeira e impedir todo esse potencial de informações que vimos no decorrer do artigo.

Não deixe para depois a começar a sua reestruturação dos gastos da sua empresa, conheça a CODESPA e descubra como poderemos te ajudar na sua jornada para sucesso.

 


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