segunda-feira, 8 de março de 2021

CONHEÇA O PLANO DE CONTAS! O PRIMEIRO PASSO PARA A GESTÃO FINANCEIRA DE SUCESSO

Muitas empresas ainda passam por dificuldades para a tomada de decisão ou apresentam uma falta de clareza em relação à organização dos seus resultados financeiros, simplesmente por não utilizarem um instrumento de extrema importância para sua gestão: o Plano de Contas.

Vamos explicar nesse artigo o que é o plano de contas, quais seus benefícios e tudo o que você empreendedor e empresário precisa saber para utilizar e aprimorar a gestão do seu negócio. 



O que é o Plano de Contas

O Plano de contas é o agrupamento de contas que representam todas as movimentações financeiras e econômicas das atividades operacionais da organização, essas contas podem seguir uma classificação com divisão por códigos, origem e sua utilização de lançamentos.

Essa ferramenta deve ser construída com muita atenção e carinho, pois a partir dessa padronização que será possível à geração das demonstrações contábeis, relatórios financeiros e o detalhamento mais profundo das operações da empresa.

Tipos de Contas e sua Estrutura

Existe uma separação das contas em analíticas e sintéticas, em resumo as contas Sintéticas são as contas com agrupamento maior de dados, resumem e facilitam a apresentação das contas para o gestor.

Um exemplo desse tipo de conta seria: Receita Total ou Despesa Total.

Já as contas Analíticas são os desdobramentos dessas contas sintéticas, apresentando um maior detalhamento por meio de contas e subcontas das movimentações.

Um exemplo como detalhamento das contas descritas acima para Receita pode utilizar a conta Receitas com produtos A e para Despesa a conta Despesa com telefonia.

Sua estrutura é organizada por níveis, e cada nível compondo um detalhamento a mais das contas e das informações.
Nesse exemplo temos uma classificação em 4 níveis sendo elas a Classe -> Grupo-> Subgrupo-> Conta.

 

1ª – CLASSE

    2º – GRUPO

        3º – SUBGRUPO

             4º – CONTA

O Plano de Contas Contábil

O Plano de Contas Contábil segue a normativa contábil, ele é elaborado conforme as regras previstas na lei nº 6.404/76. Esse modelo é o referencial utilizado na contabilidade da sua empresa, é um plano mais completo e complexo de contas, pois a partir dele será feita a elaborações das demonstrações contábeis e estruturada os dados para o fisco, um exemplo do SPED.

Sua organização é feita seguindo as Classes de

1.     ATIVO

2.     PASSIVO

3.     PATRIMÔNIO LÍQUIDO

4.     RECEITAS

5.     DESPESAS.

 

Exemplo da estrutura do Ativo seguindo as contas sintéticas e seus níveis representados pelas contas analíticas.

 

1 – ATIVO

   1.1 – CIRCULANTE

     1.1.1 - Disponível

      1.1.1.001 - Caixa

        1.1.1.002 – Banco Conta Movimento

 

O Plano de Contas Gerencial

Nosso foco de trabalho para a gestão financeira especializada é com o plano de contas Gerencial que ao contrario do contábil é possível ter uma maior flexibilidade na sua estrutura e seu objetivo é justamente se adaptar para os resultados e a fácil compreensão das movimentações financeiras, auxiliando você empresário nas tomadas de decisões e melhoraria do acompanhamento das operações de sua empresa.

Sua estrutura de contas está focada apenas no conceito gerencial, nas entradas e saídas e na elaboração de forma prática e efetiva do fluxo de caixa da empresa. Na contabilidade se mantem a utilização do plano de contas mais completo para o fisco.

Um modelo de Estrutura para o Plano de Contas Gerencial, por exemplo, seguiria os seguintes grupos de contas:

1.     RECEITAS

2.     CUSTOS VARIAVEIS

3.     DESPESAS FIXAS

4.     INVESTIMENTOS

5.     FINANCIAMENTOS


Cada uma dessas contas seguindo o seu detalhamento pelas contas analíticas.

Exemplo dos níveis de contas da classe de Receita:

1- RECEITA

  1.1 - Receitas de Vendas

      1.1.001 – Receita de venda produto “A”

      1.1.002 – Receita de venda produto “B”

  1.2 - Receitas de Serviços

      1.2.001 – Receita de serviço “A”

 

Gostou de compreender mais um pouco sobre o que é o plano de contas e no que ele pode proporcionar para a organização e eficiência da sua empresa?


Preparamos uma planilha com um exemplo completo de um Plano de Contas Gerencial totalmente gratuito para já começar e utilizar nas suas operações e otimizar cada vez mais seus processos.

Deseja aumentar seu lucro? Organizar de verdade as contas sua empresa? Conheça a Assessoria Financeira Especializada da CODESPA e se surpreenda com nosso trabalho!



CODESPA
🚀🚀🚀

Nenhum comentário:

Postar um comentário