segunda-feira, 8 de março de 2021

AS 5 PRINCIPAIS CAUSAS DO FRACASSO DAS PEQUENAS EMPRESAS

A alta taxa de mortalidade das empresas nos primeiros anos de vida é uma triste realidade no nosso país. 

Segundo uma pesquisa feita pelo SEBRAE cerca de 25% das organizações abertas não chegam a completar dois anos de vida e esse índice pode chegar a até 50% nas empresas com menos de quatro anos.

São vários motivos que levam essas empresas ao fracasso, mas dentre todos esses destacamos 5 principais razões para seu fechamento e nosso trabalho aqui é trazer para vocês com mais detalhes, ajudando todos as empresas a evitar se tornarem mais um número nessa estatística.

De forma bem direta o fracasso das empresas recém-abertas está fortemente ligado às falhas na Gestão Administrativa e na Gestão Financeira, essa que é hoje o maior motivo do fim do sonho de empreender dos brasileiros. Um dado interessante nessa pesquisa mostra que 69% declaram que abriram a empresa por oportunidade e 31% dos empreendedores no nosso país entraram nessa jornada por necessidade. Atenção redobrada para você empresário conhecer esses erros e garantir longa vida ao seu negócio.

Falta de Planejamento

Segunda a pesquisa do SEBRAE mais da metade dos donos das empresas cerca de 55% não elaboraram um plano de negócio. Documento esse que é primordial para qualquer organização, contemplando todos os pontos fundamentais sobre o negócio, todos os detalhes sobre o mercado, modelo de negócio, público alvo, levantamento dos aspectos financeiros, riscos e custo de oportunidade, em resumo, todo o levantamento de informações que a empresa e o empresário necessitam pra ter segurança e avaliar a viabilidade do empreendimento.

Nos primeiros meses de vida a empresa está no seu estado mais vulnerável e ainda sem nome no mercado, qualquer erro pode atrapalhar e muito o andamento das atividades da empresa, por isso é fundamental o empreendedor fazer uma análise completa da viabilidade e montar seu plano de negócio, garantindo maior estabilidade no começo dessa jornada.

Mistura de contas pessoais com as contas da empresa

Esse é um fator também de grande importância e já relacionando à gestão financeira, muitos empresários não seguem a regra de ouro e acabam pensando que o dinheiro da empresa são deles, mas na verdade o que estão fazendo é boicotando o próprio negócio. Isso pode gerar grandes dificuldades para o caixa e a gestão financeira da empresa.

Todo dono de empresa deve receber uma porcentagem fixa dependendo do lucro da empresa ou em muitos casos receber o seu salário conhecimento como pró-labore já definido e validado de acordo com o que a própria operação pode pagar, assim mantendo totalmente separado as contas do empresário e da empresa e sem comprometer com suas finanças.

Falha na gestão do Fluxo de caixa e Capital de Giro da empresa

Unido junto com essa falha na gestão financeira está outro grande fator que também acaba agravando a situação das empresas nos seus primeiros anos que é justamente a falta de capital de giro, muitas vezes ocasionadas pelo erro de planejamento e a falta de previsão do valor necessário para a empresa trabalhar e se manter ativa no dia a dia,

Recebimentos com prazos longos ou inadimplência dos clientes, a falta de cobrança e de controle da gestão de entradas e saídas são sinais dessa falha acaba deixando a empresa contra a parede sem caixa para trabalhar e conseguir reverter à situação.

Tenha consciência que o fluxo de caixa é extremamente importante no dia a dia e o capital de giro é sagrado para qualquer empresa para mante- lá funcionando no mercado.

Falta de Capacitação dos empresários

Outro fator que também merece ser destacado aqui é a falta de preparo dos empresários para tocar o negócio. De acordo com a pesquisa foi apontado que entre as empresas que fecharam as portas em até cinco anos, 58% dos responsáveis disseram ter experiência prévia ou conhecimento no ramo. Já entre os empreendimentos que se mantiveram em atividade, essa parcela aumenta para 72%.

Além desse conhecimento especifico do ramo do negócio o empresário deverá também procurar obter conhecimento das várias faces e setores da organização, não apenas em sua especialidade, mas também adquirir experiência em marketing, noções administrativas como controle de estoque, logística, pessoal e principalmente para área financeira.

Uma inovação no mercado hoje que está crescendo e dando um suporte para essas empresas é justamente a terceirização de alguns setores para equilibrar e deixar o empresário pronto para focar no core do seu negócio, deixando nas mãos de especialistas esse controle, um exemplo é a terceirização do financeiro conhecimento como BPO Financeiro.

As finanças nem sempre são amigáveis e em muitos casos vistas como algo desnecessário pelo empresário ou por falta de afinidade acabam sendo deixada de lado, contribuindo para o fracasso de toda empresa. Ter ao seu lado um especialista irá trazer confiança e segurança para você empreendedor manter em crescimento seu negócio.



Gestão Ineficiente da empresa

Em último lugar como um fator chave que contribui para as falências das empresas é justamente é a falha no gerenciamento do negócio, também aliada ao setor financeiro muitos empresários acabam trabalhando sem metas ou sem um planejamento, com precificação errada dos produtos, falta de investimentos em setores chave como o marketing e o relacionamento com o cliente, perca do foco para o futuro e para a inovação levam muitas empresas a ficarem sem rumo e fadadas ao fracasso.

De acordo com o estudo entre as empresas que se mantiveram ativos no mercado 34% apontam a gestão após a abertura como fator mais significativo para a sobrevivência.

Isso demonstra que ter um planejamento financeiro e organizacional antes e também depois da abertura da empresa garantem uma maior estabilidade e segurança para longevidade da empresa. 

Pode-se afirmar, então, que um dos maiores vilões e responsáveis pela mortalidade de empresas é a falta de importância e relevância que o planejamento administrativo e financeiro pode gerar para e empresa e temos que mudar com urgência essa cultura no ramo empresarial.

E então! Como anda os processos na sua empresa ou na empresa onde trabalha? Identificou algum fator que esteja acontecendo?

Deseja turbinar sua organização e sua gestão financeira?


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O FLUXO DE CAIXA IDEAL PARA SUA EMPRESA


Sabemos que umas das bases para o sucesso de uma empresa é a eficiência na gestão financeira. Ter o controle e organização das suas entradas/saídas, controle de vendas e dos pagamentos, contribuem para manter a empresa no rumo certo para seu crescimento.

O Fluxo de Caixa entra como seu maior aliado nessa jornada para o seu sucesso, ele é o mais importante relatório financeiro para as pequenas empresas, pois dará uma visão completa da situação financeira e te dará a possibilidade de identificar problemas ou encontrar soluções para melhorar sua operação e seu resultado.


Já teve a sensação de trabalhar o mês inteiro e não conseguir identificar o resultado?

Deseja saber como está a real situação da sua empresa e enxergar além dos números seu negócio?

Então este artigo é para você! Vamos explicar qual é a estrutura ideal para você montar o fluxo de caixa da sua empresa e mudar esse cenário.


O que é Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é um relatório gerencial que trabalha a relação das entradas e saídas da empresa, identificando toda a movimentação das suas atividades e chegando ao resultado final do caixa.

Ele pode ser estruturado e analisado semanalmente ou mensalmente, o mais comum é o fechamento mensal.

O grande potencial do fluxo de caixa é que ele pode além de trabalhar com informações passadas utilizar as informações em tempo real e permitindo até fazer projeções para um futuro próximo alertando ou preparando o empresário para o que possa vir.

Ele é regido também pelo Princípio de Caixa, também conhecido com regime de caixa.

Significa que, em se tratando de fluxo de caixa os registros e lançamentos serão tudo aquilo que realmente entrou e saiu das movimentações da empresa no período, ou seja, aquela venda que fechou ou mercadoria que comprou a prazo no dia em que efetivou essa negociação não vai aparecer no caixa da empresa e sim somente quando realmente receber do cliente ou pagar para o fornecedor, onde estará de fato entrando e saindo dinheiro da empresa.

O Principal objetivo do Fluxo de Caixa é saber para onde está indo e vindo o dinheiro da empresa.

Conceitos Importantes

Aqui vale lembrar que precisamos de alguns requisitos que sejam cumpridos para que a construção e analise do seu fluxo de caixa evidencie a realidade da sua empresa, imagine ter todo o trabalho para planejar e elaborar esse relatório e se tornar perdido por constar falta de informações ou dados que foram omitidos prejudicando a tomada de decisão.

Saldo Inicial

Primeiro passo é identificar o saldo inicial da empresa, ao começar o seu controle da gestão financeira de maneira correta é necessário saber quanto a empresa tem em dinheiro no inicio do período

Classificação das Contas

Segundo passo é compreender o plano de contas da sua empresa e classificar de forma corretas as suas movimentações.

É importante entender como é formada a estrutura da sua operação, e adaptar as contas e as categorias a cada tipo de organização.

Registro Completo

Registrar de maneira correta e com disciplina todas as movimentações da empresa.

Quando falamos de gestão financeira sólida e verdadeira, é necessário ter todo o controle dos registros da empresa, qualquer informação faltando ou distorcida já será um erro grave para o resultado final, essa é uma função de extrema importância que exige responsabilidade e disciplina para com a empresa.

Acompanhar os Lançamentos

Já temos o nosso saldo inicial, sabemos como classificar e qual conta lançar, já está registrado no nosso controle e agora a ultima parte é realizar o acompanhamento das movimentações e efetuar atualizações quando necessário. Um exemplo dessa atualização seria uma conta de agua ou luz que veio com valor mais alto que o estimado.




Qual a Sua Estrutura?

A estrutura ideal do fluxo de caixa para as micro e pequenas empresa é composto de 5 contas sintéticas que representam os totais das suas movimentações e 4 contas de resultado das operações. Vamos lá!!

1 – Receita de Vendas (+)

Corresponde a entrada de receitas de vendas e da prestação de serviços da empresa, tudo o que entrou de vendas será registrado aqui, detalhe que não é o total de vendas e sim todo o valor que entrou efetivamente no caixa oriundo das vendas.

2 – Custos Variáveis (-)

São todos os gastos relacionados diretamente ao seu produto ou serviço, se a quantidade de venda sobe o valor do seu custo variável também irá subir. Alguns exemplos são custos de mercadorias, comissões, taxa de venda de cartão.

= Margem de Contribuição

Demonstra a diferença do total recebidos das vendas menos os seus custos variáveis, esse é o valor que a empresa recebe para poder pagar as despesas fixas e gerar lucro.

3 – Despesas Fixas (-)

As despesas fixas são os gastos com a estrutura da organização, não são atrelados aos produtos ou serviços em si, a empresa pode vender muito ou não vender nada e esses custos ainda estarão lá com seus valores. Alguns exemplos disso são a luz, agua, aluguel, salários, etc.

= Lucro Operacional Antes dos Investimentos (LOAI)

Aqui é o Resultado Operacional da empresa antes de considerar os investimentos.

4 – Investimentos (-)

Os investimentos são gastos com a empresa em que se espera obter algum retorno. Alguns exemplos disso são as compras de maquinário, compra de veículo, software ou uma  consultoria e treinamentos para seus funcionários.

= Lucro Operacional

Aqui é a diferença das todas as receitas, menos os custos variáveis e as despesas fixas da organização, representa o resultado da Operação da Empresa. Atenção porque ainda não é o lucro final.

5 – Movimentações Não Operacionais (+/-)

Nessa etapa estarão incluídas todas as entradas e as saídas não operacionais da empresa, são contas que não fazem parte da atividade central da empresa.

Exemplo de entradas: capitalização dos sócios, captação de empréstimos, venda de equipamentos;

Exemplos da saída: pagamentos de empréstimos, distribuição de lucros, pagamentos de juros;

= Resultado Líquido

Finalmente o resultado final da empresa, é a diferença de todas as entradas e saídas da empresa, incluído os investimentos e as movimentações não operacionais.

Aqui que saberemos se a empresa está gerando lucro ou prejuízo e quais ações poderão tomar para ajustar isso.


Benefícios com o Fluxo de Caixa

A partir dessa estrutura montada do fluxo de caixa e mantendo os lançamentos corretamente podemos fazer o fechamento e verificar as informações que vamos obter com esse relatório

Identificar Gargalos ou Problemas na sua Estrutura

Ao analisar seu fluxo poderemos verificar como sua empresa está no momento, se obteve algum gasto muito alto, e como isso estará refletindo no lucro da organização, primeiro passo para resolver os gargalos é justamente descobrir onde estão e com o fluxo de caixa fica fácil encontra-los e elimina-los de uma vez por todas.

Melhor tomada de decisão

Nessa estrutura fica fácil de verificar como estão as atividades de cada organização, todas as contas organizadas e os valores condizendo com a realidade, assim o empresário poderá tomar suas decisões com confiança e mais segurança em todo o processo.

Planejamento e Avaliação

Outra função essencial do fluxo de caixa é justamente sua capacidade de comparação e evolução entre períodos.

A Criação de Metas e Indicadores são de extrema importância para posicionar e acompanhar como está o crescimento da empresa e direcionar para o caminho certo, ou até mudar as estratégias de acordo com os resultados e o planejamento da organização.

Compreendeu um pouco como essa ferramenta é indispensável para qualquer negócio?

Ter um controle de todas as movimentações financeiras e trabalhar essas informações dentro de uma estrutura simples, prática e muito poderosa é o que vai garantir maior lucratividade e crescimento para sua empresa.

Deseja conhecer mais sobre Gestão Financeira? Quer aumentar os seus lucros? Venha conhecer a CODESPA e nossa Assessoria Financeira Especializada! Como podemos te ajudar hoje?!

 

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OS 6 PILARES DA GESTÃO FINANCEIRA DE SUCESSO


Todos nós sabemos que ter um controle financeiro eficiente e eficaz nas organizações não é uma tarefa fácil, hoje em dia os empreendedores e empresários estão se tornando cada vez mais profissionais multitarefas, o que pode acabar dando menos atenção e importância para gestão financeira do seu negócio trazendo riscos e complicações no longo prazo.

Todas as operações e atividades diárias estão diretamente ou indiretamente ligadas ao setor financeiro, ele quem consegue ditar o rumo da organização e direcionar o melhor caminho a se seguir. Ter o domínio das finanças da sua empresa é o que vai garantir o sucesso e a continuidade para qualquer tipo de organização, isso é mais evidente para as micro e pequenas empresas.

A Terceirização do setor financeiro por uma empresa especializada e de confiança também está sendo uma alternativa muito lucrativa e vantajosa para as pequenas empresas, conseguindo alinhar com profissionais especializados as melhores decisões a tomar junto ao empresário e seus objetivos.

Para te ajudar a organizar a casa e sair na frente para aumentar seus resultados no mercado, esse artigo vai tratar dos 6 pilares essenciais para conquistar uma Gestão Financeira completa e eficaz para seu negócio.


1º PASSO - A SEPARAÇÃO DAS FINANÇAS
Muitos empresários acabam quebrando todo esse conceito por pensar que o dinheiro da empresa e o dele são os mesmos. Isso é  bem perigoso para a saúde financeiro da organização, pois o empresário perde o controle e acaba muitas vezes gastando mais que a empresa consegue suportar e nem percebe que está prejudicando o próprio negócio com essa atitude.

O primeiro passo para organizar a gestão financeira é compreender que são duas coisas diferentes e devem ser separadas, iniciando pelas contas bancárias uma para a empresa e outra pessoal do empresário.

Próxima etapa é o empresário definir o seu pró labore, mas o que é esse pró labore?
Em resumo podemos dizer que é o salário do empreendedor na empresa, reflete ao trabalho efetuado nas operações diárias, ele deve ser calculado de acordo com a média salarial do mercado e analisado com o quanto a empresa poderá pagar sem prejudicar suas atividades.

O empresário compreendendo esse conceito e definindo seu pró labore, ajustando suas finanças pessoais de acordo com esse valor conseguirá equilíbrio na vida financeira pessoal e na saúde financeira do seu negócio.


2º PASSO - O CONTROLE FINANCEIRO
Muitas empresas falham nesse pilar por falta de possuir um controle nas suas entradas e saídas ou por processos mal definidos. Se uma empresa não consegue controlar de forma completa suas informações e seus registros financeiros terão informações erradas em relação a sua situação, e informações erradas levaram a decisões erradas que levaram a resultados catastróficos.

Aqui o objetivo é organizar uma rotina de registros e controle das movimentações financeiras de acordo com a organização de cada empresa. Iniciando pelo mapeamento dos processos e definindo qual sistema ou programa será o ideal para se conseguir esse controle, após isso será definido os centros de custos e o plano de contas, ferramenta essencial para a geração de relatórios e análises financeiras.

Manter um processo sólido e em constante atualização dos lançamentos e registros financeiros irá garantir maior segurança e confiabilidade das informações para o gestor e o empresário.


3º PASSO - ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Nesse pilar será tratado a análises dos números trabalhados no pilar anterior, saber interpretar o que os números estão dizendo é o próximo para o sucesso da implantação da sua gestão financeira.

Temos dois demonstrativos que são importantíssimos para essa análise, o Fluxo de Caixa e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

A análise do Fluxo de Caixa é possível compreender como estão as entradas x as saídas da empresa em determinado período assim como a evolução dos saldos das suas contas. Saber qual produto está com aumento de vendas, qual despesa está muito alta e com isso direcionar um trabalho corretivo em cima dessa informação. É possível também saber a liquidez de caixa da empresa e já conseguir projetar novos recebimentos e programar os pagamentos futuros que irão chegar para a organização.

Já com a DRE será possível ter um raio-X do resultado operacional da empresa, conhecer como estão alguns indicadores financeiros como a margem de contribuição, calcular o ponto de equilíbrio, a necessidade de capital na empresa, seu resultado operacional e finalmente o seu resultado líquido que será lucro ou prejuízo.

Desenvolver essa rotina periódica de análise nos permitirá acompanhar a evolução da empresa e iniciar com seu planejamento financeiro.


4º PASSO - PRECIFICAÇÃO
A sua empresa poderá aumentar cada vez mais as vendas e as promoções para seus clientes, mas se não souber construir o preço certo para seus produtos, estará dando um tiro no pé.

A precificação é outro pilar de extrema importância para qualquer empresa, elaborar os preços dos produtos com base nos números e com um calculo sério é o caminho mais seguro para continuar com seu crescimento. Muitas empresas acabam precificando por achismos ou de acordo com o mercado sem olhar para os próprios valores de operações e muitas vezes fecham uma venda achando que lucraram, mas na verdade saíram no prejuízo.

Para evitar esse cenário vamos passar algumas ações para construir o seu preço de venda ideal. Primeiro passo é identificar os custos variáveis da sua empresa, que são aqueles atrelados a seu produto ou serviço. Outro fator é calcular as despesas fixas da empresa que são os seus valores para manter a estrutura do seu negócio e finalmente a porcentagem de lucro que se deseja ter com a venda ao cliente.

Identificando essas informações podemos construir o nosso preço de venda utilizando um instrumento conhecido como Taxa de Marcação (Mark-up), esse calculo ira gerar uma taxa que ira multiplicar ao seu preço de compra ou preço de custo do seu serviço, apresentando o seu valor de venda final.


5º PASSO - ESTRATÉGIA FINANCEIRA
Próximo passo para construir a gestão financeira do seu negócio e o que vai garantir maior segurança no longo prazo é a construção de um planejamento financeiro e sua avaliação.

Duas ferramentas que podem ajudar nesse planejamento é a projeção do fluxo de caixa e a elaboração de um orçamento empresarial

Por meio do Fluxo de caixa da sua empresa conseguiremos construir uma projeção tanto dos recebimentos quanto das obrigações da organização, seja ele de curto ou médio prazo. Será possível identificar qual período terá pouco dinheiro em caixa na empresa antecipando uma reserva ou uma ação de financiamento, ou analisar quando estará entrando uma quantidade maior de dinheiro no caixa que poderá ser direcionada para algum investimento ou ação, proporcionando mais segurança e capacidade da empresa prosseguir sem sustos suas atividades.

O orçamento empresarial trabalha com dados passadas e por meio dele é construído uma projeção dos setores da organização, mais comum sendo utilizado um período de 1 ano. Assim será possível a criação de indicadores e metas de avaliação do desempenho da empresa durante esse período.

O planejamento Financeiro amplia a visão da empresa e a mantém sempre no rumo certo de se seguir.


6º PASSO - ESTABILIDADE E RESERVA FINANCEIRA
Esse pilar virá com o resultado da implantação e ações de todos os pilares anteriores, a construção da sua reserva financeira da organização e consequentemente a sua estabilidade no mercado.

Uma certeza que temos é que sempre haverá uma crise ou algo inesperado que poderá acontecer na sua empresa ou no mercado, a pandemia que hoje vivemos é o melhor exemplo disso.

E para a empresa ter e construir uma reserva financeira é o que vai garantir a sua continuidade quando esse momento inesperado chegar. Por mais que seja importante, muitas empresas não constroem as suas reservas e quando caem em uma crise acabam se endividando com financiamentos ou até fecham por não conseguirem se sustentar.

A maior dica para a construção da sua reserva e manter um programa de direcionamento dos lucros da empresa, um exemplo seria uma parte para reinvestir na organização outra justamente para essa reserva e outra para a distribuição aos sócios.

Vale lembrar que o valor dessa reserva vai depender do porte da empresa e do cálculo do valor para a empresa se manter por pelo menos uns 6 meses com o essencial.




A gestão financeira de sucesso reflete a utilização de todos esses pilares. É um processo que toda a empresa deve passar se quiser prosperar no seu mercado.

Aqui no CODESPA damos todo suporte e ajudamos a trabalhar todos esses pilares e promover o crescimento da sua empresa e de seu sonho.


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VANTAGENS DA ASSESSORIA FINANCEIRA PARA SEU NEGÓCIO

A princípio você pode estranhar, mas é fato que esse modelo de trabalho está já no mercado há algum tempo e vem ganhando força a cada dia. E ao contrário que muitas pessoas pensam a assessoria financeira especializada já é uma realidade não só para grandes empresas, mas para muitas micro e pequenas empresas também, prestadores de serviços e profissionais autônomos.

Todos já estão revolucionando seus negócios com essa nova atividade e nosso objetivo aqui é justamente te trazer as principais vantagens para seu negócio e te permitir conhecer mais profundamente esse trabalho e sair na frente perante os concorrentes.

Mas o que é esse tal de BPO Financeiro?
A sigla vem do inglês e significa Business Process Outsourcing que traduzindo para o português é a terceirização de um processo de negócio, nesse caso é a contratação de uma empresa para realizar a gestão financeira da sua organização.

Esse modelo de terceirização está ajudando cada vez mais as pequenas empresas a se organizarem financeiramente, melhorando a vida do empresário dando a ele mais segurança, confiança e lucratividade.

Para quem esse serviço é Ideal?
Essa assessoria financeira especializada é ideal para dois tipos de empresas e empreendedores.

Primeiro para aquela empresa que não possui um controle e uma gestão financeira completa, ou o empresário que não se sente confortável perante tantos números e deseja ter uma solução para tirar essa função de si mesmo e manter a mais alta qualidade.

Quando a empresa não constrói uma gestão financeira eficaz acaba perdendo dinheiro e tempo, prejudicando muito a continuidade do sonho de empreender. Um exemplo disso são perdas como multas por atrasos ou informações fora do prazo e muitas vezes distorcidas.

Você empresário já chegou ao final do mês com tantas vendas e trabalho duro e não viu a cor do dinheiro? Sem saber para onde foi??
E também esse serviço se encaixa perfeitamente para aquele empresário que já faz a gestão financeira da sua empresa, mas sente que isso acaba ocupando muito o seu tempo, onde acaba deixando de lado as outras áreas que necessitam de um foco maior como as vendas, o marketing e as negociações para trazer mais clientes e crescimento para organização.

A assessoria financeira trabalha com informações em tempo real, com foco para o futuro e o crescimento das organizações.




Organização e Processo
Ao iniciar com esse serviço a gestão financeira será atualizada e organizada com a criação de processos e rotinas para que tudo flua de maneira correta sem perdas de informações.

Deixando toda a organização mais flexível e com dados em tempo real para o empreendedor, garantindo maior segurança e comprometimento com a melhoria continua desses processos sempre buscando maior inovação com a tecnologia.

Produtividade e Tempo
Aqui entra talvez a melhor vantagem para o empresário, que é o ganho com o tempo que demanda pra essa atividade.

Com a assessoria financeira especializada o empresário terá todas as informações atualizadas sobre suas finanças alinhadas à confiança e segurança desses dados, terá clareza sobre quais decisões tomar e qual caminho seguir para aumentar o lucro da organização.

Sem falar do tempo para se dedicar para a atividade core do seu negócio, buscar novos clientes e novas oportunidades sabendo que a gestão financeira da sua empresa estará completa e crescendo junto com ele.

Redução dos Custos
Outro aspecto que vai trazer benefícios para a empresa com esse trabalho é a redução dos custos e despesas relacionadas ao financeiro e ao departamento de pessoal.

Custo com funcionário especializado, alta demanda de conhecimento e busca por qualificações, férias, décimo terceiro, sem falar das despesas com a estrutura operacional, computadores, mobiliário, todos esses gastos poderão ser evitados ao contratar o BPO Financeiro que irá trazer além dessa economia a busca continua de processos para reduzir sempre as despesas da organização e aumentar seu lucro. 

Especialização das Finanças
A última vantagem que vamos citar aqui é mais um benefício para você empresário compreender o seu potencial de crescimento. Depois de organizado todos os processos e os controles para a gestão financeira, garantido a visão completa das finanças da empresa sendo realizadas junto a profissionais capacitados começa o grande diferencial da assessoria financeira especializada.

A partir da instalação desse serviço começa o acompanhamento e a consultoria financeira, a criação de metas e indicadores financeiros desenvolvidos com base nos números e objetivo da sua organização.

A chave para o sucesso é planejar para o futuro, tomar as melhores decisões em tempos de crises e ter junto a você não apenas um serviço de finanças mas sim um parceiro comprometido para o crescimento e sucesso do seu negocio.

Bem, espero ter ajudado a compreender melhor sobre o que é o BPO Financeiro e como ele pode mudar para melhor a vida da sua empresa.

Clique na imagem abaixo e conheça um pouco mais sobre nosso serviço de BPO Financeiro. 

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ENTENDA O QUE É A GESTÃO FINANCEIRA E O SEU PAPEL NO SUCESSO DAS EMPRESAS


Gestão financeira é o conjunto de processos e ações que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras dentro da empresa. Seu objetivo principal é o de maximizar os resultados, trabalhando com toda a movimentação de entradas e saídas, investimentos, despesas, empréstimos, e todos os aspectos financeiros presentes no dia a dia. 

É por meio dela que se consegue prever cenários, conhecer a saúde financeira da empresa, e qual o melhor rumo tomar para o futuro.


Mas é realmente importante ter uma boa gestão financeira na empresa?
Um fato que todos conhecem é que o principal fator de dificuldade e até o fechamento de empresas está relacionado à falta ou a ineficiência do controle financeiro nas organizações.

Você empreendedor se fosse questionado hoje, saberia dizer como anda as finanças da sua empresa?

Ou melhor, como estão os indicadores financeiros da sua empresa?

Qual valor ainda tem para receber de seus clientes?

Se existe uma hesitação para responder essas perguntas, já é um sinal para ter atenção e rever seus processos, pois a saúde financeira da sua empresa é de extrema importância.

Todos os departamentos de uma empresa gira em torno e dependem da boa gestão financeira. Se você não conhecer seus números você não conhece seu negócio.

Agora que sabemos a importância desse tema no seu negócio vamos para as principais atividades e funções que o setor financeiro exerce nas organizações.

1-Controle do fluxo de caixa
O controle do fluxo de caixa engloba sem exceções todas as entradas e as saídas da sua empresa, deve ser registrado cada centavo que se movimenta, nos permitindo saber para onde está indo e vindo o dinheiro da sua empresa.

Com o Fluxo do Caixa se permite ter uma visão de como a empresa está se movimentando financeiramente, suas principais despesas e quais dos seus produtos estão dando melhor retorno de vendas por exemplo.

2-Contas a pagar/receber
Outra função chave para a uma gestão financeira de sucesso em qualquer organização é o controle e monitoramento das contas e valores que a empresa tem para receber de seus clientes e a pagar para seus fornecedores.

A partir dessa atividade a empresa consegue prever novas entradas de capital e também efetuar a programação de suas obrigações, evitando despesas desnecessárias com multas por atraso e até ganhando com bônus por antecipação de pagamentos.

3-Crédito e cobrança
Seguindo o controle das contas a receber e a pagar, outra função muito importante para a saúde financeira da empresa é a análise de crédito para seus clientes e a criação de um procedimento de cobrança e acompanhamento de suas vendas. 

Muitas empresas quebram ou deixam chegar numa posição muito difícil em relação à inadimplência, com altos índices da falta de recebimentos e a má gestão de prazos e renegociação com seus clientes.

4-Contabilidade
A função da contabilidade na empresa é controlar e acompanhar sua evolução econômica. Aqui diferente do controle do caixa é trabalhada em cima da visão por competência, onde são registradas os fatos contábeis, efetuando a apuração de impostos e emissões de guias e obrigações para o governo assim como a elaboração dos demonstrativos contábeis.

Essa atividade possui a necessidade de um contador de confiança ou de um escritório para ajudar nesses processos para sua empresa.



5-Investimento e financiamento
Nessa atividade a empresa analisa e calcula o retorno dos investimentos que está construindo, assim como a necessidade e qual a melhor opção para a captação de novos recursos para as operações do dia a dia. 

Tendo esse controle se evita perder dinheiro em investimentos que não terão um bom retorno para a empresa e obter os melhores financiamentos, economizando com taxas.

6-Análise e planejamento financeiro
Dentre todas as funções e atividades da gestão financeira essa é a mais importante e a qual vai garantir um caminho seguro e progressivo para seu negócio.




Analisar os controles financeiros da organização, trabalhar com indicadores de metas e construir um planejamento completo proporciona para a empresa um norte para seguir e conquistar o sucesso dentro desse mercado tanto competidor e desafiador.

Esse planejamento pode também ser dividido em dois aspectos:
- análise e construção de metas e avaliações de curto prazo com foco no operacional
- visão para longo prazo englobando a estratégica da empresa, como futuros investimentos ou metas, direcionando a empresa e definindo aonde ela quer chegar e como vai chegar.

Bem, agora que compreendemos o quanto é essencial ter uma gestão financeira eficaz e segura na sua empresa, sabemos que demanda um investimento de tempo, mão de obra e de valor nesse setor na sua empresa. 

Temos uma solução inovadora que vai dar a você empreendedor e empresário toda a confiança e o controle das suas finanças para continuar crescendo no caminho certo para o  sucesso.

Essa inovação é a GESTÃO FINANCEIRA ESPECIALIZADA da Codespa. Você terá todo o acompanhamento e a terceirização dessas funções diárias para seu negócio além da parceria e construção do planejamento financeiro para o longo prazo!

Baixe nosso e-book e veja como implantar uma gestão financeira eficiente em sua empresa.


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sexta-feira, 27 de novembro de 2020

RECEITA CONFIRMA QUE NÃO HAVERÁ EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL

Em nota, Receita afirma que mesmo com a suspensão da exclusão do Simples, a cobrança dos débitos continua normalmente.

Devido a crise provocada pela pandemia de coronavírus, a Receita Federal havia informado, em julho, que micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não seriam excluídas do regime especial em 2020.

Na época, o Fisco atendeu um pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e decidiu suspender o processo de notificação e de expulsão do regime como forma de ajudar os pequenos negócios.

Contudo, diversas empresas receberam intimações de cobranças relativas a débitos de 2020.
A Receita Federal informou que a suspensão da exclusão está mantida.

“Neste ano, excepcionalmente, não haverá a exclusão do Simples Nacional por dívidas. Entretanto, a cobrança dos débitos continua normalmente com a emissão dos avisos de cobrança”, afirmou o Órgão.

Exclusão do Simples Nacional
Em 2019, mais de 730 mil empresas foram notificadas para exclusão do Simples por débitos tributários. Desse total, cerca de 224 mil quitaram os débitos e 506 mil empresas acabaram excluídas do regime.

De acordo com o Sebrae, a manutenção das empresas no Simples Nacional, regime que unifica a cobrança de tributos federais, estaduais e municipais num único boleto, representa uma ação importante para impulsionar a recuperação dos negócios de menor porte, que tiveram prejuízos com a paralisação das atividades.


Fonte: Portal Contábeis



domingo, 15 de novembro de 2020

GOVERNO: 13o.DE QUEM TEVE SALÁRIO REDUZIDO DEVE SER INTEGRAL

 A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho enviou uma consulta à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), responsável pelos pareceres jurídicos do Ministério da Economia, sobre como deve ser feito o pagamento do 13º salário a trabalhadores que tiveram jornada e salários reduzidos durante a calamidade provocada pela pandemia da covid-19.

O entendimento da equipe econômica é que o 13º deve ser calculado sobre o salário integral, sem a redução. Mas, como a lei que criou a gratificação natalina prevê que a base é o salário de dezembro, há o temor de que empresas com acordos em vigor no último mês do ano acabem pagando um valor menor, ou ainda, num caso extremo, que empregadores façam novos acordos apenas com o propósito de reduzir o 13º.

O governo também quer evitar interpretações "alternativas" de que o valor do 13º deveria ser uma "média" do recebido no ano, lógica que só vale para funcionários que recebem por comissão.

Até 25 de setembro, o governo registrou a realização de 10,2 milhões de acordos de redução de jornada e salário - daí a importância de garantir a segurança jurídica para esses trabalhadores e seus empregadores.

Na avaliação da área econômica, a lei que criou o programa emergencial para manutenção de empregos na crise da covid-19 é uma "legislação específica de crise" e não deve interferir em direitos perenes dos trabalhadores. A própria Constituição coloca como direito o "décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria".


SUSPENSÃO DE CONTRATO
Outros 8 milhões de acordos foram de suspensão de contrato. Nesses casos, o entendimento dos técnicos é que vale a mesma regra do lay-off: o valor em si é calculado sobre o salário integral, mas os meses não trabalhados são descontados. Ou seja, uma pessoa que teve o contrato suspenso por quatro meses, por exemplo, receberá apenas dois terços do salário como 13º (o equivalente a 8 dos 12 meses). Acordos coletivos até podem prever regras específicas para o 13º, desde que mais vantajosas para o trabalhador.

A ideia da consulta surgiu na esteira das dúvidas dos próprios empregadores e trabalhadores. A avaliação técnica é que o mais apropriado seria que os empregadores consultassem a própria Justiça do Trabalho sobre o tema. Mas ao mesmo tempo o governo quis evitar o risco de que a incógnita acabe virando uma dor de cabeça no fim do ano, quando a gratificação precisará ser paga.

Oficialmente, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho diz apenas que a lei que criou o programa emergencial "não alterou a forma de cálculo de qualquer verba trabalhista prevista na legislação ordinária". O órgão diz ainda que a legislação estabeleceu critérios apenas para o benefício emergencial (compensação paga pelo governo ao trabalhador que aceitou o acordo), "não abrangendo o 13º".

A Secretaria esclareceu ainda que os acordos "podem estabelecer um grande número de possibilidades diante do caso concreto". "Assim, cada caso pode ser diferente a depender do acordado", diz o órgão.