terça-feira, 27 de abril de 2021

O QUE SÃO OS CICLOS DA SUA EMPRESA E PORQUE SÃO IMPORTANTES!

Manter uma boa saúde financeira do seu negócio não é uma tarefa fácil, as empresas estão constantemente enfrentando desafios internos de planejamento e controle e também estão abertas para fatores externos como decisões governamentais, concorrentes, sazonalidade, entre outros.



Construir um forte planejamento e conhecer os ciclos do seu negócio é um forte aliado para manter a empresa crescendo e sempre com dinheiro em caixa para não correr apuros. Muitas empresas acabam entrando em situações difíceis por acabarem sem dinheiro para suportar suas atividades pelo fato de não dominarem os ciclos da sua empresa.

Esses ciclos são conhecidos como:

  • Ciclo Econômico
  • Ciclo Operacional
  • Ciclo Financeiro

Cada um deles estão interligados e juntos darão uma visão do tempo gasto para desenvolver as atividades relacionadas a todos os seus processos, desde a compra e estocagem da matéria-prima até o recebimento do lucro obtido a partir dessas vendas. Vamos conhecê-los e descobrir como podem ajudar no planejamento financeiro do seu negócio.

O Ciclo Econômico

O Ciclo Econômico também chamado de PME (Prazo médio de Estocagem) se refere ao tempo médio em que a empresa leva pra vender um produto ou serviço, ou seja, é o tempo em que leva desde quando o produto é adquirido e armazenado em estoque até quando é feita venda desse produto ou serviço.

Esse indicador representa o tempo em que o produto ou serviço fica na empresa e é a primeira etapa para a formação do Ciclo Operacional e Financeiro.

Sua fórmula é simples e representada por:

Ciclo Econômico = Prazo Médio de Estocagem (PME)

Para nosso exemplo utilizaremos o Prazo Médio de Estocagem = 45 dias.

O Ciclo Operacional

O Ciclo Operacional é conceituado como o indicador que abrange toda a execução das atividades da empresa, ou seja, abrange o tempo desde a aquisição dos produtos e matéria prima até o recebimento pelas vendas.

Para a sua formação são utilizados dois dados a seguir:

  • Prazo Médio de Estocagem (PME): tempo médio de armazenamento de produtos ou matéria prima no estoque, também conhecido como Ciclo Econômico.
  • Prazo Médio de recebimento (PMR): Tempo médio entre a realização da venda e a entrada desses valores no caixa.

Sua fórmula é a seguinte:

Ciclo Operacional = PME (Prazo Médio Estocagem) + PMR (Prazo Médio Recebimento)

O melhor caso é a empresa obter um Ciclo Operacional Curto, pois como esse indicador trabalha com estocagem, representa que a empresa está comprando, vendendo seus produtos e recebendo por eles assim gerando lucro e sustentando de forma efetiva as suas atividades.

Continuando com nosso exemplo a nossa empresa apresenta o Prazo Médio de Estocagem (PME) de 45 dias e um Prazo Médio de Recebimento (PMR) de 35 dias, assim teremos:

Ciclo Operacional = 45 + 35 = 80 dias.

Com esse indicador a empresa leva cerca de 80 dias para realizar toda a sua operação de compra, produção, venda e recebimento.

O Ciclo Financeiro

O Ciclo Financeiro refere- se ao tempo em que se é feito o pagamento da matéria prima ou produto até o prazo quando é realizado o recebimento pelas vendas, corresponde a toda movimentação financeira do dinheiro até seu caminho final.

Para efetuar seu cálculo é utilizado outro dado muito importante da gestão financeira:

  • Prazo Médio de Pagamento aos Fornecedores (PMP): Tempo médio para o pagamento aos fornecedores.

Sua fórmula é a seguinte:

Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional – PMP (Prazo médio de pagamento aos Fornecedores)

Analisando esse indicador podemos ver que quanto maior for o prazo do fornecedor e menor o prazo de recebimento do cliente, mais dinheiro a empresa terá disponível em caixa, deixando a empresa com menor risco de necessidade de optar para suporte financeiro, bem como os juros e outros encargos.

Exemplo se o Cálculo do Ciclo Operacional da empresa ficou em 80 dias e o prazo médio para pagamentos aos fornecedores está em 35 dias, o Ciclo Financeiro será:

Ciclo Financeiro = 80 – 35 = 45 dias.

Os ciclos Financeiros e Operacionais estão interligados e juntos fornecem informações valiosas de toda a estrutura operacional da organização.

Nossa Empresa agora já possui seus ciclos formados e poderá fazer o acompanhamento deles para turbinar a sua gestão financeira.

  • PME = 45 dias
  • PMR = 35 dias
  • PMP = 35 dias
  • Ciclo Operacional = 80 dias
  • Ciclo Financeiro = 45 dias

De acordo com o seu ciclo operacional a empresa conseguir girar sua operação com compra, estocagem, venda e recebimento aproximadamente 4,5 vezes durante o ano.



Importância do Ciclo Operacional e Financeiro

Conhecer bens esses indicadores e fazer o acompanhamento são essenciais para qualquer empresa manter seu fluxo de caixa cheio e seguro de situações inesperadas. Uns dos principais motivos quando a empresa trabalha o período todo e acaba sem recursos no caixa é justamente pela falta de sincronia do ciclo operacional com o financeiro, um exemplo é quando a empresa compra dos fornecedores com prazo curto e efetua suas vendas com prazo longo para seus clientes, logo não irá suportar as contas chegando e nada de dinheiro entrando.

Tendo consciência desses indicadores a empresa poderá tomar certas atitudes para contornar a situação sempre que necessário, e estar em constante melhoria na sua gestão financeira.

·     Negociar novos prazos com seus Fornecedores

     Conseguir prolongar os prazos com seus fornecedores é uma estratégia muito eficiente em situações onde as obrigações com os fornecedores estão chegando e a empresa encontra-se sem caixa.

      Antecipar Recebimento de Clientes

·    Outra possibilidade que a empresa pode optar é estimular o recebimento de seus clientes, um exemplo é utilizando descontos promocionais ou premiações para clientes Premium que efetuem seus pagamentos antecipadamente.

·    Monitoramento Futuro

      Manter em constante análise o seu ciclo Operacional e Financeiro, para evitar surpresas e construir uma análise futura identificando situações que podem ou não atrapalhar o caixa nas suas operações.

 

Identificar os ciclos da organização são peças fundamentais para uma gestão financeira efetiva e completa. 

Você empresário conhece quais são os Ciclos do seu negócio? Quer se proteger contra surpresas no fluxo de caixa da sua empresa?

Venha conhecer a Codespa e a nossa Assessoria Financeira Especializada, descubra como poderemos ajudar a sua jornada sem de olho no seu sucesso!

CODESPA
🚀🚀🚀

Nenhum comentário:

Postar um comentário