terça-feira, 27 de abril de 2021

APRENDA A LIDAR COM A INADIMPLÊNCIA DE SEUS CLIENTES

Você já ouvir aquela frase “o cliente sempre está certo?” Não é segredo que nosso mercado está cada dia mais competitivo e quem faz sua empresa vender e gerar os resultados são os clientes, sem eles nenhuma organização sobrevive. Sabemos da importância de cultivar um bom relacionamento com todos os clientes e evitar perdê-los a todo custo, mas e se são eles que estão te prejudicando ao invés de fazer seu negócio crescer?

Quando o cliente deixa de atendar uma obrigação ou pagamento para um empresa em relação a compra ou serviço prestado está sendo inadimplente e infelizmente no mercado isso não é uma novidade.

De acordo com um estudo realizado, cerca de 60% da população do nosso país está de alguma forma endividada.

Com o aumento da inadimplência no mercado isso acaba afetando diretamente o caixa da sua empresa, contar com recebimentos importantes para seu fechamento que não vão acontecer, e na pior hipótese deixar seu caixa negativo necessitando de crédito e financiamento para contornar a situação.

Esse é um tema muito importante e deve ser tratado da maneira correta para evitar entrar em uma alta inadimplência com seus clientes e até perdê-los pela abordagem e processos incorretos.

Nesse artigo vamos mostrar como lidar da melhor forma com a inadimplência e como podemos evitar que isso aconteça no seu negócio.



O cliente e a Inadimplência

O cliente já fica inadimplente a partir do dia seguinte após o vencimento do seu débito, mas como costume o ideal esperar 30 dais para tomar medidas mais firmes, como por exemplo, a cobrança judicial e deixar chegar nesse ponto inevitavelmente a empresa perderá o relacionamento com esse cliente.

O objetivo aqui é saber agir dentro desse prazo de 30 dias com processos e medidas equilibradas para que se consiga aprofundar esse relacionamento e finalizar a inadimplência da maneira correta.

Outro detalhe extremamente importante é que o cliente jamais deverá ser constrangido em ações de cobrança. Está descrito no Código de Defesa do Consumidor no seu art. 42:

“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.”

O objetivo será construir um plano de ações e processos para evitar que essa situação aconteça novamente e acabar com as ainda existentes.




Como lidar com Clientes Inadimplentes

Saber tratar com a inadimplência no dia a dia vai fazer com que a empresa preserve seus relacionamentos e também sua reputação diante do mercado.

Temos algumas ações e estratégias para dominar essa situação.

1º Cadastro e a Pré-Análise

Esse é o primeiro passo e deve ser realizado para todos os clientes, manter um cadastro completo com todas as informações atualizadas, realizar uma análise prévia do CPF e elaborar um perfil de consumidor são ações que vão blindar a sua empresa prevenindo contra possíveis clientes inadimplentes que terão chance de causar essa situação num futuro próximo.

2º Crie Mecanismos para Bons Pagadores

Uma dica poderosa para evitar ainda mais que aconteça a falta de recebimento por partes dos clientes é a empresa desenvolver uma política de descontos ou brindes para aqueles clientes que realizam os pagamentos com certa antecedência.

Assim você valoriza bons pagadores e poderá ganhar uma vantagem competitiva cirando, por exemplo, um grupo exclusivo ou um programa de fidelidade para esses tipos de clientes.

3º Analise antes de Agir

Assim que identificar clientes que estão inadimplentes o correto é realizar uma análise no histórico desse cliente na sua empresa, como é esse cliente para seu negócio? Ele é um cliente importante e qual será a melhor abordagem a se utilizar?

Realizando essa etapa se evita perder o relacionamento com algum cliente que seja bom para seu negócio por problemas momentâneos que podem ser resolvidos de outra maneira.

4º Crie um Processo Organizado

Sabemos que o período de ação para com o cliente é dentro dos primeiros 30 dias a partir do vencimento de seu débito, e nessa parte o objetivo é desenvolver um cronograma de ações para ser realizadas dentro desse prazo.

Utilize Lembretes de Atraso

Hoje as informações estão cada vez mais rápidas e em um volume cada vez maior, o esquecimento de algum pagamento na sua data pode chegar a acontecer e saber usar os lembretes é uma ferramenta essencial para lidar com a inadimplência. Ter programado lembretes de aviso para enviar para seus clientes antes vencer o débito e também depois do prazo quebra essa possibilidade de esquecimento.

 Faça Uso da Tecnologia

Outro ponto que vai te ajudar e muito a se organizar é a utilização da tecnologia a seu favor, utilizar um sistema de relacionamento com os clientes conhecido com CRM (Customer Relationship Management) ou até um controle de contatos e envios de lembretes, avisos de atraso por e-mail ou via whatsapp já vai garantir uma maior eficiente e agilidade em diminuir a inadimplência.

Seja Proativo ao Contatar o Cliente

É essencial a empresa ter um roteiro flexível e leve para abordar o cliente para tentar resolver de forma positiva esse débito, algumas empresas tem um setor específico para essa atividade com pessoas especializadas a lidar com os clientes.

Existem também atividades como essa de cobrança que podem ser terceirizadas e que vão ajudar na redução de forma assertiva os clientes inadimplentes.

5º Esteja Aberto para Negociar

Se em todos esses passos não conseguimos finalizar com os débitos em aberto, é nessa ultima etapa que vamos conseguir atender e preservar o relacionamento com nosso cliente.

Desde o início é essencial à empresa ter uma postura conciliadora e tentar entender o porquê que há esse débito e encontrar junto ao cliente e melhor forma de soluciona-lo.

Identificar os motivos pelo atraso vai permitir a sua renegociação com o cliente, seja por meio de abono de multas, algum parcelamento, ou outra forma de pagamento mais flexível, até uma revisão contratual podem ser a solução para finalizar com a inadimplência.

Sabemos que quando o cliente percebe o empenho e a parceria da empresa em tentar compreendê-lo irá além de acabar o débito em aberto e sim fidelizar ainda mais esse cliente que no futuro poderá trazer novos clientes e lucro para seu negócio.

Compreendeu a importância de saber lidar com os clientes inadimplentes e evitar que esse problema chegue ao caixa da sua empresa?

Utilizar-se das estratégias corretas vai garantir uma economia maior de recursos e uma segurança da sua empresa perante essas situações.

Quer reverter a inadimplência antes que seja tarde demais? Conheça a Codespa e descubra como poderemos te ajudar a melhorar de verdade a sua Gestão Financeira e os resultado do seu negócio.

CODESPA

🚀🚀🚀

Nenhum comentário:

Postar um comentário