Todos os empresários e empreendedores possuem o desejo de ver seu negócio crescendo e lucrando, esse é grande de desafio para a gestão financeira de sucesso. Seu início se dá na reformulação dos processos e rotinas financeiras das empresas, passando por algumas etapas e pilares para se desenvolver e chegar onde se espera.
Depois de construída essa estrutura a próxima etapa que é a utilização dos Indicadores Financeiros, existe uma frase muito famosa que resume o porque dessa nova etapa:
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Alice no País das Maravilhas)
Essa frase diz muito e infelizmente é o que acontece com muitos empresários e empresas no nosso país.
A grande maioria das pequenas empresas se recusam em fazer um planejamento financeiro de longo prazo e continuam a deriva no mercado sem objetivos e metas para construir seus resultados, com essas atitudes as deixam cada vez mais perdidas e despreparadas para a dinâmica do mercado.
Um
instrumento que tem o poder de dar esse rumo e clarear o caminho para os
objetivos da empresa são os indicadores financeiros, onde irão possibilitar uma
análise completa da sua organização, estabelecer metas, acompanhamento e garantir
uma maior segurança e longevidade para seu negócio.
Vamos
conhecer melhor o que são esses indicadores e quais os essenciais para
construir esse pilar na sua gestão financeira.
O
que são os Indicadores Financeiros
Os
indicadores financeiros são métricas de desempenho que são obtidas dos
relatórios e demonstrativos financeiros da empresa.
Sua
função a é fornecedor informações valiosos para a análise dos resultados e da situação
da organização e ajudar para a melhor tomada de decisão.
Muitos
empresários deixam de utilizar esses indicadores por falta de conhecimento de como
analisar e qual a sua importância para as suas operações. Vamos conhecer mais
um pouco sobre esses indicadores.
5 Indicadores Essenciais para seu Negócio
Existem
um leque grande de indicadores financeiros, subdividos em categorias como:
- Lucratividade
- Rentabilidade
- Estrutura
- Liquidez
- Atividade
Alguns
indicadores se utilizaram de outros demonstrativos contábeis como a DRE, e
outras fontes de informações da estrutura da empresa para extrair seus dados.
Tudo vai depender quais setores estão relacionados às informações que a empresa quer saber ou qual tipo de informação será o ideal para a melhor tomada de decisão.
1º
Ticket Médio
O
ticket médio é um indicador financeiro que faz parte da área comercial e
demonstra o valor médio que sua empresa está tendo com cada venda feita ou com
cada cliente.
Sua
fórmula é a seguinte:
Ticket Médio
= Faturamento / Número Total de Vendas do Período
Esse
indicador te permite verificar também a média de vendas dos seus vendedores,
assim poderá verificar quais clientes tiveram um valor baixo de compra e
desenvolver estratégias para melhorar o seu engajamento e também analisar quais
vendedores precisar melhorar nas suas vendas e negociações com os clientes.
2º
Margem de Contribuição
A
Margem de Contribuição representa o ganho bruto sobre as vendas, ou seja, é o
valor que sobre das vendas depois de ter descontado dos custos e despesas variáveis
(que são os custos atrelados diretamente com os produtos, um exemplo é o custo
de compra da mercadoria).
Essa
diferença que sobra será utilizada para pagar as despesas de estrutura da organização,
conhecidas como despesas fixas e ainda gerar lucro no final.
Sua
fórmula é a seguinte:
Margem de
Contribuição = Faturamento – (Despesas Variáveis + Custos Variáveis)
Conhecer
a margem de contribuição da empresa é essencial para saber se o valor gerado
pelas vendas consegue manter a estrutura e gerar o lucro desejado, se a esse indicador
estiver baixo, corre o risco de a empresa estar vendendo e mesmo assim chegando
a apresentar prejuízo.
3º
Ponto de Equilíbrio
O
ponto de equilíbrio é atingido quando as vendas se igualam com o total das
despesas fixas, assim a empresa não possui nem lucro e nem prejuízo.
Apresenta
o montante mínimo de vendas que a empresa precisar realizar para pagar todos os
custos de sua estrutura e não ter prejuízo, a partir disso começa a conseguir
seu lucro.
Sua
fórmula é simples e segue utilizando o total das despesas fixas e divide com o
percentual da margem de contribuição já calculada:
Ponto de Equilíbrio
= Despesas Fixas / % Margem de Contribuição
4º
Lucratividade
A
lucratividade consegue indicar quanto um negócio efetivamente ganhou de lucro
em relação ao seu faturamento total, ou seja, quanto em percentual à empresa
lucrou com toda a sua operação.
Sua
fórmula é a seguinte:
Lucratividade
= (Lucro Líquido / Faturamento) * 100
Esse
resultado poderá ser utilizar para analisar a capacidade da empresa de gerar
lucro para seus sócios e também para fazer comparações com sua concorrência e
com o mercado do seu segmento.
5º
ROI
O
Retorno sobre Investimento (ROI) é um indicador muito importante para os
investimentos e projetos que a empresa deseja iniciar ou já esta em processo e
quer saber seus resultados.
É
por meio desse indicador que se consegue descobrir qual foi o ganho ou perda
obtido com esse investimento e se conseguir gerar o seu retorno financeiro
esperado (caso exista).
Sua
fórmula é a seguinte:
ROI
= (Ganho Obtido – Valor do Investimento) / Valor do Investimento * 100
Esse indicador poderá ser utilizar para analisar campanhas e projetos, e analisar o retorno de alguns produtos ou novas linhas de produtos na sua comercialização. Além de possibilitar também a comprar o seu retorno de investimento com outras empresas do mesmo mercado.
São
muitos indicadores que podem te auxiliar para melhorar e direcionar o melhor
caminho a seguir para sua empresa, o ideal é desenvolver uma rotina de análise
desses indicadores em períodos e ir desenvolvendo suas metas e planejamento de
acordo com os resultados que se deseja obter.
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a Assessoria Financeira especialidade da Codespa e nos permita-te ajduar empresário
a construir o arsenal ideal de indicadores para a sua empresa e deixar sua
empresa cada vez mais altamente lucrativa e blindada para o sucesso.
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