terça-feira, 27 de abril de 2021

5 INDICADORES FINANCEIROS ESSENCIAIS PARA A SUA EMPRESA

Todos os empresários e empreendedores possuem o desejo de ver seu negócio crescendo e lucrando, esse é grande de desafio para a gestão financeira de sucesso. Seu início se dá na reformulação dos processos e rotinas financeiras das empresas, passando por algumas etapas e pilares para se desenvolver e chegar onde se espera.



Depois de construída essa estrutura a próxima etapa que é a utilização dos Indicadores Financeiros, existe uma frase muito famosa que resume o porque dessa nova etapa:

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Alice no País das Maravilhas)

Essa frase diz muito e infelizmente é o que acontece com muitos empresários e empresas no nosso país.

 A grande maioria das pequenas empresas se recusam em fazer um planejamento financeiro de longo prazo e continuam a deriva no mercado sem objetivos e metas para construir seus resultados, com essas atitudes as deixam cada vez mais perdidas e despreparadas para a dinâmica do mercado.

Um instrumento que tem o poder de dar esse rumo e clarear o caminho para os objetivos da empresa são os indicadores financeiros, onde irão possibilitar uma análise completa da sua organização, estabelecer metas, acompanhamento e garantir uma maior segurança e longevidade para seu negócio.

Vamos conhecer melhor o que são esses indicadores e quais os essenciais para construir esse pilar na sua gestão financeira.

O que são os Indicadores Financeiros

Os indicadores financeiros são métricas de desempenho que são obtidas dos relatórios e demonstrativos financeiros da empresa.

Sua função a é fornecedor informações valiosos para a análise dos resultados e da situação da organização e ajudar para a melhor tomada de decisão.

Muitos empresários deixam de utilizar esses indicadores por falta de conhecimento de como analisar e qual a sua importância para as suas operações. Vamos conhecer mais um pouco sobre esses indicadores.

5 Indicadores Essenciais para seu Negócio

Existem um leque grande de indicadores financeiros, subdividos em categorias como:

  •      Lucratividade
  •      Rentabilidade
  •      Estrutura
  •      Liquidez
  •      Atividade

Alguns indicadores se utilizaram de outros demonstrativos contábeis como a DRE, e outras fontes de informações da estrutura da empresa para extrair seus dados.

Tudo vai depender quais setores estão relacionados às informações que a empresa quer saber ou qual tipo de informação será o ideal para a melhor tomada de decisão.

1º Ticket Médio

O ticket médio é um indicador financeiro que faz parte da área comercial e demonstra o valor médio que sua empresa está tendo com cada venda feita ou com cada cliente.

Sua fórmula é a seguinte:

Ticket Médio = Faturamento / Número Total de Vendas do Período

Esse indicador te permite verificar também a média de vendas dos seus vendedores, assim poderá verificar quais clientes tiveram um valor baixo de compra e desenvolver estratégias para melhorar o seu engajamento e também analisar quais vendedores precisar melhorar nas suas vendas e negociações com os clientes.

2º Margem de Contribuição

A Margem de Contribuição representa o ganho bruto sobre as vendas, ou seja, é o valor que sobre das vendas depois de ter descontado dos custos e despesas variáveis (que são os custos atrelados diretamente com os produtos, um exemplo é o custo de compra da mercadoria).

Essa diferença que sobra será utilizada para pagar as despesas de estrutura da organização, conhecidas como despesas fixas e ainda gerar lucro no final.

Sua fórmula é a seguinte:

Margem de Contribuição = Faturamento – (Despesas Variáveis + Custos Variáveis)

Conhecer a margem de contribuição da empresa é essencial para saber se o valor gerado pelas vendas consegue manter a estrutura e gerar o lucro desejado, se a esse indicador estiver baixo, corre o risco de a empresa estar vendendo e mesmo assim chegando a apresentar prejuízo.

3º Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio é atingido quando as vendas se igualam com o total das despesas fixas, assim a empresa não possui nem lucro e nem prejuízo.

Apresenta o montante mínimo de vendas que a empresa precisar realizar para pagar todos os custos de sua estrutura e não ter prejuízo, a partir disso começa a conseguir seu lucro.

Sua fórmula é simples e segue utilizando o total das despesas fixas e divide com o percentual da margem de contribuição já calculada:

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / % Margem de Contribuição



4º Lucratividade

A lucratividade consegue indicar quanto um negócio efetivamente ganhou de lucro em relação ao seu faturamento total, ou seja, quanto em percentual à empresa lucrou com toda a sua operação.

Sua fórmula é a seguinte:

Lucratividade = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100

Esse resultado poderá ser utilizar para analisar a capacidade da empresa de gerar lucro para seus sócios e também para fazer comparações com sua concorrência e com o mercado do seu segmento.

5º ROI

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um indicador muito importante para os investimentos e projetos que a empresa deseja iniciar ou já esta em processo e quer saber seus resultados.

É por meio desse indicador que se consegue descobrir qual foi o ganho ou perda obtido com esse investimento e se conseguir gerar o seu retorno financeiro esperado (caso exista).

Sua fórmula é a seguinte:

ROI = (Ganho Obtido – Valor do Investimento) / Valor do Investimento * 100

Esse indicador poderá ser utilizar para analisar campanhas e projetos, e analisar o retorno de alguns produtos ou novas linhas de produtos na sua comercialização. Além de possibilitar também a comprar o seu retorno de investimento com outras empresas do mesmo mercado.


São muitos indicadores que podem te auxiliar para melhorar e direcionar o melhor caminho a seguir para sua empresa, o ideal é desenvolver uma rotina de análise desses indicadores em períodos e ir desenvolvendo suas metas e planejamento de acordo com os resultados que se deseja obter.

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