terça-feira, 27 de abril de 2021

CONHEÇA O QUE É O CAPITAL DE GIRO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA SEU NEGÓCIO

Muitas empresas vivem diariamente lutando para se manterem no mercado, e num país com altos índices de fechamento de empresas todos buscam se livrar desse triste fim e sair da terrível estatística.



Segundo a pesquisa feita pelo Sebrae aproximadamente 60% das novas empresas não conseguem sobreviver nos seus primeiros 5 anos, e as principais causas estão relacionadas com a falta de planejamento, a falta de gestão financeira  e da falta de capital de giro para manter suas atividades.

Em se tratando de Capital de Giro, nessa mesma pesquisa consta que cerca de 39% dos empreendedores desconhecem a necessidades desse recurso para abrir e conseguir manter seu negócio. Esse valor é essencial para o funcionamento de qualquer empresa, e deve ser estabelecido desde o começo das suas atividades.

Devida essa realidade conceitos como o Capital de Giro se tornam peças extremamente importantes para que as empresas consigam se estruturar financeiramente e todo empresário deve buscar compreender como que a Gestão Financeira pode proporcionar estabilidade e segurança para seu negócio prosperar.

Vamos conhecer um pouco sobre o que é esse Capital de Giro e sua importância função no caixa da sua empresa

O que é o Capital de Giro

O capital de giro é o montante que fica reservado pela empresa para fazê-la “girar”, ou seja, o dinheiro que faz executar todas as suas atividades diárias, que a faça funcionar.

São os bens que a empresa possuir e que podem ser transformados em capital dentro de um curto prazo para garantir a sustentabilidade do negócio. Podemos citar, por exemplo, as mercadorias, aplicações financeiras com alta liquidez, o dinheiro em caixa e da conta bancária.

Esse dinheiro fica girando na empresa entre os recebimentos e os pagamentos e a sustenta em todas as suas atividades.

Nos termos contábeis, o capital de giro é também chamado de “ativo circulante”, e seu calculo é feito pela diferença das dívidas a pagar com o dinheiro que a empresa possui disponível.

Um detalhe sobre o capital de giro é que esse valor necessário pode variar de empresa a empresa, dependendo do seu tamanho, seu modelo de negócio, e alguma particularidade como sazonalidades, entre outros.

Importância do Capital de Giro

 A empresa é um sistema vivo e que precisa da uma gestão financeira eficiente e com foco no capital de giro para ser possível manter suas atividades e responsabilidades em dia.

Vamos falar de alguns pontos importantes do por que se deve manter uma boa gestão do capital de giro para a sua empresa.

Manter as Atividades Atualizadas

O objetivo é a empresa manter o capital de giro suficiente para conseguir manter em operação trabalhando normalmente, sem a necessidade de optar por empréstimos ou alternativas de financiamento.

Para que isso aconteça é de extremamente necessário o gestor financeiro manter em dia e completo os lançamentos financeiros no seu controle. Assim poderá encontrar o valor verdadeiro do capital de giro necessário e fazer seu acompanhamento para a empresa honre seus compromissos com os fornecedores, as despesas como aluguel, telefone, salários e consiga manter uma reserva seguindo trabalhando.

Sem capital de giro nenhuma empresa consegue sobreviver, não é o lucro que manda nessa situação e sim o Caixa, a empresa que domina o seu capital de giro sempre terá dinheiro em caixa para trabalhar e fazer seu negócio crescer.

Conseguir Investir no seu Negócio

O capital de giro também é muito importante para que permita a empresa investir em ações para seu crescimento e conseguir benefícios nas suas atividades.

Vale lembrar que para isso é necessário construir uma capital de giro forte para suportar além dos valores a pagar em aberto, os valores com os investimentos e ações planejadas pela organização.

Podemos citar, por exemplo, investimentos em marketing, quando a empresa planeja efetuar uma campanha para aumentar suas vendas e adquirir novos clientes. Nesse caso deve fazer a soma do valor que será necessário e conferir com o seu capital de giro para não haver nenhuma objeção.

Pagamento dos Fornecedores em Dia.

Possuir um valor mínimo de capital de giro é essencial para a empresa conseguir efetuar os pagamentos dos seus fornecedores em dia e assim evitar pagar juros ou multas por atraso e ainda manter uma boa relação com os fornecedores.

Fornecedores são parceiros estratégicos fundamentais para as operações de qualquer organização e manter boas relações e amizades são valiosas para a gestão do seu negócio.

Uma vantagem de possuir dinheiro para honrar com esses pagamentos é buscar por descontos a vista ou alguma ação que vai beneficiar e te dar vantagem com os valores da sua mercadoria e ainda fortalecer as negociações com seus fornecedores.



Implantar uma Cultura de Redução de Custos

Com o entendimento do empresário sobre a importância da boa gestão do capital de giro, o torna mais consciente para tomar melhores decisões referentes ao momento certo de investir, de aumentar sua reserva para próximos períodos, dá mais segurança sobre o dinheiro e seu fluxo de caixa.

E sabendo da necessidade de caixa para tocar os negócios é fundamental buscar sempre a economia e maneiras de reduzir os custos para aumentar ainda mais seus resultados.

Uma forma do empresário de realizar de maneira efetiva essa conscientização e iniciar uma redução dos gastos da empresa é trazer essas informações e esse tema junto a sua equipe. O ponto essencial é justamente construir uma nova cultura para sua organização foque em gerir cada vez melhor as movimentações financeiras e se manterem em constante busca por inovações e economia nas suas operações.

Necessidade de Capital

A empresa ao realizar a análise da quantia de capital de giro necessário e do valor que está disponível pode encontrar duas situações, uma mais favorável quando a organização possui dinheiro suficiente para manter a sua operação e deve continuar monitorando esse indicador.

E a outra é um cenário negativo, quando a empresa não terá capital para conseguir manter as atividades e nesse caso deverá optar por algum financiamento ou uma estratégia de renegociação com seus fornecedores e recebimento antecipados de seus clientes para conseguir segurar e contornar a situação.

Ao optar por empréstimos ou financiamento é importante avaliar sempre as taxas, montante total a ser requerido e prazos para o pagamento, o objetivo é conseguir manter a empresa em funcionamento e evitar gerar dívidas e despesas ainda maiores para a sua empresa. Ter uma consultoria especializada em gestão financeira poderá ajudar em situações como essa e conseguir a melhor opção para seu negócio.

Implantar e manter a constante gestão desse indicador é fundamental para garantir uma maior segurança para o empresário em meio ao mercado de hoje e perante qualquer crise que venha a acontecer.

Espero que tenha compreendido um pouco sobre o poder que o capital de giro exerce sobre seu negócio. Independente de faturamento ou lucro, quem vai garantir a continuidade da sua empresa e permitir seu crescimento é a gestão correta e eficaz do caixa e do seu capital de giro.

Quer conhecer melhor nosso trabalho e descobrir como podemos te ajudar empreendedor a alcançar melhores resultados, dobrar seus lucros e turbinar o seu negócio!

Entre em contato conosco e seja nosso parceiro para o sucesso da sua empresa!


CODESPA
🚀🚀🚀

Nenhum comentário:

Postar um comentário