terça-feira, 27 de abril de 2021

COMO REDUZIR OS CUSTOS DA SUA EMPRESA E AUMENTAR SEUS LUCROS

Todos empresários e empreendedores sonham com seu negócio lucrando cada vez mais e crescendo com segurança, e para conseguir isso temos dois caminhos para seguir: aumentar as vendas ou diminuir os custos.



A grande maioria direciona o foco apenas em aumentar as vendas com estratégias e promoções para os clientes, e acabam esquecendo do segundo ponto que é de extrema importância e poderá dar uma maior vantagem competitiva frente aos seus concorrentes e ao mercado.

O ideal é toda empresa trabalhar nos dois caminhos simultaneamente, assim reduzindo os custos e as despesas do seu negócio e aumentando as vendas, garantido um aumento do lucro e maior retorno para você empresário.

Hoje em dia o mercado está cada dia mais desafiador e com concorrentes sempre brigando pela parcela dos clientes e um dessas maneiras é brigar por preços e promoções, nesse cenário a empresa acaba tomando a decisão em ajustar os preços para continuar disputando no mercado e muitas vezes abrem mão do lucro para não perder clientes ou aquela venda em especial.

Essa é uma ação perigosa pois a empresa acaba se prejudicando e cada vez menos lucro irá agravar a sua saúde financeira e gerar complicações no futuro. E ai que entra a economia de custos e despesas! A empresa que está constantemente trabalhando em reduzir seus custos ganha maior poder e flexibilidade para brigar de frente com seus concorrentes no mercado sem perder seu lucro e muitas vezes lucrando ainda mais e com uma segurança extra.

Vamos aprender algumas dicas e ações para começar a reduzir seus custos e despesas hoje mesmo!

Entendo o que são Custos e Despesas

Para começarmos é preciso compreender a diferença entre Custos e Despesas, essa divisão é fundamental para a gestão financeira eficiente e vai ajudar fazer uma economia mais eficaz no seu negócio.

Os custos são os gastos que estão relacionados diretamente ao seus produto ou serviço, ou seja, são os gastos com compra de mercadoria, valor da matéria prima, fretes, gastos com embalagens por exemplo, comissões. Se as suas vendas aumentarem e esse gasto também aumentar ele está diretamente relacionado ao seu produto e assim será um custo.

Já as despesas são os gastos relacionados a estrutura da empresa, são valores utilizados para gerar toda a sua operação e não estão relacionados ao produtos ou serviços comercializado. Exemplos de despesas são, gastos com energia elétrica e água, aluguel, salário dos funcionários e dos sócios.

Constante Análise dos Custos

O primeiro passo para se reduzir os custos e despesas do seu negócio é analisar toda a estrutura de de gastos da empresa, essa análise deve estar em constante monitoramento para que a organização não pare de economizar e ter melhores resultados.

Muitos pensam que a redução dos custos ocorrem apenas em períodos de crise ou aperto financeiro, mas manter uma política de redução de custos é essencial para identificar oportunidades e saber qual ponto ou atividade poderá ser reduzida e desenvolvida pra melhor performance da empresa.

Negociação com os Fornecedores

A negociação com os fornecedores é umas das maiores oportunidades em que a empresa poderá obter uma redução significativa dos custos e aumentar seus lucros instantaneamente. Mantenha sempre uma análise dos fornecedores em que trabalha e tenha mais de uma opção para seu negócio, com isso terá maior poder de negociação na sua compra, poderá encontrar preços melhores no fornecedor concorrente, e conseguir descontos ou promoções do seu fornecedor para não perder você como cliente.

Construir um relacionamento saudável e ter essas estratégias em mãos irá trazer melhores preços e oportunidade de reduzir os custos do seu negócio.

Gerenciamento Eficiente do Estoque

Outra maneira da empresa reduzir os custos é melhorar a administração dos estoques, sabemos que estoque parado é sinônimo de perda de dinheiro e ter uma gestão mais eficiente em relação aos seus produtos e armazenamento irá garantir economia e evitar a perda de produtos por prazo de validade por exemplo.

Aqui a empresa poderá analisar o giro dos produtos e comprar a quantidade ideal para evitar deixar mercadorias paradas e sem circulação, outra maneira que a empresa tem de gerir mais caixa é fazer uma liquidação de estoque para acabar com produtos que estão apenas dando prejuízo para a empresa.



Economia na sua Estrutura

Dentro da empresa nas suas atividades diárias, existem oportunidades para se reduzir os gatos e conseguir uma economia significativa para a sua organização, algumas delas são:

Despesas com Telefonia e Internet

Aqui vale o empresário entrar em contato com o provedor de internet e telefonia e negociar seu plano em busca de melhores opções. Sabemos que a empresa não vai querer perder um cliente para o concorrente e saber utilizar isso para negociar poderá garantir uma economia alta nos planos de internet e telefonia para seu negócio.

Economia de Energia Elétrica

O consumo de energia elétrica para algumas empresas representam um valor significativo em suas despesas e saber agir da maneira certa irá garantir uma grande redução nos seus gastos no final do mês. 

A utilização de lâmpadas de LED nos ambientes, evitar deixar as luzes acesas em salas vazias, desligar os monitores no fim do dia, dar mais ênfases na iluminação e ventilação natural quando possível reduzindo consumo do ar condicionado são ações que irão ajudar para essa economia de gastos.

Economia de Papel

Com a tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas, as empresas também devem utilizar suas vantagens para inovar na redução dos custos, e umas delas é a economia com papel e impressões.

A utilização de documentos online e arquivos digitais permitem maior agilidade nas informações além de diminuir o consumo de papel e tinta para impressão, além de cuidar do nosso meio ambiente.

Vale incentivar a sua equipe a evitar a utilização de papeis e usarem meios eletrônicos para comunicação interno, exemplo do e-mail, grupos no WhatsApp ou aplicativos de gestão e projetos como o Trello ou o Slack, são ferramentas que além de economizar vão trazer maior produtividade e organização para o ambiente de trabalho.

Utilize o Banco de Horas

Outra possibilidade que a empresa poderá economizar é trabalhar com o chamado banco de horas nas suas operações. Nesse sistema o funcionário que exceder a sua jornada, estará acumulando suas horas de trabalho.

Assim o funcionário irá ter um gerenciamento das suas horas a mais e poderão programar folgas junto a empresa, emendar feriados ou somar junto as férias. Com essa política a empresa evitar o pagamento de horas extras para seus funcionários economizando com isso.

Crie uma Cultura na sua Empresa e Envolva a sua Equipe

Todas essa dicas não serão efetivas se a empresa não se organizar e desenvolver com seus colaboradores uma cultura de redução de custos na empresa, seus colaboradores são o bem mais valioso para seu crescimento e poderão te ajudar no dia a dia a identificar desperdícios que nem você saiba que existe

Criar metas e objetivos junto com sua equipe mantém um incentivo constante de melhoria, inovação e economia dos processos e operações na empresa.

 Todas essas ações combinadas irão trazer para seu negócio uma maior redução dos custos e despesas e consequentemente um maior lucro, entender a importância de desenvolver e aplicar as dicas desse artigo no seu dia a dia é essencial para manter o seu negócio a frente dos concorrentes e cada vez mais forte no mercado.

Gostou das dicas mas não sabe por onde começar a reduzir os custos e aumentar os seus lucros? Conheça a Codespa e entre em contato com a gente!

Vamos te ajudar em tudo que precisa para sua jornada empreendedora, seja nosso parceiro para o sucesso.

CODESPA
🚀🚀🚀



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário