quarta-feira, 27 de março de 2019

DEPARTAMENTO FINANCEIRO IDEAL - PRINCIPAIS TAREFAS

As finanças da sua empresa estão sendo gerenciadas de maneira efetiva? No Brasil é comum que a gestão financeira seja uma competência deixada de lado pelos empresários/empreendedores.

Pela falta de conhecimento, muitos gestores acreditam que gerenciar o financeiro se resume em duas atividades: conferir se o que foi vendido caiu na conta e pagar as contas que chegam.

O que confirma a tese é uma pesquisa do SEBRAE. Ela afirma que cerca de 85% das pequenas e médias empresas brasileiras não faz a gestão financeira, e 74% faliram em 2016 por não acompanhar com rigor suas finanças.

Para saber se a sua empresa pertence ao grupo que pratica a gestão financeira de maneira efetiva, responda 3 perguntas:

- Os controles gerenciais/sistemas de gestão têm o mesmo saldo que o valor disponível no seu caixa (dinheiro em espécie + banco)?

- Os objetivos da sua empresa são claros e você sabe como atingi-los?

- Há previsibilidade do fluxo de caixa para as próximas 3 ou 4 semanas?

Se a sua resposta foi negativa para qualquer uma das questões acima, dedique os próximos minutos para entender e começar a praticar algumas tarefas vitais para o seu negócio.

Listamos abaixo as 3 tarefas de controle financeiro que a sua empresa não pode deixar de praticar.

Controle 100% - De onde vem, para onde vai, por que existe
Tenha o controle de todas as entradas e saídas da empresa. Isso significa saber de onde vem as suas receitas e para onde estão indo os seus custos e as suas despesas. Se você não sabe por onde começar, definir o Ponto de Equilíbrio Operacional pode ser um bom início.

Previsibilidade - Quanto mais, melhor!
É fundamental ter a previsão de como serão as suas próximas semanas. Acompanhe as entradas, saídas e avalie constantemente se a sua previsão de entrada é suficiente para arcar com todos os compromissos previstos.

Se a sua análise for negativa, não há dinheiro para arcar com os custos e despesas previstas, é hora de parar para entender o quanto você vai precisar vender e se isso é possível de ser feito.

Objetivos bem definidos e controles precisos
Isso evita noites em claro, acredite em mim! Sem objetivo você não sabe para onde quer ir. Sem controles você não sabe se está no caminho certo e nem se é possível atingir o objetivo.

Quais são os maiores erros que você pode estar cometendo?
- Pensar que empresas pequenas não precisam de controles financeiros;
- Pensar que controlar as finanças é complexo demais.
- A gestão financeira salva pequenas, médias e grandes empresas da falência. O seu faturamento pode ser de 5 mil ou 5 milhões, gerenciar as finanças da forma correta vai evitar que a sua empresa faça parte do alto índice de falência de empresas no Brasil.

Fonte: www.celero.com

Veja também:
COMO IMPLEMENTAR UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE EM SEU NEGÓCIO
Baixe o nosso material clicando aqui: https://goo.gl/forms/Lo8n4I8PTC8Z0Kff1



Nenhum comentário:

Postar um comentário