O dono de um pequeno negócio
inicia a jornada no comando de sua empresa sozinho. Com o passar do tempo, a
pouca grana em caixa não permite que mais pessoas trabalhem na empresa e a
eficiência do negócio aos poucos vai se perdendo. Inevitavelmente, vai chegar o
momento de aumentar o seu time e você precisa saber qual é a hora certa para
contratar funcionários e evitar as consequências inevitáveis de ter uma equipe
de um homem só.
Quando aumentar o quadro de funcionários
Há alguns sinais que indicam que
há mudanças que precisam ser feitas na estrutura da equipe. Afinal, ter pessoas
suficientes para atender aos prazos e demandas é fator muito importante para o
sucesso do negócio e a primeira coisa que um empreendedor percebe é quando há
algo fora do lugar.
Contando com o número correto de
funcionários para as demandas do negócio, ganha-se produtividade, o ambiente de
trabalho melhora e a sobrecarga estressante é evitada.
Se mesmo com o acúmulo de
projetos, prazos de entrega extremamente apertados e pessoal reduzido você não
consegue visualizar quais são os problemas de ter uma equipe reduzida, aqui vai
uma lista:
- Ambiente de trabalho
estressante;
- Equipes mal dimensionadas são
menos produtivas;
- Perdem-se oportunidades por
falta de equipe e, consequentemente, perde-se dinheiro;
- A imagem da empresa se
deteriora no mercado.
Queda da qualidade do atendimento
A primeira consequência de se
perder o controle sobre todas as várias tarefas de um pequeno empreendimento é
a queda na qualidade do atendimento. Como bem sabe todo empresário, atender bem
o cliente e oferecer a ele um bom produto ou serviço é a primeira e melhor
estratégia para se consolidar no mercado.
Se o atendimento na linha de
frente caiu de qualidade, se o tempo de espera aumentou ou se acontecem mais
reclamações do que o normal, você perdeu o timing. Afinal, uma das primeiras
consequências do acúmulo de funções e da sobrecarga de trabalho é a dificuldade
em atender tantos clientes ao mesmo tempo com a mesma eficiência.
Esteja atento ao feedback de
clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo das pessoas que trabalham para
você ou dividem uma parte da rotina no seu empreendimento. Os sinais mais
próximos costumam ser os mais difíceis de se perceber.
Projetos e clientes recusados
Se já passou pela sua cabeça a
possibilidade de recusar um cliente ou projeto,é bom repensar se você consegue
ser o “faz-tudo” do seu próprio negócio. Afinal, é comum que clientes rejeitem
serviços eventualmente, não o contrário.
Se sua agenda está lotada, se não
há datas para encaixar novos projetos ou se você só consegue coordenar uma ou
poucas demandas por vez, o seu modelo de negócio com uma pessoa ou poucos
parceiros de trabalho não é mais suficiente. Uma contratação pode aumentar
muito a produtividade e, assim, os lucros também serão muito maiores.
Portanto, se há pessoas
procurando por seu serviço e você ainda não consegue dar conta, que tal
investir em uma contratação?
Excesso de horas extras
O aumento na quantidade de
tarefas e a consequente perda de produtividade são dois dos principais fatores
que contribuem para que a jornada dos trabalhadores se estenda por horas a fio
além do determinado. O acúmulo de horas extras – neste caso, podem ser
inclusive as horas que você passa a mais no escritório – é um indicador que
deve ser levado em conta na hora de contratar. Principalmente porque o
principal afetado é você mesmo.
Ao contrário do que pode parecer,
um aumento na quantidade de horas extras não indica que o engajamento e
determinação aumentaram. Isso indica que um trabalhador executa mais funções do
que ele consegue atender e isso é determinante para a produtividade.
Pense que toda hora extra
trabalhada precisará ser paga e isso vai aumentar as despesas da sua pequena
empresa para obter os mesmos resultados. Além disso, o excesso de trabalho
também aumenta o nível de indisposição, gerando um ciclo de cansaço que mina a
produtividade do trabalhador.
Por onde eu começo?
Atente-se aos sinais
listados acima e os adeque à realidade da sua pequena empresa. Afinal, cada
empreendimento demora um tempo para se desenvolver e, consequentemente, a hora
certa para contratar funcionários não será a mesma para uma prestadora de
serviços ou uma loja, por exemplo.
Veja também:
COMO IMPLEMENTAR UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE EM SEU NEGÓCIO
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