terça-feira, 19 de março de 2019

COMO SABER A HORA CERTA DE CONTRATAR FUNCIONÁRIOS

O dono de um pequeno negócio inicia a jornada no comando de sua empresa sozinho. Com o passar do tempo, a pouca grana em caixa não permite que mais pessoas trabalhem na empresa e a eficiência do negócio aos poucos vai se perdendo. Inevitavelmente, vai chegar o momento de aumentar o seu time e você precisa saber qual é a hora certa para contratar funcionários e evitar as consequências inevitáveis de ter uma equipe de um homem só.

Quando aumentar o quadro de funcionários
Há alguns sinais que indicam que há mudanças que precisam ser feitas na estrutura da equipe. Afinal, ter pessoas suficientes para atender aos prazos e demandas é fator muito importante para o sucesso do negócio e a primeira coisa que um empreendedor percebe é quando há algo fora do lugar.

Contando com o número correto de funcionários para as demandas do negócio, ganha-se produtividade, o ambiente de trabalho melhora e a sobrecarga estressante é evitada.

Se mesmo com o acúmulo de projetos, prazos de entrega extremamente apertados e pessoal reduzido você não consegue visualizar quais são os problemas de ter uma equipe reduzida, aqui vai uma lista:

- Ambiente de trabalho estressante;
- Equipes mal dimensionadas são menos produtivas;
- Perdem-se oportunidades por falta de equipe e, consequentemente, perde-se dinheiro;
- A imagem da empresa se deteriora no mercado.

Queda da qualidade do atendimento
A primeira consequência de se perder o controle sobre todas as várias tarefas de um pequeno empreendimento é a queda na qualidade do atendimento. Como bem sabe todo empresário, atender bem o cliente e oferecer a ele um bom produto ou serviço é a primeira e melhor estratégia para se consolidar no mercado.

Se o atendimento na linha de frente caiu de qualidade, se o tempo de espera aumentou ou se acontecem mais reclamações do que o normal, você perdeu o timing. Afinal, uma das primeiras consequências do acúmulo de funções e da sobrecarga de trabalho é a dificuldade em atender tantos clientes ao mesmo tempo com a mesma eficiência.

Esteja atento ao feedback de clientes, parceiros, fornecedores e até mesmo das pessoas que trabalham para você ou dividem uma parte da rotina no seu empreendimento. Os sinais mais próximos costumam ser os mais difíceis de se perceber.

Projetos e clientes recusados
Se já passou pela sua cabeça a possibilidade de recusar um cliente ou projeto,é bom repensar se você consegue ser o “faz-tudo” do seu próprio negócio. Afinal, é comum que clientes rejeitem serviços eventualmente, não o contrário.

Se sua agenda está lotada, se não há datas para encaixar novos projetos ou se você só consegue coordenar uma ou poucas demandas por vez, o seu modelo de negócio com uma pessoa ou poucos parceiros de trabalho não é mais suficiente. Uma contratação pode aumentar muito a produtividade e, assim, os lucros também serão muito maiores.

Portanto, se há pessoas procurando por seu serviço e você ainda não consegue dar conta, que tal investir em uma contratação?

Excesso de horas extras
O aumento na quantidade de tarefas e a consequente perda de produtividade são dois dos principais fatores que contribuem para que a jornada dos trabalhadores se estenda por horas a fio além do determinado. O acúmulo de horas extras – neste caso, podem ser inclusive as horas que você passa a mais no escritório – é um indicador que deve ser levado em conta na hora de contratar. Principalmente porque o principal afetado é você mesmo.

Ao contrário do que pode parecer, um aumento na quantidade de horas extras não indica que o engajamento e determinação aumentaram. Isso indica que um trabalhador executa mais funções do que ele consegue atender e isso é determinante para a produtividade.

Pense que toda hora extra trabalhada precisará ser paga e isso vai aumentar as despesas da sua pequena empresa para obter os mesmos resultados. Além disso, o excesso de trabalho também aumenta o nível de indisposição, gerando um ciclo de cansaço que mina a produtividade do trabalhador.

Por onde eu começo?
Atente-se aos sinais listados acima e os adeque à realidade da sua pequena empresa. Afinal, cada empreendimento demora um tempo para se desenvolver e, consequentemente, a hora certa para contratar funcionários não será a mesma para uma prestadora de serviços ou uma loja, por exemplo.



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