Não há bem que dure para sempre, nem mal que nunca se acabe.
Começamos a nossa postagem com essa frase muito pertinente, pois a unica certeza que temos é que a crise vai passar, só não sabemos quando.
Na crise existem aqueles que se abatem, sentam no chão e choram; e existem aqueles que fabricam e vendem lenços. De qual lado você está?
Tem empresários que estão de braços cruzados, sentados, esperando a crise passar, sem fazer nada.
A crise vai passar, mas nada vai voltar como antes, teremos aí um "novo normal". As empresas precisam começar a pensar de que forma o seu negócio será impactado no pós crise, e o que você pode começar a planejar para que se tenha um menor impacto.
Se a sua empresa possui apenas um canal de vendas, por exemplo, presencial, já está claro que isso seria uma das principais mudanças. O Delivery ou as vendas pela internet, que estão em evidência neste momento, com certeza vai perdurar no pós crise.
Se a sua empresa trabalha com eventos, com shows, com turismo... terá um impacto maior no pós crise, provavelmente vai demorar para as pessoas se sentirem à vontade e contratar esses serviços. E enquanto isso, o que essas empresas fazem? Cruzam os braços?
Muita gente pensa que fazer algo novo, é fazer algo disruptivo (como o Uber por exemplo) mas não! Fazer algo novo é sentir o mercado, sentir o que as pessoas precisam, sentir a necessidade. Aí vai perceber que existe uma lacuna, pronto, é ali que vai atuar!
O álcool em gel ajuda a higienizar as mãos. Mas quem higieniza o frasco do álcool em gel? Esse cara pensou nisso, e olha o que ele fez? Ele fez uma coisa do outro mundo? Não! Enxergou uma necessidade? Sim!
Outra vertente a ser direcionada no pós crise é o caixa da empresa. Infelizmente as pequenas empresas tem o costume de misturar tudo (pessoal com empresa), e naquele bolo, não sabe mais o que é da empresa e o que é pessoal. Se sobrar dinheiro no final do mês, já vai direto para as mãos da pessoa, sem sequer pensar em reinvestir na empresa, e muito menos preparar uma reserva financeira.
Neste momento de crise verificamos que o Caixa é REI! Ele traz uma tranquilidade maior pra atravessar esse momento. A gestão financeira neste momento é fundamental para conhecer os números da sua empresa, saber onde pode apertar, saber onde investir, e saber quando e quanto guardar/reinvestir.
Os empresários poderiam, neste momento de parada "forçada" começar a se nutrir de informações sobre a gestão da sua empresa, e começar a aplicar os conhecimentos o quanto antes.
Vai acontecer um darwinismo empresarial, uma seleção natural, onde as mais bem preparadas ou as melhores adaptadas terão um exito maior!
Falta pouco para as empresas começarem a voltar suas atividades de forma "normal", mas você quer voltar como antes? Fazendo exatamente as mesmas coisas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário