O impulsionamento é a forma mais simples e rápida de usar o Facebook Ads em seu negócio, mas será que você saber aproveitar o recurso do jeito certo?
Essa publicação está performando melhor que 90% dos outros posts em sua página. Que tal impulsioná-la por apenas R$ 3?
Se você tem uma fanpage no Facebook, é provável que já tenha visto uma oferta desse tipo.
Mas, por mais simples que seja impulsionar um post na rede social, será que esse é o melhor formato de anúncio para sua empresa?
O que é impulsionamento de publicações?
O impulsionamento de publicações é a maneira mais simples de fazer anúncios do Facebook.
Foi uma maneira de descomplicar os anúncios na rede social para os empresários, já que na época o Facebook servia bem mais para relacionamentos do que para marketing.
A ideia do impulsionamento é mostrar uma determinada publicação a um público que você definiu, aumentando o seu alcance.
Por que impulsionar um post?
Impulsionar posts pode ajudar você a encontrar mais pessoas que curtam, compartilhem e comentem nas suas publicações.
Posts impulsionados também são uma forma de alcançar pessoas que podem estar interessadas em seu conteúdo, mas que não o seguem no Facebook.
O post impulsionado pode conter um Call-to-Action para levar as pessoas a tomar outras ações, como se inscrever em uma newsletter, fazer uma reserva, dentre outros.
Estas são algumas possibilidades do impulsionamento de publicações:
Escolher um público-alvo: posts impulsionados podem ser mostrados para uma audiência de sua escolha. É possível definir localização, interesses e mais. Você também pode criar uma audiência customizada, baseada em contatos que já tem, ou pessoas que têm um perfil parecido com aquelas que já curtem sua página.
Localizações: o Facebook oferece três localizações para seus posts impulsionados serem mostrados: feed de notícias do desktop, feed de dispositivos móveis e Instagram.
Orçamento: a quantidade paga para impulsionar um post depende de quanto você quer pagar. Pode-se selecionar um orçamento pré-definido ou customizar o valor.
Programar posts: há a possibilidade de definir por quanto tempo você quer que seu anúncio fique no ar, escolhendo um intervalo (7 dias, por exemplo) ou uma data para o anúncio terminar.
Aparência do anúncio: o anúncio terá exatamente a mesma aparência que a publicação em que foi baseado. A única diferença é que a palavra “Impulsionado” aparecerá no canto superior esquerdo do post e você poderá adicionar um botão de Call-to-Action no canto inferior direito, se desejar.
Como impulsionar publicação no Facebook em 8 passos
Antes de iniciar o impulsionamento de um post, você precisa ter:
- Uma página de empresa publicada no Facebook;
- Um post que seja elegível para o impulsionamento (falaremos sobre os tipos de post que não podem ser impulsionados mais abaixo);
- Um papel de administrador, editor, moderador ou anunciante na página;
Se você já tem os pré-requisitos acima, siga estes 8 passos:
1. Vá até sua página;
2. Encontre o post que deseja impulsionar;
3. Clique no botão azul de impulsionamento no post (às vezes, quando uma publicação na página da empresa está performando melhor que as outras, o Facebook mostra em seu feed de notícias esse mesmo botão azul de impulsionamento. Ele serve como um atalho para que você crie rapidamente um anúncio);
4. Você verá diversas opções clicando em Audiência. Selecione aquela que corresponde ao público-alvo que você deseja atingir e clique em Criar nova audiência. É possível escolher dentre gênero, idade, localização (perto de determinado endereço, região ou até mesmo no mundo todo), interesses, dados demográficos e comportamento;
5. Na seção sobre Orçamento, defina quanto você quer gastar com seu post impulsionado. Você pode escolher entre um orçamento pré-determinado ou escolher o seu próprio;
6. Em Duração, escolha quanto tempo seu anúncio ficará no ar com uma opção pré-determinada ou customizada;
7. Selecione uma opção em Pagamento;
8. Clique em impulsionar!
Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?
O impulsionamento de publicações é algo que divide opiniões de quem investe em Marketing Digital. De um lado, ficam os que defendem o impulsionamento como uma forma simples de criar anúncios; de outro, quem acredita que existem formas mais efetivas de anunciar no Facebook.
Essa é uma forma simples de impactar seus seguidores, fazendo com que vejam seus conteúdos. O Facebook tem diminuído cada vez mais o alcance orgânico de posts na rede social e essa pode ser uma maneira de as empresas gerarem resultados.
No entanto, não impulsione qualquer post que você publicar. É interessante escolher aqueles com mais potencial de se espalharem, ou os que tenham algum foco em uma ação, como fazer download de um material, confirmar em um evento, dentre outros.
Faça testes com diferentes formatos, conteúdos e públicos e veja o que funciona melhor em sua página.
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