segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

11 DICAS PARA VENDER MAIS NO NATAL

Você já parou para pensar que falta menos de 1 mês para 2018 acabar?

Parece que foi ontem que estávamos comemorando a virada de 2017 para 2018 e, em um piscar de olhos, o Natal já chegou.

Quem tem um negócio próprio, pode estar pensando: será que já usei todos meus esforços de vendas e agora não tem mais tempo e oportunidades para lucrar?

Se você está pensando assim, viemos te dizer que ainda dá tempo de se dedicar a seu negócio e vender mais em 2018.

É claro que o tempo parece escasso, mas se você começar a se preparar hoje mesmo, pode ter resultados com os quais não estava contando.

Veja como se preparar:


1. Prepare sua equipe de vendas
O Natal é uma época do ano em que as pessoas já estão mais dispostas a fazer compras.

Porém, como o número de compradores aumenta muito nas lojas físicas e virtuais, é possível que haja um certo desconforto para o cliente.

É nesse momento que você precisa estar muito bem preparado, e nada melhor do que treinar toda sua equipe de vendas para isso.

Comece, a partir de agora, a conversar com sua equipe e explicar que eles precisam mais do que nunca ser ágil e atender os desejos dos compradores da melhor forma possível.

Além disso, é muito importante focar na cordialidade do atendimento, já que é muito importante fazer com que a experiência de compra seja a melhor possível para que, depois, a pessoa tenha vontade de comprar com você de novo.



2. Crie oportunidades imperdíveis
Sabemos que está apenas no início do mês e que ainda faltam alguns dias para o Natal.

Mas acredite: se você quer se destacar, este é o momento perfeito.

Aproveite o início do mês para criar ofertas imperdíveis para seu público.

O início do mês e, de preferência, os primeiros dias da semana (segunda e terça), são momentos ideais para oferecer algo novo.

Isso acontece porque estamos mais dispostos a fazer mudanças e compras assim que começamos um ciclo novo.

Aproveite o período do Natal para dar bônus relacionados a esta época do ano, ou seja, ofereça descontos que só serão válidos até dia 25 de dezembro.

O importante aqui é mostrar para seu público que se eles comprarem agora irão garantir ofertas que não terão em outras épocas do ano.



3. Ofereça novas condições de pagamento
Se antes você só oferecia uma forma de pagamento, por cartão de crédito, por exemplo, que tal aproveitar o Natal para diversificar mais?

Esse é um bom momento para testar novas condições e meios de pagamento.

Pode ser que você nunca tenha oferecido pagamento por boleto bancário e acabe perdendo vendas por causa disso.

É claro que tudo depende de sua estratégia de vendas e, por isso, nem sempre é possível oferecer outras condições.

Mas se você tem essa possibilidade, por que não testar?



4. Use os gatilhos mentais
Você já percebeu como algumas propagandas parecem falar diretamente com a gente?

Isso acontece principalmente quando alguns gatilhos mentais são ativados.

Existem alguns sinais já memorizados por cada um de nós que influenciam diretamente a decisão de compra e nos fazem escolher entre um produto ou outro.

Para se preparar para vender mais no Natal, esses gatilhos são fundamentais.

O final do ano é o período ideal para começar a pensar naquilo que queremos fazer no ano que vem.

Por isso, nada melhor do que mostrar para seus clientes que seu produto é o que eles precisam para começar 2019 com o pé direito.



5. Faça ofertas de desejo e não de produtos
Quando compramos um produto, na maioria das vezes escolhemos aquele e não outro da concorrência não apenas pelo produto em si, mas principalmente pelos benefícios que teremos ao fazer aquela compra.

Vamos dar um exemplo para ficar mais claro:

Se você se matricula em uma academia, é provável que não escolha apenas por causa dos ótimos aparelhos de ginástica que ela tem. Você leva em consideração também:
- Proximidade com sua casa ou trabalho;
- Horários disponíveis para fazer aulas;
- Professores qualificados;
- Indicação de amigos ou familiares;
- Resultados observados em outras pessoas (prova social);
- Entre outros benefícios.

Isso significa que a divulgação não deve ser apenas do produto, mas sim de todo valor que aquilo que você está oferecendo entrega para quem comprar com você.

Então, neste Natal, não ofereça apenas um curso online ou um ebook sobre doces, por exemplo, mas sim uma oportunidade para surpreender sua família nas datas comemorativas com sobremesas de dar água na boca.

Notou a diferença?



6. Dê dicas para presentes
Que tal sair da zona de conforto e fazer um post completamente diferente do que você já está acostumado?

Uma boa ideia aqui é criar pequenas listas com sugestões de presentes, seja nas redes sociais ou em seu blog.

Muitas pessoas têm dúvidas do que comprar para presentear amigos e familiares.

Você pode ajudar sua audiência e ainda alcançar pessoas novas dando sugestões diversas. Entre essas dicas, é possível colocar seu produto e até mesmo incluir um link para sua página de vendas, caso o leitor tenha interesse em comprar.

Mas tome muito cuidado aqui!

Não estamos falando para você fazer propaganda o tempo inteiro de seu produto e sim de realmente criar uma lista que ajude as pessoas que procuram esse tipo de conteúdo.

Por isso, pense em sugestões de presentes que sejam úteis para quem está lendo.

Uma boa ideia é usar seu nicho para isso. Por exemplo:

Se você tem um curso online de automaquiagem, pode fazer uma lista com os produtos mais procurados, seus valores, lojas onde as pessoas possam encontrá-los e, no meio da lista, oferecer também seu curso.

Use a criatividade, mas sempre pensando nas vantagens para sua persona.



7. Tenha um time de suporte rápido
De nada adianta treinar sua equipe de vendas, fazer uma ótima divulgação, vender mais, porém, ter muitas devoluções ou insatisfações.

Esse é também o momento de se preocupar com a qualidade do seu serviço de suporte.

Todas as dúvidas de seus compradores estão sendo respondidas em tempo hábil?

Assim como as pessoas podem ter um desconforto na hora de fazer as compras, é possível que elas também tenham dificuldades durante o processo de compra ou até mesmo depois.

Por isso, prepare bem sua equipe de suporte para que eles consigam tirar o máximo de dúvidas possíveis.



8. Prepare seu estoque
Se você tem uma loja virtual com produtos que precisam ser entregues por correio ou até mesmo uma loja física, preocupe-se com seu estoque.

Imagine realizar uma venda de um produto que você não tem e não conseguir entregá-lo no período combinado?

Muitas pessoas procuram presentes nesta época do ano. Por isso, é inconcebível vender algo e não tê-lo no estoque para entregar a tempo do Natal.



9. Ofereça bônus
Que tal aproveitar o Natal para oferecer uma melhoria no produto adquirido por seu cliente, mas sem cobrar um preço muito elevado?

O upsell é uma técnica que consiste em melhorar a compra inicial do seu cliente.

Você pode, por exemplo, oferecer um produto premium por um preço apenas um pouco mais elevado do que o do produto básico. Além de ajudar a melhorar a experiência de seu público, você ainda aumenta seu ticket médio.

Mas não pense que você deve parar por aí.

É possível criar bônus exclusivos para esta época do ano e até mesmo dar outros produtos relacionados ao seu como um presente exclusivo de Natal para sua audiência.



10. Pense no design
Você já deve saber que o design vai muito além da questão estética.

É claro que pensar em toda a parte visual que compõe seu curso online ou ebook é muito importante para dar harmonia a seu material.

Mas, além disso, o design também mexe com a emoção das pessoas e é uma forma de identificação com você e sua marca.

Aproveite o tema natalino para criar uma relação mais próxima com sua audiência.

Faça pequenas modificações em suas campanhas, perfis nas redes sociais e blog especialmente para esta época do ano.

E não se esqueça de voltar para o tema original assim que o mês de dezembro acabar!



11. Capriche no pós-venda
Depois de se esforçar tanto em suas campanhas para vender mais no Natal, não deixe todo esse trabalho de lado.

O relacionamento com o cliente não deve acabar assim que ele fizer uma compra.

Muito pelo contrário: esse é o momento perfeito para estreitar esse laço para vendas futuras ou, principalmente, para ter um fã de sua marca que pode te indicar para outras pessoas.

Por isso, invista em seu pós-venda e dê continuidade o ano inteiro ao trabalho que você realizar neste mês.


Boas vendas e feliz Natal!

Fonte: Blog Hotmart

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