Steve Jobs marcou a história do empreendedorismo mundial com toda a sua estratégia para alavancar a Apple ao patamar de empresa inovadora. Hoje, a Apple possui fãs que seguem a marca a cada lançamento, e a defendem como se fosse uma própria religião.
Para alcançar esse nível, ele seguiu alguns pontos que de fato todo empreendedor deveria aplicar na sua vida. Confira a seguir os 10 mandamentos de Steve Jobs para os empreendedores (ou qualquer outra pessoa) que querem alcançar o sucesso no mundo dos negócios:
10 MANDAMENTOS DE STEVE JOBS:
1. PROCURE PELA PERFEIÇÃO
Steve Jobs era um homem que gostava de cuidar dos detalhes. Na noite antes de lançar o iPod, toda a equipe da Apple passou a noite trocando os plugs do fone de ouvido, pois Jobs acreditou que eles faziam um som estranho quando eram conectados. Em sua empresa, você também deve estar atento às minimas particularidades do seu produto ou serviço se quiser que tudo saia perfeito!
2. FALE COM EXPERTS
Jobs contratou o arquiteto I. M. Pei para desenhar o logo NeXT, e recrutou o CEO da Gap, Mickey Drexler, para compor o board da Apple antes de lançar a rede Apple Stores. Isso mostra sua preocupação em consultar pessoas de experiência e renomadas em suas áreas para que pudesse aplicar seus conhecimentos dentro da empresa. O mesmo deve acontecer com empreendedores que estão começando, ou que já estão estabelecidos e querem inserir um novo produto ou serviço no mercado.
3. SEJA IMPIEDOSO
O magnata americano tinha tanto orgulho de seus produtos não lançados quanto dos que foram. Ele trabalhou duro em um clone de computador de mão, para então parar quando percebeu que os smartphones estavam tomando conta. Foi assim que ele liberou os seus engenheiros para o desenvolvimento e produção do iPod. Se você pensa que está trabalhando pesado em algo, pense antes se isso realmente valerá a pena. Se a resposta for não, por mais que você tenha suado para que acontecesse, talvez seja a hora de parar e pensar em algo novo.
4. ESQUEÇA OS FOCUS GROUPS
O Focus Group ou Grupo Focal é uma técnica utilizada em pesquisas qualitativas com foco na interação das pessoas em relação ao grupo e o objeto de pesquisa. Mas Jobs dizia que “as pessoas não sabem o que querem até que você mostre para elas”. Logo, ele agia como um próprio “focus group” individual, levando os produtos para casa e estrando-os por meses. Ele próprio se via como um público consumidor de seus produtos, por isso, estudava muito bem cada item com uma visão externa.
5. NUNCA PARE DE ESTUDAR
Quando começou a desenhar os primeiros rascunhos da Apple, ele usou as fontes, layout e peso de papel que a Sony utilizava na época. Ao trabalhar para fazer o primeiro iMac, Jobs passeava por estacionamentos observando carros italianos e alemães. Isso mostra o quanto ele estudava tudo ao seu redor para tomar como inspiração para seu negócio.
6. SIMPLIFIQUE
A filosofia de Steve Jobs é famosa por sua constante simplificação. Ele pedia para que os designers do iPod tirassem todos os botões do aparelho, inclusive o de ligar e desligar, para ver como eles conseguiriam desenvolver o produto. Por mais que os designers tivessem reclado da solicitação, eles conseguiram desenvolver o icônico “scroll whell”, botão do iPod que, por apenas um deslize dos dedos, faz com que a seleção da tela suba ou desça.
7. GUARDE SEUS SEGREDOS
Ninguém que trabalha na Apple fala sobre o desenvolvimento de seus produtos. Tudo que acontece é dividido discretamente, e isso possibilita que a empresa gere maior interesse por seus produtos. Assim, em demonstrações, as noticias correm mais rápido e os consumidores se sentem mais atraídos em descobrir quais serão as próximas novidades da marca.
8. MANTENHA EQUIPES PEQUENAS
A equipe que desenvolveu o Macintosh tinha por volta de cem pessoas, nada mais, nada menos. Se uma pessoa nova fosse contratada, outra teria de sair. Isso porque Jobs estava convencido de que poderia se lembrar de apenas 100 nomes, e assim participar ativamente da interação com cada uma dessas pessoas. Mas isso é uma ótima forma de dividir os processos, para que cada pessoa tenha suas funções bem delegadas. Por mais que não sejam 100 pessoas, experimente separar sua equipe em pequenos grupos.
9. MAIS RECOMPENSAS DO QUE PUNIÇÕES
Alguns diziam que Jobs era amedontrador, mas seu carisma era seu motivador mais poderoso. O entusiamo por fazer acontecer foi o fator principal para que todo o time original do Mac trabalhasse por 90 horas semanais durante três anos. E assim surgia uma máquina “insanely great” (insanamente incrível). Então se você quer que sua equipe se sinta mais motivada a trabalhar, experimente dar a ela mais recompensas ou mesmo algo que faça com que elas se sintam especiais. Leia aqui algumas dicas de endomarketing que podem te ajudar com isso.
10. FAÇA PROTÓTIPOS AO EXTREMO
Tudo que Jobs criava era exaustivamente prototipado. Desde o hardware e software de seus aparelhos, até o design das lojas da Apple. Arquitetos e designers trabalharam por um ano construindo um protótipo de uma loja em um galpão perto da central da Apple, para que Jobs pudesse avaliar o projeto, e mandasse refazê-lo.
Fonte: Cult of Mac
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