quarta-feira, 22 de novembro de 2017

7 DICAS PARA QUE QUALQUER EMPREENDEDOR POSSA PLANEJAR SUAS FÉRIAS DE FINAL DE ANO

Muitas pessoas, ao se tornarem empreendedores, se dedicam totalmente ao seu projeto de negócio. E é exatamente por essa máxima que muitos se esquecem de que também precisam tirar férias. O descanso é fundamental para recarregar energias, estudar, tirar um tempo para si mesmo, ficar com a família e muito mais.

Porém, antes de se ausentar, é necessário ter organização e tomar alguns cuidados na sua empresa. Por isso, apresentamos a seguir sete dicas para que você, amigo empreendedor, possa planejar suas férias de final de ano com tranquilidade e segurança. Continue lendo:

COMO TIRAR AS FÉRIAS DE FINAL DE ANO TRANQUILO:
1. PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA
Para evitar que a empresa pare com a sua ausência, e também para organizar o trabalho, planeje suas férias antes. Esse prazo pode variar muito, mas uma coisa é certa: quanto mais centralizada a operação estiver em você, mais tempo será necessário para delegar as atividades para seus funcionários. Além disso, o planejamento permite que você organize suas finanças para não extrapolar nos gastos.

2. AVISE SEUS CLIENTES
Se sua empresa for de porte pequeno, e a interface com o cliente for você, não deixe de avisá-lo com antecedência. Notifique-o de que você estará fora do ar por um tempo e apresente, formalmente, a pessoa que ficará responsável pelo atendimento nesse período. Você pode mandar e-mails individualmente a cada um deles, e também adicionar uma resposta automática para aqueles que ainda não estão sabendo da sua ausência.

3. ELEJA UM SUBSTITUTO
Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, uma dica é escolher um funcionário de confiança para gerenciar suas atividades enquanto você estiver fora. Seu empreendimento deve manter a imagem de um líder, treine um de seus colaboradores mais competentes e dê certa autoridade a ele. Mas não se esqueça de deixar claro que essa autonomia possui limites.

4. PREPARE SUA EQUIPE
Não somente no período de férias, mas em qualquer época do ano. Ter um time preparado para lidar com as tarefas do dia a dia é essencial para a sua empresa. Se você não consegue tirar férias porque agrega boa parte da operação da empresa, talvez seja hora de rever seu formato de gestão. Garanta autonomia suficiente para que a equipe consiga lidar com decisões e atividades operacionais.

5. ORGANIZE-SE COM SEUS SÓCIOS
Por mais treinada e preparada que sua equipe possa estar para lidar com o dia a dia da organização, é sempre bom ter um líder a postos para o caso de algumas necessidades específicas. Por isso, evite tirar férias ao mesmo tempo que seus sócios, pois pode acontecer de alguém ser necessário na empresa.

6. PENDÊNCIAS RESOLVIDAS
O ideal é que, ao menos um mês antes do seu descanso, você solucione algumas pendências mais importantes. Dessa forma, o tempo programado para a folga não será interrompido para resolver esses assuntos. Se você está pensando em possíveis investimentos, troca de fornecedores ou demissões, por exemplo, é essencial que isso seja feito com antecedência para evitar dores de cabeça.

7. APROVEITE!
Muitos empreendedores tiram férias mas continuam conectados à empresa, resolvendo qualquer problema que possa surgir, por menor que seja. Ao invés de aproveitarem as férias de final de ano para descansar, continuam de frente para o computador/telefone. Mas esse momento serve para se desligar, recarregar as energias e também treinar seus colaboradores para trabalharem sem a sua presença. Por isso, deixe claro que você só deve ser acionado em casos de urgência.

Fonte: Ana Caroline Oleski, via Portal Abertura Simples


Clique aqui e conheça uma contabilidade que faça a diferença pra você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário