segunda-feira, 10 de julho de 2017

O QUE UM SERVIÇO CONTÁBIL DEVE FAZER PELA MINHA EMPRESA

A contabilidade pode parecer burocrática e difícil de entender. Muitas vezes nos deparamos com documentações e termos complicados que apenas nos confundem, mas não precisa ser assim.

Se você possui uma empresa optante pelo Simples Nacional, confira algumas das obrigações que a sua empresa pode ter e que o seu serviço contábil deve prestar atenção.

Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D)
O PGDAS-D funciona como um informe das receitas faturadas no mês. Através dos valores informados é possível realizar o cálculo dos tributos que serão pagos pela empresa.

DAS: Documento de Arrecadação do Simples Nacional
O DAS é um documento que unifica em uma única guia todos os tributos a serem pagos por uma ME ou EPP. Entre esses tributos estão: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS, INSS. O DAS é gerado com base nas notas fiscais emitidas no mês, e fica a cargo do serviço de contabilidade enviar essas guias para que você efetue o pagamento.

DIRF: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte
Assim como uma pessoa física deve prestar contas para a Receita, uma empresa deve realizar a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). Neste documento devem ser registradas todas as informações referentes a lucros obtidos, pró-labores recebidos, e os valores pagos ao INSS.

DEFIS: Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais
Na DEFIS é relatado um resumo do que aconteceu na empresa durante o ano de apuração. Dentre os dados que devem ser informados estão: faturamento gerado; valores pagos aos sócios; alterações de endereço; mudanças no quadro de sócios, entre outros.

Certidões Negativas de Débitos
As Certidões Negativas de Débitos são um conjunto de documentos emitidos por órgãos públicos que comprovam que a empresa não possui débitos ou pendências em âmbito municipal, estadual ou federal. Esse documento possui validade, e é importante que sua emissão seja feita periodicamente para que a empresa se certifique de que não possui pendências. Além disso, a CND serve como comprovação na hora de gerar financiamentos em bancos ou processos de licitação com a prefeitura.

GFIP e GPS
Empresas que fazem a retirada do pró-labore são obrigadas a realizar o pagamento do INSS através da guia de GPS todos os meses, além de realizar a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS). MEs e EPPs optantes pelo Simples Nacional pagam 11% do valor do pró-labore para o INSS, e vale lembrar que a contribuição para o INSS permite que o empreendedor tenha direito aos auxílios garantidos pela Previdência Social, como por exemplo a aposentadoria por idade.

Parcelamento de dívidas - Simples Nacional
Empresas que possuam débitos com o Simples Nacional podem optar por um parcelamento. Essa decisão deve ser tomada junto com um serviço de contabilidade, e cabe ao contador realizar o parcelamento e enviar os boletos para o cliente.

Livro Diário
O livro diário é composto pelos lançamentos contábeis de uma empresa, ou seja, os débitos e créditos realizados diariamente. Esse registro facilita na hora de fornecer informações para as possíveis declarações ou obrigações que a empresa tenha ao decorrer do tempo.

Balancete
O balancete é um demonstrativo contábil que informa de forma detalhada quais são os custos, despesas e créditos que a empresa obteve. Através do balancete é possível realizar outros documentos contábeis, como por exemplo o DRE.

Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)
O DRE é um documento que apura as receitas, despesas e custos que a empresa teve em um determinado exercício. Através destes valores é definido o lucro líquido ou prejuízo que a empresa obteve.

É importante ressaltar que as obrigações de uma empresa variam conforme seu setor, tipo de atividade, faturamento e regime tributário. Assim, vale a pena que você verifique com o seu serviço de contabilidade o que deve ser feito pela sua empresa. Eles vão te auxiliar da melhor forma.

Ainda não tem um serviço contábil? Clique aqui e conheça nossos diferenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário