sexta-feira, 14 de maio de 2021

PORQUE É ESSENCIAL SEPARAR AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA



Essa talvez seja umas das tarefas mais trabalhosas e de suma importância para uma empresa, estamos falando em ter seu controle financeiro separado das finanças pessoais e dos sócios, e ainda manter uma classificação corretas das movimentações financeiro nas suas operações.

Muitos empresários ignoram esse conceito ou acham que não vai afetar a empresa deles, mas é ai que mora o problema! E quando se tem a consciência da falta desse controle muitas vezes já é tarde demais deixando o seu próprio negócio em sérios problemas financeiros.

Acabar misturando as contas pessoais com as contas da empresa é uma ação muito comum, mais ainda para donos de micro e pequenas empresas, onde buscam uma simplificação dos controles e de sua gestão pensando que estão fazendo o melhor para a empresa, mas estão nutrindo uma bomba relógio dentro a sua organização.

Nesse artigo vamos explicar porque é fundamental criar essa divisão das contas pessoais com as contas da empresa e algumas dicas e ações para realizar esse processo dentro da sua empresa, vamos lá!

Porque devo Realizar essa Separação?
Um dos pilares para gerir com sucesso uma empresa é manter uma gestão financeira eficiente e eficaz, aqui não existe meio termo ou enrolação. Se você empresário quiser crescer e subir para o próximo nível terá que levar a sério as finanças do seu negócio.

E o primeiro passo pra começar nessa jornada da maestria financeira é justamente ter uma separação efetiva das contas pessoais de cada sócio com as contas da organização.

Um dos motivos que essa falta de divisão pode gerar na empresa é a falta de controle dos pagamentos ou a mistura de obrigações da empresa e dos sócios, muitas vezes o que acontece é a própria empresa pagando as contas pessoais dos sócios e perdendo o controle com seus principais fornecedores, seja perdendo prazos ou em casos mais graves por falta de caixa em determinados períodos pelas retiradas sem controle dos sócios.



Outro fator que pode agravar e muito a saúde financeira do negócio é o descontrole das retiradas que o sócio faz no caixa da empresa, pelo simples fato de não possuir uma divisão correta. Muitos empresários acabam retirando mais do que a empresa pode suportar, assim atrapalhando completamente as atividades e os resultados no final do período.

Um resultado dessas ações são empresários reclamando que não conseguem ver o dinheiro no final do mês, frustrados que a empresa não está dando lucro, mas ao olhar mais a fundo as contas descobrem que todo o lucro e o resultado foi desviado nas suas próprias retiradas.

Essa atitude é muito perigosa, pois costuma ser identificada quando a empresa já está enfrentando problemas financeiros, grande parte motivada pelas ações dos sócios em relação ao fluxo de caixa disponível.

Um último resultado que pode gerar com a não separação dessas contas é a incapacidade de se ter um planejamento financeiro correto na organização. Manter um controle sem as informações estarem corretas e fidedignas acaba deixando as tomadas de decisões falhas e com alto risco para agravar ainda mais essa situação.

Como Realizar a Separação das contas da Empresa?
O primeiro passo para mudar esse cenário é se organizar, rever e identificar todos gastos e contas referentes aos sócios e colocar esses lançamentos em evidencia para a correta separação, vamos a alguns passos para efetuar esse processo.

Abrir Contas Separadas
A empresa é uma entidade independente e sendo assim deve ter uma conta exclusiva para ela, assim como os sócios devem possuir sua conta pessoal para as suas finanças. Manter duas contas ajuda a controlar melhor o fluxo de entrada e saída de valores que são da empresa evitando novamente misturar os gastos e obrigações pessoas dos sócios nos controles do negócio.

Definir um Pró Labore para os Sócios
Segundo passo para a correta divisão é criar um salário fixo para os sócios que estão trabalhando na empresa, ou seja, fixar um valor fixo todo mês para que os sócios recebam esse valor para manter suas obrigações pessoais.

Esse valor é conhecido como “Pró Labore” e deve ser estipulado de acordo com o tipo de trabalho exercido pelos sócios na empresa em comparação ao mercado de trabalho exercendo a mesma função.

Não existe uma regra para o cálculo de pró labore, mas deve se levar em consideração que esse valor não pode ultrapassar o que a empresa consegue pagar, caso o contrário estará boicotando a própria empresa muitas vezes sem perceber.

Fazer a Correta Classificação
Próximo aspecto que deve ser levado em consideração é manter um controle completo e de acordo com as correta classificação das movimentações financeiras do negócio. Se referindo as retiradas dos sócios devem ser lançadas como pró labore dentro do plano de contas  e serem monitoradas para novamente não ultrapassar um valor muito alto que possa prejudicar a empresa nas suas atividades.

Construir uma projeção do fluxo de caixa para os próximos meses, iniciar a construção de uma reserva financeira para segurar em momentos de crises ou surpresas, realizar mensalmente a análise completa das contas e da estrutura financeira da empresa são ações essenciais para transformar as finanças do seu negócio e alcançar a maestria para crescer e fortificar ainda mais sua organização.

Espero ter ajudado a compreender a importância de manter uma organização e separação financeira dentro da sua empresa, sabemos que construir uma gestão financeira efetiva não é uma tarefa fácil, mas ainda sim essencial para qualquer empresa que deseja se manter no mercado e lucrando cada vez mais.

Está pronto para turbinar suas finanças e iniciar a jornada para o próximo nível?
Conheça mais um pouco do nosso trabalho e descubra o que podemos fazer para construir seu sonho e chegar onde deseja! 

Venha para a Codespa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário