segunda-feira, 24 de maio de 2021

IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE CONTAS A PAGAR E A RECEBER


Para manter uma empresa viva e crescendo dentro do nosso mercado não tem segredo! Tem que profissionalizar a gestão financeira, dominar todos os aspectos que envolvem a administração financeira, por exemplo, aprender a lidar com aspectos como planejamento e orçamento, fluxo de caixa, o que são custos e despesas, se torna um grande desafio, mas que é fundamental para alcançar o sucesso desejado.

Em tempos de crise e incertezas como o que estamos vivendo agora, ter um controle correto das movimentações financeiras poderá salvá-la da crise e se fortalecer para momentos futuros.

Umas dos instrumentos que com certeza vai evitar que a empresa caia em dívidas ou fique sem dinheiro no caixa é a gestão do controle das contas a pagar e a receber.

De forma bem simplificada as contas a pagar e receber engloba toda a movimentação financeira da empresa, para uma gestão eficaz em cima do seu controle é fundamental para evitar descontrole dos recebimentos, e atrasos como multas com fornecedores por exemplo.

Nesse artigo vamos apresentar porque é essencial se ter esse controle na sua empresa e quais ações tomar para deixar sua Gestão Financeira ainda mais profissional e blindada a qualquer crise que vier.


Contas a Pagar
As contas pagar representa todas as obrigações que a empresa gera no exercício da sua atividade, como por exemplo, as compras de matéria prima ou mercadorias com seus fornecedores, e também da responsabilidade com seus funcionários e sua estrutura para seu funcionamento, como exemplo a folha de salários dos colaboradores e as despesas como a de energia elétrica e de telefonia.

Deixar de pagar as suas obrigações ou perder prazos de vencimento levam a multas e situações complicadas financeiramente para a empresa, por esse motivo é imprescindível ter uma organização de todas as contas a pagar que a empresa possui, além de cadastros dos fornecedores, registros de vencimento e valores lançados e registrados da forma correta e fidedigna.


Contas a Receber
As contas a receber representam todos os valores que a empresa tem para receber de seus clientes, sejam em parcelamentos no dinheiro ou cartão.

Manter o controle e acompanhamento dos recebimentos é muito importante justamente para projetar os valores que estarão entrando no caixa da empresa para suprir as suas obrigações.

É possível também obter informações valiosas com a gestão de contas a receber, por exemplo, quais são os padrões do fluxo de caixa da empresa, se existe a ocorrência de situações de sazonalidade no mercado em que atua, proporciona uma maior visão para oportunidades e também para a escolha das melhores datas de vencimento das suas contas.





AÇÕES PARA TURBINAR A GESTÃO DAS CONTAS

Registro do Fluxo de Caixa
Antes de tudo para se ter uma gestão eficiente das contas a pagar e receber é necessário desenvolver uma rotina diária ou periódica dos registros das movimentações da empresa, evite estender muito o prazo entre os lançamentos para que não aconteça de ficar informações para trás e deixar o fluxo de caixa com equívocos que podem prejudicar na tomada de decisão e nos resultados do negócio.

Hoje em dia cada vez mais a tecnologia está presenta na vida dos empreendedores e no mercado, e se aproveitar disso já não é uma vantagem competitiva e sim essencial para se manter vivo perante os concorrentes.

Realizar o controle do fluxo de caixa utilizando um software ou por meio de planilhas automatizadas vai garantir maior agilidade nos lançamentos, mais segurança das informações e também maior produtividade com os relatórios de análise financeiros.


Fique atento aos Recebimentos
Outro ponto importante que o gestor deve se atentar e trabalhar estratégias de ações é com recebimentos que possui prazo e as inadimplências.

Quando a empresa possui um alto volume das vendas a prazo, algumas ações como políticas de bônus ou promoções para os clientes que antecipam o pagamento é uma ótima estratégia para conseguir entradas ao seu caixa quando possuir uma obrigação que esteja vencendo.

Outro ponto importante é com a Inadimplência com seus clientes, valores esses que podem fazer falta durante o período de suas operações e que devem ser trabalhadas e controladas para que não aumente cada vez mais a ponto de causar dificuldades financeiras para a empresa.


Monitore os Ciclos da Empresa 
Uma ação que vai garantir maior previsibilidade para as operações para o caixa da empresa é realizar constantemente o acompanhamento dos ciclos financeiros da empresa, além de controlar a obrigações de curto prazo.

Os ciclos financeiros são prazos em que o dinheiro circula em todo o processo dentro do seu negócio, desde a compra do produto ou matéria prima, estocagem, seguindo da venda e finalmente pelo recebimento do valor pelos clientes.

Saber qual os prazos médios que a empresa espera receber e também as datas de pagamento dos fornecedores o gestor será capaz de  harmonizar esses fatores para que não aconteça a falta do caixa para honrar com suas obrigações e necessite recorrer a empréstimos ou financiamentos.

Negociar com seus fornecedores por prazos maiores também é uma estratégia valiosa para a empresa controlar e não deixar crescer as obrigações no curto prazo, assim dando folego maior dentro do seu fluxo de caixa.


Saiba como Renegociar suas Dívidas
Em caso da empresa estar em uma situação de dívida, uma das possibilidades que vai trazer maior alívio nas contas e conseguir trabalhar esse valor dentro da estrutura das contas a pagar e receber é a renegociação de valor junto a uma instituição financeira.

Seja essa obrigação com seus fornecedores, governo ou até dos próprios bancos, existem financiamentos no mercado que apresentam taxas menores, possibilitando a empresa fazer a sua renegociação planejando a quitação dentro da sua realidade e economizando altos valores que seriam gastos apenas com juros desnecessários.

Essa é uma alternativa que necessita de cautela e uma análise mais profunda, mas que pode manter sua empresa firme e forte para dar a volta por cima.





Desenvolva um Plano Financeiro
O maior passo que uma empresa poderá tomar financeiramente se deseja crescer e ter uma estabilidade no mercado é trabalhar suas contas a pagar e a receber com objetivo de traçar as projeções de fluxo de caixa.

Por meio dessas projeções será possível prever períodos futuros e iniciar a construção de um plano de metas para o crescimento do seu negócio.

Sem sombra de dúvida o que vai garantir sucesso para qualquer empresa perante mercado é ter capital para continuar funcionamento em qualquer cenário que vier.

O papel das contas a pagar e receber é fundamental para que a empresa siga com caixa sempre disponível e com uma visão na frente para se preparar antecipadamente para o que possa vir.

Essa atitude é que vai diferenciar as empresas que alcançam o tão esperado sucesso financeiro no mercado das outras que lutam para sobreviver dentro dele.

Espero que tenha compreendido um pouco mais da importância que o controle das contas a receber e a pagar exerce sobre as atividades de qualquer empresa. Estimular uma organização com processos e rotinas, vai te permitir ir mais longe e sem surpresas ao longo do caminho.

Venha conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho de Gestão Financeira Especializada e descubra como podemos te ajudar a transformar a saúde financeira do seu negócio.

Venha para a Codespa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário