terça-feira, 27 de abril de 2021

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA RESERVA FINANCEIRA PARA O SEU NEGÓCIO

Altas taxas no mercado, crises e problemas econômicos inesperados, decisões governamentais repercutindo em todo o país, quem possui um negócio sabe que está a mercê de inúmeras situações externas que podem atrapalhar o futuro de sua empresa.

Vivemos em um período bem conturbado e incerto, isso já é um fato e o que pode garantir a sobrevivência de uma organização frente a tudo isso é o bom planejamento financeiro e a utilização de ferramentas e estratégias que literalmente salvam vida financeira da instituição.

Saber administrar corretamente a gestão financeira do seu negócio é o segredo para se blindar com as surpresas da jornada empreendedora e te fazer dormir em paz com zero de preocupações.

Uma das ações mais importantes que vão dar completa segurança para a empresa se manter perante as crises e conseguir ainda assim crescer é a utilização da Reversa Financeira.

Você empresário sabe o que e a Reserva Financeira ? Sua empresa possuir uma reserva para conseguir lidar os momentos difíceis do mercado??

Infelizmente nosso país não possui uma cultura forte de educação financeira e da sua importância não só para as pequenas empresas e empresários mas para as pessoas físicas também.

Nesse artigo vamos mudar essa realidade e apresentar como constituir a reserva financeira ideal para o seu tipo de negócio.




O que é a Reserva Financeira?
Também chamada de “Reserva de Emergência” ou “Fundo de Emergência”, ela representa o montante que é separado exclusivamente para cobrir gastos inesperados no orçamento da empresa e também para dar suporte em períodos de crises ou situações em que é necessária uma reorganização dos trabalhos.

Qualquer empresa independentemente do faturamento que faça ou do lucro que tenha de resultado, o que vai fazer a empresa seguir em frente é o "Caixa". As empresas não quebram por falta de lucro ou resultado e sim por falta de capital de giro nas suas atividades, não conseguem continuar trabalhando.

A pandemia em que vivemos hoje é o melhor exemplo da importância das empresas constituírem uma reserva financeira para se manterem no mercado.

É de suma importância frisar que esse valor não deve ser utilizado para outros fins a não ser esse de dar suporte para situações financeiras da empresa, o que fazer quando a organização precisar desse valor para segurar seu caixa e descobrir e foram gastos com outras atividades como pró labore ou distribuição com lucro para os sócios.

Como Montar a Reserva Financeira?
Para a sua empresa começar a organizar e construir sua reserva financeira há alguns passos para serem feitos e assim criando-se um planejamento.

1 - Analisar a Situação da Empresa
Antes mesmo de iniciar a constituir a reserva financeira a empresa deve analisar com está sua atual situação, se apresenta alguma dívida ou financiamento pendente, ou se estão com sua estrutura administrativa e de gestão financeira organizadas de forma correta.

Caso a empresa esteja com dívidas é essencial que se organize para quitar esses valores e só depois disso estabeleça o plano para construir a reserva para suas atividades.

Outra situação é quando a empresa esteja em constante prejuízo nos fechamentos dos períodos, antes deverá estabelecer a reorganização das suas operações, para que consiga reverter esse cenário e estar no azul, para iniciar na separação da sua reserva.

2 - Instituir o Montante Ideal
Com a empresa já organizada e trabalhando com lucro, o próximo passo será estipular qual o montante ideal para deixar como sua reserva financeira. Aqui não existe uma regra geral, mas sim o Ideal que a empresa consiga ter entre 3 a 6 meses de valor que represente o total das suas despesas fixas, ou seja, que consiga suportar todos os gastos da sua estrutura e operação.

Existem particularidades entre as empresas como sazonalidade, tamanho da organização, os ciclos operacionais e financeiros também podem afetar para encontrar o valor do montante ideal.

3 - Como será a Divisão?
Para a construção da reserva emergencial é necessário definir uma porcentagem que será colocada sobre o lucro líquido no final do período, e fazer a separação desse valor.

Manter um planejamento dos percentuais e a continuidades dessa separação logo chegará no montante estipulado no passo anterior.

Uma sugestão para divisão do Lucro Líquido seria a seguinte:
* % para Capital de Giro
* % para Reserva Financeira
* % para Reinvestimento da empresa
* % para Distribuição para os Sócios




4 - Onde Aplicar o Montante?
Quarto passo talvez seja o mais importante, pois já aprendemos como construir a nossa reserva mas onde vamos aplicá-la ou guarda-la para estar pronta quando for necessário?

Nessa situação o foco não será na rentabilidade que esse dinheiro guardado irá gerar mas sim na sua alta liquidez (facilidade de resgate), além do baixíssimo risco e que tragam uma remuneração que mantenha o seu poder de compra.

Os investimentos recomendados para a constituição da sua reserva sãos os Títulos Públicos como o Tesouro Selic, sendo um investimento conservador e também os Títulos Privados com por exemplo dos CDBs com liquidez diárias que pagam 100% do CDI, sem falar que esses investimentos são cobertos pelo FGC ( Fundo Garantidor de Créditos) até o limite de R$250.000 por CPF e emissor.

Espero ter ajudado a compreender a importância de todas as empresas de estabelecer a sua reserva financeira para progredir e estar protegidas e com estabilidade perante as próximas crises e turbulências do mercado.

Uma coisa sabemos que sempre haverá crises e quem é que manda no mercado e na vida da sua empresa é o CAIXA, então se não possuir a sua reserva utilize os passos descritos e comece hoje mesmo!

Quer uma parceira para construir a sua reserva financeira e ainda aprimorar toda a sua gestão financeira, venha para a CODESPA, conheça o nosso trabalho e como poderemos te ajudar na sua jornada do empreendedor.

CODESPA
🚀🚀🚀



Nenhum comentário:

Postar um comentário