terça-feira, 27 de abril de 2021

DICAS ESSENCIAIS PARA TIRAR SUA EMPRESA DO VERMELHO!

Estamos vivendo sem dúvida uma das piores crises sanitárias e econômicas no nosso país, a pandemia tem afetado diversos setores da economia gerando recordes em desempregos e a paralização de atividades não essenciais das empresas em todo Brasil.



De acordo com uma pesquisa feita pela “Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, entre 2,7 milhões de empresas em atividade, 70% reportaram que a pandemia teve um impacto geral negativo sobre o negócio, e apenas 16,2% declararam que o efeito foi pequeno ou inexistente.

Segundo essa pesquisa cerca de 39,4% das empresas que tiverem suas portas fechadas temporária ou definitivamente apontaram as causas as restrições impostas pela pandemia e sua repercussões no mercado.

Muitas empresas não estavam preparadas para suportar as paralizações e o diminuição do comércio e alguma ainda se encontram lutando em busca de superação e que consigam prosperar em meia a pandemia.

Algumas dessas empresas estão com dívidas ou ainda permanecem no vermelho buscando uma luz para não fecharem as portas, e vamos nesse artigo ajudar a você empresário que está passando pela mesma situação.

Quais ações podemos tomar para se livrar das dívidas e continuar trabalhando e crescendo o seu negócio?

Primeiro Organize a Casa

Antes de seguir para as próximas ações a serem executadas, devemos organizar as finanças da empresa, saber qual a real situação e avaliar todos os valores que a empresa possui e como está a relação da dívidas e pagamentos com fornecedores e governo por exemplo.

Essa primeira análise tem como objetivo ter uma visão clara e prática de como está a saúde financeira da organização e aceitar essa realidade para que depois possamos revertê-la com mais eficiência e determinação.

Um ponto essencial para qualquer empresário que esteja passando ou alguma vez passará por apertos financeiros e ter em mente que sim é uma situação passageiras e que não estamos sozinhos, buscar ajuda e manter o foco é fundamental para superar as dificuldades de lidar com uma crise ou momentos difíceis perante o mercado.

Separe as contas Pessoas das contas da Empresa

Provavelmente um dos fatores que contribuem para a situação de dívidas e confusão financeira em qualquer empresa é a falta do controle em relação as contas dos sócios com as contas da pessoa jurídica. Embora muitos empresários fazem essa mistura, as contas da empresa são exclusivas da empresa e assim deve ser tratada as contas pessoas dos sócios.

Ao realizar essa mistura deixa a saúde financeira com uma situação muito perigosa, pois na maioria das vezes acontecem confusões de contas a serem pagas, os sócios retirando valor maior que a empresa consegue suportar, e muitas vezes acabam atrapalhando com as próprias obrigações com os fornecedores e o fluxo de caixa por não ter aquele dinheiro no dia porque foi realizada uma retirada de ultima hora.

A partir da organização financeira deve ser estipulado um pró labore fixo para os sócios condizente com o teto salarial do cargo exercido na empresa e uma data programada para recebimento.

Assim a empresa consegue controlar melhor suas movimentações sem surpresas no caixa e quando conseguir superar essa situação evitar entrar novamente em dívidas por uma má gestão financeira.



Defina as Prioridades

Depois de organizada a situação financeira da empresa e definido o pró labore do sócio o próximo passo é identificar as prioridades para o negócio, em tempos de crises o melhor caminho é separar as principais contas e fornecedores que deverão ser pagas antes das outras.

Deverá ser feito uma classificação das contas utilizando critérios como valor da conta a ser paga, se influencia diretamente ou não com a produção, incidências de multas por atraso, chance de conseguir um adiamento da data de pagamento, entre outros.

O empresário necessitará tomar decisões para realizar as obrigações urgentes e importantes e seguir com os próximos passos para continuar esse processo de chegar ao azul.

Renegocie com os Fornecedores e Negocie com os Clientes

A empresa em situações de falta de caixa ou em uma crise poderá tentar realizar duas ações que vão conseguir aliviar seu fluxo de caixa de dar maior fôlego para continuar com suas atividades.

·        Renegociar os prazos e pagamentos com os Fornecedores

·        Negociar a antecipação e trabalhar a inadimplência com os clientes.

Conseguir aumentar os prazos das contas vencidas ou a vencer com os fornecedores é uma ação nada fácil, entrar em contato com cada fornecedor e explicar a situação e buscar juntos um resultado positivo para os dois é a melhor opção, vale utilizar a amizade e o bom relacionamento que construiu com seus fornecedores que certamente perante toda a crise também estarão passando pela mesma situação conseguiram te ajudar.

A outra já envolve um trabalho maior, pois o ideal é que além de conseguir uma antecipação de clientes, que poderá ser realizada por descontos a vista ou a implantação de algum grupo premium com promoções e vantagens de fidelidade do cliente, teremos que conseguir acabar com a inadimplência dos clientes que ainda não se obteve retorno.

Aqui é fundamental a empresa manter o bom relacionamento com clientes inadimplentes e buscar de formas amigáveis de conseguir esses recebimentos, algumas vezes não será tarefa fácil mas vai garantir maior caixa entrada para seu negócio no final do mês.

Consulte a Opção de um Empréstimo

Empréstimos em algumas situações podem ser uma saída positiva para a organização, os juros no mercado com os fornecedores, governo e até em bancos são altíssimos e a empresa buscar por um financiamento com taxas menores e que consiga renegociar sua dívida, permitirá economizar valores altos com juros no final.

Vale lembrar que deve ser analisado a possibilidade de um empréstimo com muita cautela, alguns pontos principais como valores dos juros que serão cobrados, o montante total também pode influenciar nessa taxa. Outro aspecto é se a empresa vai conseguir pouco a pouco ir se reestruturando e pagar esse empréstimo corretamente sem acabar se prejudicando ainda mais, são questões que devem ser respondidas antes de fechar um acordo para aliviar as dívidas do seu negócio.

Construa um Planejamento Sólido

Realizando cada um dessas ações a tempestade com certeza irá passar e chegará novamente no azul em busca do fortalecimento financeiro, aqui será o próximo passo para você empresário. Aprender com os próprios erros, compreender que uma das certezas que temos no mercado é que cedo ou tarde teremos novas crises e devemos estar preparados para esse futuro.

Construir um planejamento financeiro sólido, reorganizar a gestão da sua empresa, constituir pouco a pouco uma reserva justamente para momentos inesperados é fundamental para se manter no mercado crescendo e com dinheiro em caixa.

Essas são algumas das ações que poderão ser tomadas para tirar o seu negócio do vermelho e dar a volta por cima! Compreender a importância da Gestão Financeira para toda a empresa e saber organizar a saúde do seu negócio é primordial para manter seu sonho em continuidade.

É importante o empresário ter a consciência que entrar novamente no azul é um processo que demanda trabalho, reorganização dentro do seu negócio e contar com um parceiro de possa te ajudar a crescer novamente cada vez mais forte!

Por esse motivo venha conhecer a Codespa e a nossa Gestão Financeira Especializada, veja o que podemos fazer para você empresário e empreendedor para mudar a sua vida financeira e a do seu negócio!

CODESPA
🚀🚀🚀



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário