quinta-feira, 10 de agosto de 2017

EMPREENDEDORISMO: BRASIL, UM PAÍS DE EMPREENDEDORES

O Brasil ocupa o Ranking de 3º lugar tratando-se em matéria de Empreendedorismo, que perde somente para a China e Estados Unidos, de acordo com os dados da GEM – Global Entrepreuneurship Monitor, que é realizada anualmente pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

O empreendedorismo é importante e essencial para a economia de um País, Estado e Município, pois o surgimento de novas empresas gera renda, emprego e isso faz com que circule mais dinheiro no comércio local. O povo brasileiro é criativo, inovador, mas necessita de apoio e infraestrutura para manter o negócio funcionando.

Todo empreendedor antes de abrir uma empresa deveria conhecer primeiramente o ramo de atividade que queira exercer, quem vai ser seu público-alvo, os principais fornecedores da sua empresa, contratar pessoas qualificadas e especializadas para atuar no setor administrativo, gerencial e operacional. O empreendedor também deverá procurar cursos, workshops, palestras, sobre como gerenciar a empresa, lidar com pessoas, atendimento ao cliente, e entre outros assuntos relacionados à gestão empresarial, e se for possível faça um curso rápido de administração.

Um dos problemas básicos para o fechamento de uma empresa é a falta de conhecimento técnico e administrativo, pelo simples fato de a pessoa por já ter trabalhado no ramo, abre a sua empresa no mesmo setor, mas existe uma diferença entre trabalhar e gerenciar empresa de mesmo ramo, pois a pessoa conhece da parte operacional da atividade, mas a parte gerencial e de estratégias acabam ficando em segundo plano muitas vezes por falta de conhecimento ou tempo para executar a parte burocrática de um estabelecimento. Empresas assim correm sérios riscos de fecharem suas portas antes de completarem um ano, perdendo todo o seu capital investido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário